Povo Da Rua
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1. Risco e (des)compreensão nas consultas com o povo da rua
Resumo Mediadores entre diferentes esferas, as entidades conhecidas como povo da rua podem ser tomadas como a própria materialização do princípio de indeterminação, sendo consideradas perigosas e poderosas. Tal indeterminação age sobre os processos de objetificação e subjetivação que acontecem no ritual. Me volto aqui para as sessões de consulta
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 24/07/2017
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2. Matérias nebulosas: coisas que acontecem em uma festa de exu
Resumo Neste ensaio, estamos interessados menos em “objetos” do que em certos tipos de coisas: coisas como fumaça, gestos, imagens, encruzilhadas, pessoas e entidades. Tomando um evento em particular – uma festa de exu –, buscamos explorar a circulação de tais coisas, que se configuram numa nebulosa encruzilhada entre coisa e signo, ação e signi
Relig. soc.. Publicado em: 2015-06
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3. Teatro sem arquitetura: as Brincadeiras do grupo Tá na Rua (1980-1983)
Este trabalho investiga o grupo teatral Tá na Rua nos primeiros anos de formação (1980 a 1983) com o objetivo de entender a elaboração e consolidação de uma identidade que se intitula popular. Com essa análise procuro desvelar o posicionamento político do grupo num debate que se inseri nas concepções de resistência cultural do pós-1964. Para tan
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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4. Pastoral in Street Situation: Pastoral Actions Analysis of the Methodist Community of Street People in the City of São Paulo / PASTORAL EM SITUAÇÃO DE RUA Análise das Ações Pastorais da Comunidade Metodista do Povo de Rua na Cidade de São Paulo 1992 2009
A população em situação de rua é um fenômeno urbano, agravado na contemporaneidade por fatores de ordem social, econômica, cultural que agrupa pessoas independentemente da idade, etnia, grau de instrução e gênero, em situação de exclusão social, impedidos à renda e suprimento de suas necessidades vitais, culturais e sociais. Na condição de po
Publicado em: 2010
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5. O ser e o fazer : os intelectuais e o povo no Recife dos anos 1960
A década de 1960 compõe um dos capítulos polêmicos e efervescentes da história da cidade do Recife em sua fase republicana. Várias iniciativas políticas e culturais têm lugar nesse cenáculo urbano, como o Cinema Novo, o Teatro de Rua, os Sindicatos, o Movimento de Educação de Base, as Associações de Bairro, as Praças de Cultura etc. Movimentos
Publicado em: 2010
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6. Imagens do povo : política e literatura na obra de Amando Fontes / Images of people : politics and literature in Amando Fontes
Esta pesquisa trata historicamente das figurações literárias do escritor Amando Fontes (1899-1967), especialmente do enfoque que ele confere às classes pobres no contexto do romance social de 1930. Analiso, portanto, os sentimentos e as representações que se relacionam à figuração das populações que deixaram o interior, impelidas pela seca e pela
Publicado em: 2010
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7. A pixação paulista e as vanguardas: poesia concreta no concreto
A presente pesquisa estuda a pixação", um fenômeno da comunicação que ocorre exclusivamente nas metrópoles brasileiras, mais especificamente em São Paulo, onde surgiu. Trata-se de um tipo de intervenção sobre os muros da cidade que não se confunde com os graffitis coloridos nem com as demais inscrições aí lançadas, tais como pichações estas c
Publicado em: 2010
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8. Na rua o povo dá voz à república
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2009-03
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9. The place : the feast of the holy ghost / No lugar da rua do porto : das poeticas de uma Festa do Divino
A Rua do Porto, como é em geral conhecida a Avenida Beira Rio, na cidade paulista de Piracicaba, há 182 anos promove a Festa do Divino Espírito Santo. Nascida da devoção do povo do lugar como forma de agradecimento pelas graças alcançadas em nome do Divino, a Festa é uma das mais representativas da cidade. Comporta em sua estrutura diversas práticas
Publicado em: 2009
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10. Narrar o mundo: estórias do "povo da rua" e a narração do imprevisível
Enquanto narrativas podem ser pensadas como produtoras de "ordenamentos" e como manifestações simbólicas de formas ideológicas, por outro lado, podemos também enfatizar a dimensão poética da narrativa, apontando a produção de significados e a proliferação de signos mediados pelo ato de narrar o mundo. A partir desta perspectiva teórica, este ensa
Mana. Publicado em: 2007-10
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11. Entre a história e a utopia: o educador de rua no projeto axé
O objetivo deste trabalho é refletir como os educadores de rua, que trabalham no projeto Axé, articularam o pensamento utópico do começo do seu trabalho como educadores de rua, época em que se engajaram no projeto Axé, com o pensamento histórico depois de uma prática de quinze anos e toda uma mudança no terceiro setor. O embasamento teórico utiliza
Publicado em: 2007
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12. Arte e interpretação da realidade em Gabriel García Márquez e Fernando Botero
Partindo da noção de interdisciplinaridade, este trabalho, realizado na área da literatura comparada, centra-se na relação entre o escritor Gabriel García Márquez e o pintor Fernando Botero, com ênfase na interpretação da realidade colombiana presente nas obras desses artistas. Os quadros de Botero – O Capitão, Retrato Oficial da Junta Militar,
Publicado em: 2007