Samba Carioca
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
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1. Sou eu que dou as ordens: a autorrepresentação de Heitor dos Prazeres
Resumo Este artigo investiga os elementos combinados por Heitor dos Prazeres para constituir seu autorretrato, a pintura denominada O artista, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. Fugindo das representações redutoras e esquemáticas, recorrentes na abordagem de indivíduos negros na história da arte brasileira, Heitor soma atributos para compor uma f
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. A escravidão como mal de arquivo: apagamento e acontecimento na história do Brasil
Resumo: O presente texto propõe discutir a complexidade do arquivo da escravidão no Brasil em suas dimensões de apagamento e acontecimento na história do país. Para tanto, tomará como eixo o cotejo entre duas produções discursivas postas no laço social brasileiro, sendo estas o Hino da República de 1890 e o samba enredo produzido pela escola carnav
Alea. Publicado em: 2020-12
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3. O subúrbio feliz do pagode carioca
Resumo O samba e o pagode são práticas musicais que abordam de forma recorrente a ideia de felicidade. Por meio da batida do pandeiro e dos instrumentos que moldam sua sonoridade característica, o imaginário de certa cultura popular valoriza o modo de ser dos setores populares por meio de uma narrativa de alegria, de encontros comunitários e de felicida
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2015-12
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4. No ritmo do Vagalume: culturas negras, associativismo dançante e nacionalidade na produção de Francisco Guimarães (1904-1933)
Francisco Guimarães, o Vagalume, foi um dos mais populares cronistas e dramaturgos no Rio de Janeiro da Primeira República. Reconhecido pela posteridade pela publicação do livro Na roda do samba, de 1933, nasceu na segunda metade da década de 1870 em uma família de trabalhadores negros. Foi por isso um dos muitos afrodescendentes que, no pós-aboliçã
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2015-06
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5. O SABER CARNAVALESCO: CRIAÇÃO, ILUSÃO E TRADIÇÃO NO CARNAVAL CARIOCA
Resumo Este texto aborda a transmissão de saberes e práticas entre diferentes gerações de carnavalescos. Este ofício se torna fundamental na afirmação do entretenimento como integrante do padrão societário e cultural da modernidade, tal como experimentada na cidade do Rio de Janeiro, nas últimas décadas do século XX e no limiar do presente sécul
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2015-04
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6. A linhagem samba-bossa-MPB: sobre a construção de um discurso de tradição da música popular brasileira
Este artigo apresenta um estudo acerca da construção dos discursos sobre música popular urbana no Brasil, desde o momento formativo dos primeiros textos historiográficos sobre o objeto, até a proposição da "linha evolutiva" e a institucionalização da MPB. Neste período, que vai da década de 1930 até o final dos anos 1960, constituiu-se uma linhag
Per musi. Publicado em: 2014-06
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7. Apontamentos sobre o crescimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro no início do século 21
Tomando como base a pesquisa empírica realizada entre 2012 e 2013 (construída a partir da coleta, seleção e análise de matérias veiculadas na mídia impressa tradicional e material postado nas redes sociais, de observações de campo e entrevistas semiestruturadas realizadas com os atores sociais), busca-se avaliar em que medida o crescimento do Carnav
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2013-12
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8. A afirmação de uma situação sociocomunicativa: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
Neste artigo, com o objetivo de acompanhar a dinâmica de estilização sociocomunicativa em que se define o gênero lúdico-estético Desfile de Carnaval, no Rio de Janeiro, a argumentação desenvolvida toma por fio condutor a posição do artista-intelectual carnavalesco. Isto, no andamento da diferenciação funcional relativa à ascensão do cargo e com
Cad. CRH. Publicado em: 2013-04
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9. FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA: PORTELA REPRESENTAÇÕES E SUSTENTABILIDADES EM MADUREIRA / FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA: PORTELA REPRESENTATIONS AND SUSTAINABILITY IN MADUREIRA
O objetivo deste trabalho é compreender o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela como uma das principais representações do bairro suburbano de Madureira. As escolas de samba são importantes instrumentos de identidade e representação nos lugares onde estão sediadas e a Portela é um símbolo de Madureira que lhe confere uma identidade singular, a p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/06/2012
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10. O samba em pessoa: narrativas das Velhas Guardas da Portela e do Império Serrano / Samba in the first person: narratives from the Old Guards of Portela and Império Serrano
A presente dissertação trata das narrativas de experiências pessoais de velhos sambistas. O corpus documental é constituído de sambas e narrativas feitos por participantes dos conjuntos musicais chamados Velha Guarda da Portela e Velha Guarda do Império Serrano. As histórias de vida de sambistas e pastoras, produzidas adotando os procedimentos da hist
Publicado em: 2011
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11. Novas conexões, velhos associativismos: projetos sociais em escolas de samba mirins
Nas comunidades, a transmissão se dá via oral. No samba não é diferente. Desde a fundação das escolas de samba, crianças e adolescentes participam ativamente, junto com as suas famílias, das atividades dessas escolas, inclusive do desfile carnavalesco. Essas crianças e adolescentes têm, há décadas, espaços próprios nas escolas de samba: a ala d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2009
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12. As sinteses de Edison Machado : um estudo sobre o desenvolvimento de padrões de samba na bateria / The syntheses of Edison Machado : a study on the development of samba patterns on drums
O presente trabalho investiga o desenvolvimento de padrões de execução da bateria e suas transformações desde a inserção do instrumento no cenário do samba urbano carioca até meados da década de 1960. Para tanto, fizemos transcrições e análises das performances de importantes representantes das duas primeiras gerações de bateristas brasileiros
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/05/2009