Processo De Encenacao Teatral
Mostrando 1-12 de 30 artigos, teses e dissertações.
-
1. Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues
RESUMO Nas fronteiras entre teatrologia e dialogismo, o presente artigo propõe reflexões sobre o processo de encenação do texto A serpente, de Nelson Rodrigues, nos anos de 2017 e 2018 pelo Carmen Group - Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação. A partir de uma perspectiva que relata e, ao mesmo tempo, analisa etapas de criação c�
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
-
2. QUE FANTASMA VOCÊ PROCURA PARA DEVORAR? AS PRESENÇAS ASSOMBRADAS DO TEATRO E DA TRADUÇÃO
Resumo Neste artigo, examino as diversas influências subjetivas envolvidas no processo de tradução para o palco, levando em consideração a minha própria tradução para o português do Brasil da peça By the Bog of Cats... de Marina Carr (1998) (tradução ainda não publicada). O que impulsiona esta discussão são as abordagens ir-, anti- e pós-raci
Cad. Trad.. Publicado em: 2016-08
-
3. Os Vestígios Manuscritos do Espetáculo: os registros de encenação
RESUMO Este artigo se interessa pelo registro da encenação teatral e, mais particularmente, pelo modo de escritura/visualidade representado pelos registros do processo de criação. Assim, estuda-se a base e a forma das anotações utilizadas por diretores e equipes durante o processo de preparação da encenação. Aborda-se essencialmente os seguintes te
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
4. A Fabricação do Teatro: questões e paradoxos
RESUMO Este texto apresenta algumas questões relativas à Genética Teatral, se debruçando, notadamente, sobre a análise dos processos de criação. A autora propõe o conceito de traço, mais do que o de brouillon adotado anteriormente, para melhor compreender a análise genética da encenação. Esse tipo de análise toma em conta todo o processo anteri
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
5. Um Diário de Gênese: L'Atelier Volant de Valère Novarina
RESUMO Este texto descreve e analisa o diário do escritor-dramaturgo Valère Novarina. Explora-se as anotações como registros do processo criativo que deu surgimento à peça L'Atelier Volant e descreve-se as inquietações e problematizações do autor em relação à primeira encenação. A partir da noção cunhada por Novarina de encenação, o texto
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
6. Narrativas pessoais: possibilidades de confrontos com o real na cena
A presente pesquisa busca refletir sobre a exploração de narrativas pessoais na cena teatral contemporânea como possibilidade de gerar confronto entre realidade e ficção no âmbito na encenação. O trabalho está organizado em duas partes: a primeira parte foi estruturada a partir de formulações teóricas que ponderam acerca da concepção do real no
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
7. Usina do Trabalho do Ator: (des)caminhos da criação
RESUMO Este artigo discorre sobre o processo criativo do grupo teatral gaúcho Usina do Trabalho do Ator - UTA. Para tanto, apresenta um panorama de alguns espetáculos produzidos pelo grupo desde sua criação e a partir dos quais se problematiza a noção de a(u)tor, como também da encenação como narração. Discute, ainda, a fronteira entre real e fic�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
8. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
-
9. Relações comunicativas no processo de criação teatral: o diretor dramaturgo
A partir do monólogo, aqui chamado forma teatral elementar, estudar o processo de criação artística da direção teatral. A importância assumida pela figura do diretor teatral nas últimas décadas aponta para o surgimento de uma nova dramaturgia, a dramaturgia da encenação teatral. O diretor de teatro moderno assume papel de destaque no espetáculo c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/06/2011
-
10. O tema no processo criativo da asmarias companhia de teatro
Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tinha como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, esta investigação centra-se na descrição e análise do tema no processo criativo desenvolvido pela Asmari
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/04/2011
-
11. Memórias em processo : um estudo comunicacional sobre os vídeos da Companhia do Latão e do Nóis Aqui Traveiz
O trabalho visa refletir sobre a atualidade das propostas do método de Bertolt Brecht de encenação teatral através de sua reelaboração a partir da cultura brasileira, analisando os vídeos, através de suas conexões com os espetáculos teatrais, de dois grupos brasileiros a saber: a Companhia do Latão (São Paulo) e o Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/12/1969
-
12. O Laboratório do Dramaturg e os Estudos de Genética Teatral: experimentos
RESUMO O estudo situa-se no campo da Genética Teatral e discute a presença do dramaturg em ação. Avalia pertinências e singularidades do processo de migrações textuais em direção à cena teatral decorrentes de exercícios combinados de tradução e dramaturgismo, desenvolvidos entre os anos de 1985 e 1991 no âmbito da Companhia de Encenação Teatr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-12