Samuel Beckett
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
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1. UM ROMANCE EM SÉRIES: “WATT”, DE SAMUEL BECKETT
RESUMO Com base em Watt, de Samuel Beckett, o artigo traz uma reflexão sobre os caminhos do romance moderno, considerando três elementos: a paródia literária e filosófica na obra de juventude do autor; a dificuldade em determinar o foco narrativo; e o emprego de séries e combinatórias para questionar a organização do tempo romanesco sob a forma da a
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2020-08
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2. Cultural appropriation: brazilian stage productions of Samuel Beckett’s Waiting for Godot
Abstract: The present article aims at discussing, first and briefly, the experimental features Samuel Beckett (1906-1989) imprinted in Waiting for Godot (1948-1949), among them the implosion of dramatic elements and the inscription of detailed performance instructions within the text itself, thus creating a performance model for which he used to demand respe
Ilha Desterro. Publicado em: 2020-08
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3. Mais que paródia? Aquela vez e o teatro tardio de Samuel Beckett1
resumo O artigo propõe um debate a respeito do teatro tardio de Samuel Beckett a partir do conceito de paródia, tal como utilizado por Theodor W. Adorno e Hans-Thies Lehmann para pensar tanto a crise do drama quanto as possibilidades de sua superação. Nesse contexto, a peça Aquela vez é analisada como um caso singular de seu teatro tardio. As relaçõe
Estud. av.. Publicado em: 2020-04
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4. “Key-hole art”: Samuel Beckett e a peça televisiva
O artigo situa as peças televisivas de Samuel Beckett em relação à questão da autonomia dos meios artísticos. Aponta-se uma forma de trabalho com o meio televisivo semelhante àquele desenvolvida por Beckett em outros meios (teatro, prosa, rádio): a crítica às convenções de cada gênero (drama, romance, filme televisivo) e o desenvolvimento dos me
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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5. Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana
RESUMO Este artigo, um recorte de nossa dissertação de mestrado, tem como objetivo apresentar uma análise da peça A última gravação de Krapp, de Samuel Beckett, a partir de conceitos teóricos provenientes dos escritos do teórico da literatura russo Mikhail Bakhtin, tais como dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco. Com o intuito de problematizar
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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6. A POTÊNCIA DE VIVER: DELEUZE E A ARTE
Resumo Apresentamos neste artigo nossas considerações acerca da leitura empreendida por Deleuze em torno do pensamento estético dos artistas Carmelo Bene e Samuel Beckett. Nosso objetivo foi o de pensar, juntamente com Deleuze, na arte como uma potência de viver, isto é, um modo específico de tentar compreender os efeitos produzidos pelos objetos esté
Psicol. Soc.. Publicado em: 10/07/2017
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7. From Samuel Beckett to Nancy Huston: A Poetics of Self-translation
Abstract This article focuses on self-translation and bilingualism as an essential characteristic to understand Samuel Beckett’s and Nancy Huston’s works and their literary projects. This analysis leads us to think in terms of a broader perspective of the term translation, which psychoanalysis and contemporary literary studies have addressed. Beckett had
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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8. As peças para televisão de Samuel Beckett: meios de produção, gêneros literários e teoria crítica.
RESUMO O artigo formula algumas hipóteses para a análise da obra tardia de Samuel Beckett, particularmente as peças para televisão, produzidas pela Süddeutscher Rundfunk - SDR (hoje: Südwestrundfunk - SWR), sob direção do autor, entre 1966 e 1986: Eh Joe , Geistertrio , ..nur noch Gewölk... , Quadrat I + II , Nacht und Träume e Was Wo 1. Sugere-se
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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9. Adorno e Beckett: aporias da autonomia do drama
O artigo procura situar a interpretação proposta por Theodor W. Adorno para a peça "Fim de partida", de Samuel Beckett, no contexto de sua concepção de autonomia da arte. Segundo a hipótese do trabalho, o conceito de autonomia subjaz ao diagnóstico histórico de Adorno a respeito do gênero dramático, o qual justifica sua leitura da peça como uma pa
Kriterion. Publicado em: 2014-12
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10. Rastros que Emulam Figuras: a montagem de Improviso de Ohio, de Samuel Beckett
RESUMO Este texto examina, sob o ponto de vista da genética teatral, os princípios e procedimentos que nortearam a encenação da peça Improviso de Ohio, de Samuel Beckett, com tradução da escritora e dramaturga Cleise Mendes. A análise contempla os elementos textuais, sonoros e visuais da montagem, dirigida pelo autor deste artigo, com ênfase nos ras
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
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11. Rhythm and writing in L\ innommable, Comment c\ est, and Compagnie de Samuel Beckett / Ritmo e escrita em L\ innommable, Comment c\ est e Compagnie de Samuel Beckett
A escrita é uma ferramenta poderosa utilizada pelo homem desde que ele descobriu que poderia se comunicar sobre um suporte fixo e não somente pela fala. Ao longo dos anos, o homem desenvolveu essa ferramenta e o suporte onde ela era inserida, transformando e desenvolvendo ambos através de papiros, pergaminhos e códices, até chegar à imprensa, que revol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/09/2012
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12. Samuel Beckett: do figurativo ao figural / Samuel Beckett: from figurative to figural
Companhia, publicada originalmente em inglês no ano de 1980, é uma narrativa construída na fronteira entre imaginação e enunciação por um sujeito solitário que, deitado de costas no escuro, fabula continuadamente em busca de companhia. Ela se inclui entre as narrativas de Samuel Beckett cuja trama se passa no espaço mental de seus protagonistas, na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/07/2012