Ricardo Piglia
Mostrando 1-12 de 23 artigos, teses e dissertações.
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1. Piglia e a igreja de Arlt
Resumo É conhecida a imagem de Arlt morto, seu caixão sendo retirado pela janela de um quarto de um prédio pobre de Buenos Aires. Um corpo tão grande, um caixão tão grande, que as escadarias não suportam sua passagem. É conhecida também a assinatura dessa imagem: Ricardo Piglia. E é a partir dela que Roberto Bolaño, em “Derivas de la pesada”,
Alea. Publicado em: 2020-08
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2. A TRADUÇÃO COMO POTÊNCIA PARA A TRADIÇÃO LITERÁRIA
RESUMO Este texto expõe alguns cruzamentos entre tradução e tradição literária, mais precisamente o papel que a literatura traduzida pode desempenhar na formação de sistemas literários nacionais/regionais. A reflexão está estruturada em duas partes: na primeira, comento os estudos de Itamar Even-Zohar (1939), Franco Moretti (1950) e especialmente
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2018-04
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3. El Comisario Croce: la forma del policial de Ricardo Piglia
Resumo: O romance policial é um gênero que tem uma longa tradição na literatura argentina. Esta tradição não só tem suas próprias características, mas também exibe desvios e seus próprios usos. Ricardo Piglia, está inscrito nessa tradição com um olhar distorcido. O Comissário Croce é o último alter ego que ele inventa para efetivar suas pro
Alea. Publicado em: 2018-01
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4. A arquitetura da experiência
Este texto analisa o último romance do escritor argentino Ricardo Piglia, O caminho de Ida, como uma apresentação do modo como se dá a experiência humana na contemporaneidade. Além disso, se considerarmos toda a obra de Piglia uma investigação da experiência, esse romance pode ser lido como relatório conclusivo dessa investigação.
Estud. av.. Publicado em: 2016-04
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5. A fala fora de lugar: testemunho, resto, tempo e linguagem em Ricardo Piglia
Um pensamento dedicado ao problema do testemunho defronta, não raro, questões relacionadas, intrinsecamente, a tempo e linguagem. Tais questões surgem no debate como conceitos de larga abordagem, uma vez que acompanham, por milênios, o desenvolvimento das meditações humanas. Giorgio Agamben, em parte significativa de sua obra, insere, no debate acerca
Alea. Publicado em: 2013-06
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6. A tendência autobiográfica do romance contemporâneo: Coetzee, Roth e Piglia Adriano Schwartz
É uma característica muito forte do romance das últimas décadas a inserção de aspectos autobiográficos nas narrativas. Este trabalho busca sugerir algumas justificativas para esse fenômeno. Em seguida, discute brevemente como isso ocorre em três autores, Philip Roth, Ricardo Piglia e J.M. Coetzee, e analisa um caso exemplar, o romance Diário de um
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2013-03
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7. Sobre a perda da grandiloquência na literatura hispano-americana pós-noventa: notas sobre a des-representação do exílio em Lemebel e Bolaño
Resumo A partir de referências pontuais às diferentes representações do exílio em Respiración artificial, de Ricardo Piglia, Loco afán: crónicas de sidario, de Pedro Lemebel e 2666 e o conto “El Ojo Silva”, de Roberto Bolaño, o artigo tenta ilustrar a passagem de certo imaginário político da literatura hispano-americana na década de 1980 para
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2011-12
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8. José Hernández y Jorge Luis Borges : "Martín Fierro" y "El Fin", un caso de intertextualidad explícita y dialógica divergente
A presente dissertação de Mestrado tem por objetivo estabelecer, analisar e demonstrar as relações de intertextualidade explícita e os aspectos interdiscursivos ou dialógicos de cunho divergente existentes em duas obras oriundas da literatura argentina dos passados século XIX e século XX: Martín Fierro de José Hernández escrito em 1875 e o conto c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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9. Fragmentos e diálogos : história e intertextualidade no conto de Caio Fernando Abreu
Este trabalho aborda a produção contística de Caio Fernando Abreu, centralizando a análise de suas narrativas curtas sob o enfoque das suas formas de composição. Nesse sentido, foram priorizadas reflexões sobre a fragmentação formal dos textos, os diálogos entre literatura e história presentes em contos do escritor e as relações intertextuais qu
Publicado em: 2011
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10. Contos novos, de Mário de Andrade: matrizes hipertextuais de uma célula dramática
O objetivo desta dissertação está centrado na leitura estrutural da antologia de Mário de Andrade, CONTOS NOVOS e seu processo discursivo descontínuo inovador do gênero conto. O corpus escolhido, os contos: Vestida de Preto, O Peru de Natal e O Poço apresenta objetivos específicos: evidenciar a genialidade do autor em relação à proposta estética
Publicado em: 2010
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11. A poética da simplicidade: os menores contos de Luiz Vilela
Estudo da técnica de narrativa empregada por Luiz Vilela na construção de contos de pequena extensão. Narrativa curta por excelência, o conto é uma modalidade que prima pela concisão e brevidade. Em contos de curta extensão, a noção de brevidade e concisão é levada ao extremo, exigindo do escritor uma noção exata desse tipo de produção. Ao an
Publicado em: 2009
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12. INVASORES DE CORPOS: ATRAVESSANDO O LABORATÓRIO DE RICARDO PIGLIA / BODY INVADERS: CROSSING RICARDO PIGLIAS LABORATORY
A tese apresenta um painel crítico acerca da obra ficcional e ensaística do escritor argentino Ricardo Piglia (1940), tendo como perspectiva a noção de literatura como laboratório da escrita. Para o autor, um escritor escreve para saber o que é a literatura, e essa é a proposição que percorre a tese. A escrita como espaço de construção utópico,
Publicado em: 2008