Ritos Religiosos
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
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1. Na rua, no meio do redemoinho: das mediações de Exu no espaço público à ação político-ritual em dois contextos afro-religiosos
Resumo: Partindo de momentos etnográficos de escalas e durações variadas, que vão da sobrevida de uma árvore ancestral a uma grande peleia jurídica, este artigo analisa a agência de algumas pessoas, coisas e entidades em dois contextos afro-religiosos - um deles situado em Porto Alegre - RS e o outro, em Santo Amaro da Purificação-BA. O batuque e o
Religião & Sociedade. Publicado em: 2022
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2. POR OUTRAS E OUTROS OCAÑAS QUE MERECEMOS
RESUMO O texto privilegia uma leitura pouco explorada da obra do artista espanhol José Pérez Ocaña. Ao invés de destacar o artista como um precursor do queer na Espanha, o artigo enfatiza a importância da cultura e da religiosidade da Andaluzia na obra de Ocaña, em especial os seus elementos ritualísticos, por meio dos quais ele questiona as normas de
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
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3. “Waiting for a miracle”: Spirituality/Religiosity in coping with sickle cell disease
RESUMO Objetivo: Compreender a Espiritualidade/Religiosidade vivenciadas por pessoas com doença falciforme e sua influência sobre o enfrentamento da doença. Método: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizado no Estado da Bahia. Participaram 29 pessoas que responderam a entrevistas semiestruturadas. O material empírico foi submetido a an�
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 21/10/2019
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4. Considerações sobre a missa no séc. II segundo São Justino / Considerations about Liturgy According St. Justin
São Justino fala da missa, o mais comum e mais celebrado de todos os ritos dentre os cristãos; porém, a missa nada tem de comum, ela é o Céu na Terra. A missa justina não é, no conjunto, diferente do rito de missa apresentado por são Paulo ela se mostra um amálgama do rito praticado nas sinagogas dos séculos I e II com o rito da fração do pão, c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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5. Ritualizando o enterro e o luto evangélico: compartilhamento e incomunicabilidade na experiência da finitude humana / Ritualizing burial and mourning evangelical
Esta tese tem como objetivo analisar as formas a partir das quais os evangélicos vivenciam a morte. Tendo em vista uma revisão da bibliografia, a autora aponta para o fato de que a ortodoxia pentecostal apresenta a morte como um evento irreversível diante do qual não existem possibilidades de negociação com o sagrado em favor dos que partiram nem mecan
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/06/2011
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6. Pedagogias da transmissÃo da religiosidade africana na casa de candomblà Iabasà de Xangà e Oxum em Juazeiro do Norte-Ce / PedagogÃas de la transmisiÃn de la religiosidad en el hogar africano de Iabasà vudà de Shangà y OshÃn en Juazeiro-Ce
Investiga o mÃtodo de transferÃncia das manifestaÃÃes culturais e religiosas afro-brasileiras a partir das vozes do povo de santo e como se dà a contribuiÃÃo desse processo na construÃÃo identitÃria afrodescendente em Juazeiro do Norte. Relata o compromisso expresso na pedagogia de transmissÃo dos ritos, mitos e tradiÃÃes culturais recebidas de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2011
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7. ExperiÃncias formadoras dos Romeiros do Padim CiÃo: entre a busca de cura, rezas e ritos / Formative experiences of the Pilgrims Padim CiÃo: between the search for healing, prayers and rites
This study present an ethnographic research with a general goal of describing an understanding the experience of getting an the search of healing by the pilgrims in Juazeiro do Norte. The methodology used was interviewing the pilgrims, field diary an observations. The narrative was recorded an transcribed, meanwhile a scanning reading about the field reports
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/11/2010
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8. Os trabalhos de amor e outras mandingas: A experiência mágico-religiosa em terreiros de umbanda
O texto que se segue aborda a experiência mágico-religiosa que muitos indivíduos vivenciam quando vão à busca de resolver seus problemas amorosos, financeiros e de saúde através de trabalhos realizados por pais e mães-de-santo umbandistas. Os trabalhos de amor, os trabalhos de destranca e os trabalhos de cura são os ritos mágico-religiosos pelos qu
Publicado em: 2010
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9. A folia de reis em São Braz de Minas : a migração, as transformações locais, e o imaginário religioso
Este trabalho pretende um olhar sobre a festa da Folia de Reis em São Bráz de Minas e a devoção da comunidade local. As alterações no mundo rural têm ocasionado dificuldades para a manutenção dos festejos da Folia e a formação de novos foliões. A afluência dos migrantes locais para outras regiões do Brasil e outros países transforma os papéis
Publicado em: 2009
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10. "Batuque de mulheres" : aprontando tamboreiras de nação nas terreiras de Pelotas e Rio Grande, RS
Estudo etnográfico das trajetórias de três Tamboreiras de Nação, mulheres batuqueiras atuantes no contexto musical afro-religioso do extremo sul brasileiro, nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS, representantes de uma restrita rede de mulheres (re)conhecidas como prontas no Tambor de Nação. Tomando como objeto o batuque produzido por mulheres, suas c
Publicado em: 2009
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11. Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008)
O presente esforço intelectual se empenha em direcionar um olhar dedicado à história da líder religiosa da comunidade do Vale do Amanhecer: a médium que ficou nacionalmente conhecida como Tia Neiva. Migrante nordestina, Neiva Chaves Zelaya, após se estabelecer provisoriamente em muitas cidades em busca de estabilidade, em 1957, radica-se na Cidade Livr
Publicado em: 2008
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12. O poder simbólico da religião: a dialética da exclusão e inclusão nos espaços sagrados da Igreja Católica na região metropolitana de São Paulo
Esta tese versa sobre o poder simbólico de excluir e incluir que a Religião Católica exerce na vida social de seus adeptos, configurada na influência que ela dispõe para circunscrever status, seja dentro ou fora de seus espaços sagrados. Por um lado, essa condição se caracteriza através da reprodução das desigualdades e do afrouxamento de vínculo
Publicado em: 2008