Reuso De Processo De Software
Mostrando 1-12 de 70 artigos, teses e dissertações.
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1. MDWA : Uma abordagem guiada por modelos para desenvolvimento de software Web
As técnicas de desenvolvimento de software evoluem continuamente com a finalidade de melhorar processos de construção e manutenção de software, além de obter ganhos em tempo, custo e qualidade. O objetivo do MDD é reduzir a distância semântica entre um problema e a especificação de sua solução. Para isso, MDD tem enfoque na modelagem de alto ní
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/11/2012
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2. Reúso de frameworks transversais com apoio de modelos
A programação orientada a aspectos foi criada para permitir a modularização de um tipo de interesse de software denominado de interesse transversal, que não pode ser completamente modularizado com paradigmas como o orientado a objetos. Com o uso do paradigma orientado a aspectos, vários pesquisadores começaram a pesquisar como determinados interesses
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2012
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3. LOD: uma abordagem para desenvolvimento de objetos de aprendizagem multimídia e interativos / LOD: an approach to the development of multimedia and interactive learning objects
Objetos de aprendizagem (OA) compõem uma das abordagens adotadas para tratar a crescente complexidade da educação com auxílio de computadores, promovendo o reúso e a qualidade de materiais didáticos. Tais benefícios podem ser ampliados ao incluir questões de projeto instrucional e associá-las às características multimídias e interativas dos dispo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2012
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4. Simulação do fluxo de peças durante a operação de torneamento em sistemas flexíveis de fabricação baseado em framework orientado a objetos / Simulation of the flow of work pieces during the turning operation on flexible manufacturing systems based on object oriented framework
A análise e construção de um sistema computacional utilizando conceitos de frameworks, para simulação do fluxo de peças em Sistemas Flexíveis de Fabricação são apresentados. A criação da estrutura de dados para descrição completa do Sistema Flexível de Fabricação e a simulação da etapa de torneamento, durante o fluxo da peça são implemen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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5. Conjunto de características para teste de desempenho: uma visão a partir de modelos
O processo de teste de software possui um custo elevado se comparado com as demais etapas de desenvolvimento de software. A automação do teste de software por meio do reuso de artefatos de software, e.g., modelos, tem sido uma boa alternativa para mitigar estes custos, reduzindo o tempo de geração e execução dos casos de teste, tornando mais eficiente
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/03/2012
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6. Refatoração com enfoque em portabilidade como estratégia de reúso em desenvolvimento de middleware para TV digital interativa
Middleware para TV Digital interativa tem a função de prover um ambiente padronizado para a execução de aplicações no qual dependências e/ou diferenças de hardware/software são abstraídas, permitindo o desenvolvimento de aplicativos portáveis. O desenvolvimento completo de um middleware é uma tarefa complexa e que consome muitos recursos. Entreta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
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7. AvaliaÃÃo de Desempenho de uma Plataforma de Componentes Paralelos / Performance Evaluation of a Platform for Component-Based Parallel Programming
Reduzir a complexidade do software e permitir o desenvolvimento em larga escala de aplicaÃÃes voltados à ComputaÃÃo de Alto Desempenho (CAD) tem exigido o desenvolvimento de ferramentas com potencial capacidade de abstraÃÃo na construÃÃo de sistemas. As tecnologias que envolvem o desenvolvimento de componentes procuram alcanÃar esses requisitos, bu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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8. UMA ABORDAGEM PARA O REUSO DE REQUISITOS BASEADA EM PADRÕES E RASTREABILIDADE / AN APPROACH FOR THE REUSE OF REQUIREMENTS BASED ON PATTERNS AND TRACEABILITY
O processo de Engenharia de Requisitos é complexo e envolve trabalho desde a captação dos requisitos até a sua documentação e validação. Diversos problemas de projetos de desenvolvimento de software estão relacionados à atividade de elicitação de requisitos. Existem diferentes metodologias e técnicas para realização da tarefa de elicitação d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2011
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9. Processo de pré-autoria de atividades de aprendizagem com uso de jogos e cooperação
O uso de jogos e cooperação em um processo de aprendizagem pode introduzir aspectos tais como ludicidade e interatividade, favorecendo o desenvolvimento de atividades de aprendizagem mais enriquecidas e motivadoras. Atualmente, contudo, esses dois aspectos são utilizados de forma isolada nas atividades de aprendizagem desenvolvidas. Entretanto, acredita-s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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10. Objetos complexos em bibliotecas digitais : analisando o gerenciamento de componentes de imagens / Complex objects in digital libraries : analyzing the management of image components
Atualmente, com os avanços tecnológicos, há disponível uma quantidade grande e heterogênea de dados multimídia. Estes dados podem ser provenientes de fontes diversificadas, desempenhando um papel fundamental em sistemas de informação, tais como repositórios de Bibliotecas Digitais. Com o objetivo de reutilizar, integrar, agregar e unificar diferente
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/07/2011
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11. VR-MED : linguagem de domínio específico para desenvolvimento de ambientes virtuais aplicados ao ensino de medicina de família e comunidade
Além do entretenimento, um jogo pode ser aplicado no treinamento de profissionais ou como ferramenta de auxílio para o aprendizado de alunos. Este gênero de jogo é conhecido como Jogos Sérios. Na área da Educação, tipo de ferramenta faz parte dos chamados Objetos de Aprendizagem. Atualmente, pode-se observar um aumento da quantidade de Objetos de Apr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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12. Uma abordagem sistemática para implementação, gerenciamento e customização de testes de linhas de produto de software
Com o uso da abordagem de linhas de produto de software (LPSs), vários benefícios são alcançados quando comparados aos processos de desenvolvimento convencionais que se baseiam na criação de um único sistema por vez. O processo de desenvolvimento de uma LPS se diferencia da construção tradicional de software, uma vez que apresenta duas etapas essenc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2011