Processo Criativo De Design
Mostrando 1-12 de 27 artigos, teses e dissertações.
-
1. Design generative: o fluxo de informação entre algoritmo genetico e design paramétrico na construção de uma estrutura metálica
Resumo Este artigo descreve a construção de um fluxo de informações que combina modelagem paramétrica e algoritmos genéticos para otimizar o peso total de uma cobertura de aço estruturada e a forma de sua superfície para maximizar o potencial de geração de energia fotovoltaica.Através da sistematização de um processo de design usando algoritmos
Ambient. constr.. Publicado em: 2021-10
-
2. Um triunfo de aprendizes: o som em O massacre da Serra Elétrica
Resumo Filme influente na consolidação de uma estética semidocumental muito popular no cinema de horror contemporâneo, O massacre da serra elétrica (The Texas chain saw massacre, Tobe Hooper, 1974) ganhou status de inovador, com o passar dos anos, por ter antecipado a explosão do subgênero slasher, e por causa da crueza das imagens. No entanto, pouco
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
-
3. O ensino do design de moda: o uso da moulage como ferramenta pedagógica
Resumo O presente artigo discute questões referentes ao papel da educação formal no desenvolvimento do potencial criativo de jovens profissionais. Com enfoque na formação universitária em design de moda, aponta as possíveis causas para a desmotivação dos alunos quando deparados com as disciplinas que envolvem práticas de criatividade. É percebido
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2016-06
-
4. Flávio Império : desenho de um percurso / Flávio Império : design of a course
A pesquisa investiga as relações entre os escritos do artista Flávio Império (1935-1985) e sua obra, que compreende arquitetura, cenografia, pintura e docência. Para tanto, foram analisados os escritos, contidos em seus cadernos de anotações, presentes na Sociedade Cultural Flávio Império (material pouco abordado e não sistematizado pela produção
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2012
-
5. O croqui de concepção no processo criativo em arquitetura / The onceptual sketch in creative process in architecture
Until recently much of the understanding of creativity was performed from the spectrum of inspiration. Through this thinking, any architectural project that was worthy of relevance would be seen as the product of "talent" of the architect. However, in the last sixty years, researches investigating the cognitive processes enabled a new understanding of how th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/08/2012
-
6. A luz do dia no pensamento e prática projetual de arquitetos egressos da FAUUSP no periodo de 1985 a 2005 / Daylight in the thinking and design practice of architects who graduated at FAUSP between 1985 to 2005
A luz é necessária para que a matéria se manifeste e se torne visível. A possibilidade da percepção do espaço e do vazio, da visualização de um componente, de um conjunto de formas ou do todo, onde a arquitetura se apresenta e se revela, dá-se em função da existência do fenômeno luz. A arquitetura dispõe elementos no espaço para captar, refle
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/05/2012
-
7. Tacitus:uma coleção particular de coisas inanimadas
Esta dissertação detalha as etapas do processo criativo para a concepção de um painel modular de uma Coleção de pinturas figurativas de objetos singulares, constituído por 72 telas de 40 X 40 cm cada, apresentado no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em 2011. As seguintes ações processuais delinearam a pesquisa: uma coleta fotográfica de obje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/12/2011
-
8. Narrativas de Moda: entre as rendas de um turista aprendiz e os avessos de Riobaldo / Fashion Narratives: between the incomes of an apprentice tourist and averse to Riobaldo
Esta dissertação investiga narrativas visuais no gênero do design de moda, que contemplam a roupa enquanto matéria ou substância capaz de sustentar a história. A pesquisa é contornada por narrativas de moda concebidas na contemporaneidade, seus componentes visuais proeminentes e os ritmos que se configuram no arranjo da plasticidade da roupa bem como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/05/2011
-
9. Narrativas de Moda: entre as rendas de um turista aprendiz e os avessos de Riobaldo / Fashion Narratives: between the incomes of an apprentice tourist and averse to Riobaldo
Esta dissertação investiga narrativas visuais no gênero do design de moda, que contemplam a roupa enquanto matéria ou substância capaz de sustentar a história. A pesquisa é contornada por narrativas de moda concebidas na contemporaneidade, seus componentes visuais proeminentes e os ritmos que se configuram no arranjo da plasticidade da roupa bem como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/05/2011
-
10. Mito e automóvel: um estudo interdisciplinar
Este trabalho aborda o estudo da mítica no carro através do cinema simultaneamente passan-do pela história dos automóveis, utilizando como principal embasamento a teoria de Roland Barthes. Relata, entende e dá forma ao mito, explorando-o como fenômeno cultural, estabele-cendo uma relação entre a mítica do automóvel e o cinema. Mostra como o veícul
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2011
-
11. Processo criativo para o design virtual de embalagens
O objetivo deste trabalho é sistematizar o processo criativo virtual de embalagens, utilizando softwares de modelagem 3D como ferramentas de apoio à criação e materialização da ideia. As embalagens, atualmente, são cada vez mais reformuladas e em um tempo menor, sendo importantes para o sucesso de produtos e empresas. Assim, é fundamental que sejam f
Publicado em: 2011
-
12. Entre linhas e manchas : o desenho como exercício do desejo
Este trabalho relata e analisa um projeto desenvolvido para vivenciar o desenho como linguagem de expressão artística. Atem-se à prática da relação entre linha e mancha, resultante da ação do gesto que constrói paisagens abstratas. O gesto criativo espontâneo é o fio condutor do processo criativo que constrói essas paisagens. Os documentos de tra
Publicado em: 2011