Robert Smithson
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Everything and nothing: comentários sobre a obra de Antonio Dias entre 1968 e 1971
Este artigo analisa um conjunto de trabalhos de Antonio Dias, realizado entre 1968 e meados de 1971, no qual se veem as primeiras formulações, temáticas e formais, de aspectos que serão caros a grande parte de sua produção posterior, sobretudo à série The Illustration of Art , realizada a partir daquele último ano e até cerca de 1978. São abordado
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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2. A razão do ritmo: série, processologia e arquitetônica da arte conceitual.
RESUMO As relações entre a arte e a filosofia mostraram-se estreitas desde o momento em que o conceitualismo introduziu a lógica da série nos seus processos. A partir da leitura cruzada entre alguns pensamentos filosóficos de vários horizontes e a obra de artistas dos anos 1970 (Mel Bochner, Robert Smithson), este artigo sugere analogias metodológicas
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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3. Meras Coisas e Artes do Espaço: Desconstrução em Obras
RESUMO: Este texto aborda alguns trabalhos contemporâneos em artes visuais (obras de G. Penone, R. Smithson, C. Casanovas) que apresentam diferentes relações e disposições de um material dito natural: pedras. Ao retomar as distinções explicitadas por Heidegger, entre meras coisas, utensílio e obra de arte, bem como entre a pedra, o animal e o homem e
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
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4. Ouro dos tolos
Este texto conta os assuntos com pedras, empilhando-os à maneira de Robert Smithson (1938-1973). Em 1965, o artista norte-americano apresentou pela primeira vez a obra dupla aqui em questão, de nome Quick Millions. Ao lado do objeto, uma pequena declaração fora redigida pelo artista para o catálogo da mostra ART ‘65: Lesser Known and Unknown Painters
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-06
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5. A fotografia entrópica de Robert Smithson
A partir de um recorte dos trabalhos de Robert Smithson que envolvem a fotografia, ver-se-á como o conceito de entropia, noção central em sua obra, funda sua linguagem fotográfica, bem como esses trabalhos participam de uma renovação artística da fotografia fora da tradição documental. Desenvolve-se, então, uma análise mais detida de sua produçã
Publicado em: 2010
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6. Cartografia da paisagem alterada
O presente trabalho de pesquisa surge da investigação de paisagens alteradas, áreas pós-industriais e da geografia urbana que é conformada pela indústria. A preocupação principal é revê-las como espaço de investigação crítica sob o ponto de vista particular, integradas às noções da peculiar natureza industrial com suas consequentes transform
Publicado em: 2010
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7. ROBERT SIMTHSON: ... LA TERRE, SUJET AUX CATACLYSMES, C¿EST UNE MASTER CRUELLE... / ROBERT SMITHSON: ... A TERRA, SUJEITA A CATACLISMAS, É UMA MESTRA CRUEL...
Robert Smithson, artiste américain du Land Art, cherche élargir son champs d¿actuation cuturelle, ainsi, l¿artiste joue sur le limite entre les moyens artistiques. Ses actions ¿ dans lequelles il y avait l¿indissoluble lien entre la matière et l¿esprit comme tourbillion générateur ¿ font avancer des fractures, soit dans l¿universe de l¿art, soit
Publicado em: 2009
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8. A impermanência do processo: poeira, caminhos, objetos / The process impermanence: dust, ways, objects
Essa dissertação levanta um conjunto de questões relacionadas à reflexão do processo artístico. Focando em conceitos como poeira, melancolia, flânerie e memória, foi desenvolvido um diálogo entre Walter Benjamin, W.G. Sebald, Georges Perec, Susan Sontag, Georges Bataille e Giorgio Agamben e, também, foram pesquisados os trabalhos de Marcel Duchamp,
Publicado em: 2009
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9. Memórias de Chuva
A presente dissertação tem como referencial poético o ciclo da cigarra. É a partir deste pressuposto que se desenvolve, simultaneamente, o trabalho prático e teórico. A Semiótica Greimasiana ou Semiótica Discursiva, foi a opção metodológica de leitura das imagens e análise dos trabalhos pessoais. O primeiro capítulo aborda a idéia paradoxal de
Publicado em: 2009
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10. O pitoresco
This research investigates the picturesque in contemporaneity of works produced by me, especifically photographs, where such aesthetic category can be highlighted. From Richard Payne Knight, Uvedale Price and William Gilpin, three main XVIII theoreticians, the picturesque was conceptualized as a model for arranging and as landscape itself. Together with thes
Publicado em: 2007
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11. ARQUITETURA ENTRE ESCULTURA: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIMENSÃO ARTÍSTICA DA PAISAGEM CONTEMPORÂNEA / ARCHITECTURE BETWEEN SCULPTURE: AN APPROACH TO THE ARTISTIC DIMENSION OF CONTEMPORARY LANDSCAPE
Arquitetura entre Escultura: uma reflexão sobre a dimensão artística da paisagem contemporânea busca uma aproximação entre as obras de escultores e arquitetos após os anos 1960, no âmbito internacional, com o objetivo de traçar possíveis caminhos de diálogo entre ambas as disciplinas diante do desafio de se inserirem na multiplicidade da Paisagem
Publicado em: 2006