Roleplaying Game Rpg
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. Aprendizagem através de role-playing games: uma abordagem para a educação ativa
Avaliamos o uso dos role-plying games (RPGs) como uma metodologia de ensino e aprendizagem em Biologia Celular. Alunos do primeiro ano de Medicina participaram de aula expositiva tradicional (grupo referência) ou de aula com RPG (grupo RPG). Comparações foram feitas pela análise de questionários pré- e pós-aula com RPG, das notas nas provas regulares,
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 2013-03
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2. Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular / Creation, application and evaluation of RPG-based classes for cell biology teaching
O aluno que se envolve com seu processo de aprendizagem aprende melhor. A partir dessa premissa, nosso objetivo no presente estudo foi desenvolver, aplicar e avaliar uma nova ferramenta didática em disciplinas de Biologia Celular, baseada em aulas com RPG (roleplaying game). O RPG é um sistema de jogo cooperativo onde os participantes têm objetivos comuns
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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3. ROLE-PLAYING GAME AS A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE CO-CONSTRUCTION OF STORIES IN THE CONTEXT OF DEAFNESS / O ROLE-PLAYING GAME COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CO-CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS NO CONTEXTO DA SURDEZ
O estudo consiste em mostrar e discutir o desenvolvimento e a implementação de uma proposta pedagógica de co-construção de histórias através do role-playing game (RPG) no contexto terapêutico-fonoaudiológico de letramento de surdos com orientação bilíngue. A pesquisadora, além de experienciar a prática do RPG e de desenvolver uma proposta do jo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2011
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4. Desenvolvimento de role-playing game para prevenção e tratamento da dependência de drogas na adolescência
O objetivo desse estudo é apresentar o desenvolvimento do Role-Playing Game (RPG) Desafios por uma pesquisa qualitativa que adotou como estratégias: grupos focais, observação direta e questionários. Participaram adolescentes, de ambos os sexos: quatro internados para a dependência química e quatro estudantes do Ensino Médio. Os instrumentos foram: RP
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Publicado em: 2011-09
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5. Jogo das representações (RPG) e aspectos da moral autônoma / Roleplaying game (RPG) and aspects of autonomous morality
O objetivo do presente estudo, fundamentado na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1932-1994), foi averiguar se o Roleplaying Game (RPG), também denominado Jogo das Representações, constitui recurso favorável ao desencadeamento de atividades relacionadas à cooperação e à capacidade de negociação, entendidas como próprias do desenvolvimento da
Publicado em: 2010
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6. A concepção do role-playing game (RPG) em jogadores sistemáticos
O Role-Playing Game (RPG) vem ganhando cada vez mais espaço entre os jovens no Brasil e na área da pedagogia, na qual vem sendo utilizado como ferramenta de aprendizado nas salas de aula. Este trabalho teve como objetivo determinar qual a concepção que os jogadores sistemáticos possuem a respeito dos jogos de interpretação de personagens, ou Role-Play
Psicologia: Ciência e Profissão. Publicado em: 2009
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7. Do lets play RPG?: dialogs with the literature, the reader and authorship / Vamos jogar RPG?: diálogos com a literatura, o leitor e a autoria
O presente trabalho é resultado da investigação envolvendo Roleplaying game, literatura e sociedade. As estruturas ficcionais e as formas do conto maravilhoso, presentes nas narrativas interativas, propiciam um resgate e reatualização da produção contemporânea na perspectiva da criação coletiva do enredo e na elaboração das personagens no fluxo d
Publicado em: 2008
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8. INCORPORAIS RPG: DESIGN POÉTICO PARA UM JOGO DE REPRESENTAÇÃO / INCORPORAIS RPG: POETIC DESIGN FOR A ROLE-PLAYING GAME
From a definition, based upon the media ecology, of role- playing game (RPG) as a media with narrative language, printed technology and an interactive form of reception, it is proposed that this game can be though as a narrative hypermedia with its componentes acting as links to other informations, promoting a creative reality refiguration. A proposition is
Publicado em: 2008
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9. Intersubjectivity and desire in social relationships: the Role-Playing Game case / Intersubjetividade e desejo nas relações sociais: o caso dos jogos de representação de papéis
Uma das principais vias de transformação no desenvolvimento humano ocorre através da busca pela intersubjetividade. O objetivo deste trabalho foi compreender alguns processos de construção de conhecimento acerca do outro e de si através de um estudo de relações intersubjetivas grupais. Para tanto, trabalhamos com a perspectiva construtivista semióti
Publicado em: 2008
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10. Processos cognitivos em jogos de Roleplaying: world of warcraft vs. dungeons &dragons / Cognitive Processes In Role-playing Games: World of Warcraft vs. Dungeons &Dragons
A presente dissertaÃÃo à uma anÃlise comparativa da psicologia dos Roleplaying Games (RPGs), em suas modalidades de mesa (PnP RPG) e online (MMORPG). Os referenciais cientÃficos adotados para tal incluem, alÃm de uma revisÃo da histÃria dos jogos, a Teoria da MediaÃÃo Cognitiva (CAMPELLO DE SOUZA, 2004), a Teoria da IntegraÃÃo Conceitual (TURNER
Publicado em: 2008
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11. Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)
In this research we aim to analyse and to explain how the written of the teenagers reports itself, what are their motivations to write in the context of RPG, (Role playing Games) and in which aspects it favors or not the use of lecture and writing in severe situations. We are looking for along this assignment to understand the structure of the RPG games and
Publicado em: 2007
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12. Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental
O presente artigo discute uma dissertação de mestrado que utilizou uma perspectiva educacional voltada à formação de cidadãos e defendida na proposta de Edgar Morin e no relatório da UNESCO sobre educação para o século XXI. Para isso, aborda a importância de uma nova prática escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades em
Ciência & Educação (Bauru). Publicado em: 2004