Realidade Virtual Na Educacao
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13. Realidade virtual como tecnologia assistiva para alunos com deficiência intelectual
Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o potencial da Realidade Virtual como tecnologia assistiva para alunos com deficiência intelectual, especialmente no ensino de conceitos lógico-matemáticos. Para tanto, foi desenvolvido um software, denominado VirtualMat, que consiste em um jogo educativo baseado em Realidade Virtual. Esse jogo poss
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/05/2012
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14. Dimensões do tempo na formação online de educadores
A presente tese partiu da constatação de que a formação online de educadores é estabelecida em uma dimensão flexível de tempo, determinada pela ação do educador que monta e desmonta uma realidade espacial e temporal, à medida que se conecta ou se desconecta do ambiente virtual de aprendizagem utilizado, o que ocorre de forma concomitante a outras d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012
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15. Estudo da construção de conceitos básicos de eletricidade nos anos iniciais do ensino fundamental com uso de experimentação virtual / Study of construction of basic concepts of electricity in the early years of elementary school with the use of Virtual Experiments
Para contemplar os desdobramentos de nosso trabalho, fundamentamo-nos na pesquisa de abordagem qualitativa. Foi desenvolvida, aplicada e analisada uma metodologia para o início do processo de ensino dos conceitos de eletricidade, energia elétrica, corrente elétrica, isolante elétrico, condutor elétrico, circuito elétrico e resistência elétrica a estu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/02/2012
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16. Oftalmologia e realidade virtual
OBJETIVO: Identificar como os simuladores estão sendo usados para ensino, treinamento, terapia e exames na medicina, com destaque para oftalmologia. A realidade virtual surgiu como uma ferramenta auxiliar no ensino e treinamento médico. Na oftalmologia, o progresso dessa técnica tem sido publicado em algumas revistas de saúde. Baseado nessas fontes, inve
Revista Brasileira de Oftalmologia. Publicado em: 2012-02
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17. Distance Learning Course in Scientific Writing in English on Craniofacial Anomalies. / Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais
Introdução: A importância da Língua Inglesa para a ciência é indiscutível e a comunidade científica deve ter o aprendizado desta como base para sua internacionalização. Objetivos: O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar um curso a distância de suporte de escrita científica para a redação de abstracts na Língua Inglesa, na área de Anoma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
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18. VR-MED : linguagem de domínio específico para desenvolvimento de ambientes virtuais aplicados ao ensino de medicina de família e comunidade
Além do entretenimento, um jogo pode ser aplicado no treinamento de profissionais ou como ferramenta de auxílio para o aprendizado de alunos. Este gênero de jogo é conhecido como Jogos Sérios. Na área da Educação, tipo de ferramenta faz parte dos chamados Objetos de Aprendizagem. Atualmente, pode-se observar um aumento da quantidade de Objetos de Apr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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19. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica
A evolução tecnológica tem permitido utilizar novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Os serious games se relacionam com uma categoria especial de jogos, voltados a conteúdos e finalidades específicos, nos quais o jogador utiliza seus conhecimentos para resolver problemas, conhecer novas problemáticas e treinar tarefas. Uma das tecnologias
Revista Brasileira de Educação Médica. Publicado em: 2011-06
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20. Aplicação de objeto virtual de aprendizagem, para avaliação simulada de dor aguda, em estudantes de enfermagem
O objetivo do estudo foi avaliar os resultados da aplicação de um objeto virtual de aprendizagem para avaliação simulada da dor aguda na aprendizagem de estudantes de graduação em enfermagem e verificar sua opinião sobre a qualidade da tecnologia. Trata-se de estudo quase experimental, não randomizado, do tipo antes e depois, realizado com 14 estudan
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Publicado em: 2011-04
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21. Reconhecimento de estados afetivos do aluno em ambientes virtuais de aprendizagem / Identification of students´ emotional states in virtual Learning environments
Publicado em: 2011
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22. A tecnologia de realidade virtual como recurso para formação em saúde pública à distância: uma aplicação para a aprendizagem dos procedimentos antropométricos
O presente artigo apresenta a pesquisa desenvolvida no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz, abordando a integração educação à distância e realidade virtual (RV) como resposta às demandas educ
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2011
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23. Presença do observador nos mundos virtuais subjetivos : níveis de imersão e variações do observador
Este artigo procura mostrar a importância actante semiótico chamado de Observador para a concepção, construção, análise e uso de ambientes da realidade virtual. A identificação da tipologia. A identificação da tipologia do Observador empregada permite delinear estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos cognitivos que se quer atingir, atrav�
Publicado em: 2011
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24. Ensino e aprendizagem significativa do conceito de ligação química por meio de mapas conceituais / TEACHING AND LEARNING OF MEANINGFUL CONCEPT OF CHEMICAL BOND THROUGH CONCEPTUAL MAPS
Como consequência das dificuldades dos alunos relacionadas aos conceitos de maior abstração de Química, utilizou-se no presente trabalho, a concepção de Aprendizagem Significativa conforme a teoria de Ausubel. Daí, derivam-se os Mapas Conceituais que são diagramas bidimensionais, cujo objetivo é representar as relações entre os conceitos, por meio
Publicado em: 2011