Renovacao Estetica
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1. O Momento Cultural como introdução de elementos estéticos na formação de profissionais no campo da saúde
Resumo O recorte problemático abordado neste artigo está no contexto das práticas pedagógicas da formação profissional em nível superior para o trabalho no campo da saúde. Após refletir brevemente acerca dos problemas do privilégio da técnica, apresenta a experiência e os objetivos da proposta do momento cultural como introdução de elementos es
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2020-11
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2. Formando una “Escuela de Campeones”. Deporte, moralidad, pedagogía y estética Peronista
RESUMO “Escuela de Campeones”, um filme argentino dirigido por Ralph Pappier e lançado no final de 1950, baseia seu argumento na história de um fato histórico: as dificuldades experimentadas por aqueles que queriam incorporar o esporte como conteúdo pedagógico. Focada na vida do escocês Alejandro Watson Hutton, o filme mostra as vicissitudes deste
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
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3. Educação da vontade e renovação pedagógica nos contextos espanhol e brasileiro nas décadas iniciais do século XX
RESUMO Nos finais do século XIX e nas primeiras décadas do século XX é patente na imprensa pedagógica de distintos países a ênfase sobre a educação da vontade. Formas privilegiadas de educação das sensibilidades, as retóricas sobre a educação da vontade recorriam a um conjunto de princípios e práticas, tais como o método intuitivo, a educaç
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 25/04/2019
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4. Memórias de tempos sombrios
resumo Nos anos 1960, Hans Robert Jauss propôs a renovação da história da literatura, a ser formulada desde a perspectiva do leitor, o que impulsionou a corrente teórica que denominou estética da recepção. Na década seguinte, dedicou-se ao estudo das relações entre interpretação hermenêutica e experiência estética. Nos anos 1990, foi revelado
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
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5. Marcelo Pombo: condições de formação de um artista improvável
Resumo O artigo revisa a trajetória social do artista Marcelo Pombo, referência na renovação estética na Argentina pós-ditadura. Seu caso é tomado como paradigma de um tipo de artista que, carente de capital intelectual ou econômico, ingressa no campo artístico durante os anos iniciais da democracia, apresentando um universo estético plebeu que con
Tempo soc.. Publicado em: 2017-12
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6. CHEIAS DE GRAÇA: AS POÉTICAS MAMBEMBES DE GUIMARÃES ROSA E OSMAN LINS
Resumo Este ensaio discute a agraciada força das poéticas "menores" de dois grandes vates da literatura brasileira moderna: Guimarães Rosa e Osman Lins, através da análise do papel do riso e da comicidade na construção metalinguística de algumas de suas obras, que refletem, cada uma a seu modo, uma visão de mundo curiosamente próxima - afeita aos p
Alea. Publicado em: 2015-12
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7. Entre renovadores e reacionários: a recepção estética e política da obra de Nietzsche na imprensa brasileira no período de 1893 a 1945
Resumo:Este artigo tem por objetivo apresentar dezoito textos sobre Nietzsche publicados na imprensa brasileira no período de 1893 a 1945. Tais trabalhos mostram que dois fatores da cultura brasileira desse período orientam a leitura da obra do filósofo: a renovação estético-cultural e a reação político-religiosa. Os textos transcritos na sequência
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2015-06
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8. A recepção espanhola de Nietzsche nos últimos quarenta anos
Resumo:o artigo analisa a recepção do pensamento de Nietzsche na Espanha nos últimos quarenta anos, mostrando as muitas vertentes pelas quais a obra do filósofo foi lida e as muitas influências que ela exerceu, como na política, na estética e nas artes. Num primeiro momento, a análise apresenta muitos autores que leram Nietzsche e mostra como a cada
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2015-06
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9. Ziembinski, o encenador dos tempos modernos: a construção de uma trajetória na crítica de Décio de Almeida Prado (1950-1959)
Na primeira metade do século XX o teatro brasileiro passou por um processo de atualização que contou com a liderança de personalidades que marcaram a cultura nacional. Neste complexo cenário de renovação da cena houve a participação do diretor e ator polonês Zbigniew Marian Ziembinski (1908-1978), fugitivo da Segunda Guerra Mundial ele aportou no Brasil, em 1941. O movimento de atualização estética no teatro estava em curso desde a década de 1920 e os esforços de Ziembinski se somaram ao grupo de atores, atrizes, dramaturgos e críticos que desejavam introduzir nos palcos nacionais novas concepções de encenação.
Autor(es): Souza, Camila Maria Bueno
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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10. Espaos e tempos de grupos escolares capixabas na cena republicana do início do século XX: arquitetura, memórias e história
Investiga a constituição histórica dos projetos arquitetônicos para os grupos escolares em seu processo de criação e implantação no Espírito Santo, 1908, visando compreendê-los em suas articulações com ideias republicanas e ideários pedagógicos que circulavam no cenário brasileiro no início do século XX. Toma como eixo principal de análise
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
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11. A forma do ensaio e a construção do tempo ficcional em Lucia Miguel Pereira e Virginia Woolf / The form of essay and the construction of fictional time in Lucia Miguel Pereira and Virginia Woolf
O presente trabalho tem por finalidade discutir a leitura que Lucia Miguel Pereira faz de Virginia Woolf em quatro ensaios, Dualidade de Virginia Woolf, Crítica e feminismo, O Big Ben e o carrilhão fantasista e Assombração, nos quais explora aspectos importantes dos ensaios e romances da escritora inglesa. Para Lucia Miguel Pereira, a nova forma do ensai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/04/2012
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12. Bença às teatralidades híbridas: o movimento cênico transcultural do Bando de Teatro Olodum. / Bença to hybrid theatralities: the transcultural scenic movement of Bando de Teatro Olodum.
Bença é o título da encenação que fecha um ciclo de criação e abre novos caminhos para a teatralidade do Bando de Teatro Olodum. Foi em torno do processo de criação desse espetáculo, desenvolvido durante o ano de 2010, que lancei meus olhares. É sobre esse tempo aquele do Bando e o meu próprio diante deste primeiro que me debruço aqui. Invisto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011