Poetry Brazil
Mostrando 1-12 de 57 artigos, teses e dissertações.
-
1. Migrações e periferias: o levante do slam
Resumo Este artigo trata, de maneira comparada, da prática de poesia performática slam presente nas periferias de alguns países da Europa e o Brasil. Observam-se as preocupações contíguas das comunidades marginalizadas e como exprimem de modo poético sua forma de ocupar um lugar no mundo. Apoiado em conceitos como terceira diáspora (Guerreiro, 2010)
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 28/10/2019
-
2. A poética cantada: investigação das habilidades do repentista nordestino
Resumo O repente ou cantoria é uma arte poético-musical comum no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pela improvisação de estrofes, ou seja, pela sua composição no momento da apresentação. Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes. E colocam-se em relação com modelos estéticos incorpor
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
-
3. Cante lá que eu canto cá: poéticas populares dentro e fora da moldura
Resumo O artigo realiza uma investigação sobre a Coleção Biblioteca de Cordel da editora Hedra, passando pela discussão sobre a publicação do cordel no suporte de folheto e pela importância das tipografias nordestinas nesse processo. Analisa-se também a utilização do suporte livro como meio de publicação dessa poesia, bem como os prefácios escr
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
-
4. RETRADUÇÕES DE AS FLORES DO MAL UMA VIAGEM ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Resumo Apesar de ser um livro de grande importância para a poesia brasileira e portuguesa desde o século XIX, Les fleurs du mal só recebem sua primeira tradução (praticamente) integral em língua portuguesa em 1958, no Brasil, por Jamil Almansour Haddad, à qual se seguem as traduções de Ignacio de Souza Moitta (1971) e de Ivan Junqueira (1985). A pri
Cad. Trad.. Publicado em: 09/05/2019
-
5. AMANTES DA BELEZA IMPERFEITA
Resumo No panorama da recepção e da recriação, no Brasil, de Les fleurs du mal (1857), de Charles Baudelaire, a antologia organizada e traduzida por Guilherme de Almeida (1944) permanece como fonte de reflexões sobre a tradução poética e suas relações com a afinidade e a identificação entre tradutor e autor, bem como entre suas concepções acerc
Cad. Trad.. Publicado em: 09/05/2019
-
6. Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil / Poetry and dialogues on an island called Brazil
A veiculação de uma perspectiva comunitária voltada para a aproximação/integração dos países latino-americanos recebeu destacada importância nas produções culturais brasileiras das décadas de 1960 e 1970. Especialmente no âmbito das manifestações artísticas, novas articulações em torno de uma identidade latino-americana surgiam na pauta dos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2012
-
7. A poesia de Bagagem, de Adélia Prado / The poetry of Bagagem, by Adélia Prado
A dissertação que se segue pretende, através da análise de poemas, estudar o livro de estréia de Adélia Prado, Bagagem, de 1976. A poesia da autora foi confrontada com a de seus contemporâneos, a poesia marginal, levando em conta e articulando um ponto de vista histórico que tenta dar conta do surgimento de ambas as poéticas. A poesia de Adélia Pra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2012
-
8. "O Carro do Êxito" de Oswaldo de Camargo : a literatura de um negro em transição / "O Carro do Êxito" by Oswaldo de Camargo : the literature of a black man in transition
The dissertation has as an objective to examine the relationship between life and work of the Oswaldo de Camargo, a journalist, musician, poetry, fictionist and researcher of black Brazilian literature. We are interested in interpreting the way of the author had joined different black organizations between 1950 and 1980. In addition, we analyzed his short st
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/03/2012
-
9. POETRY,HISTORY AND POLITICAL ECONOMY IN THE SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES AND REVISTA NITERÓI: THE EARLY ROMANTICS AND CIVILIZATION OF THE EMPIRE OF BRAZIL / POESIA, HISTÓRIA E ECONOMIA POLÍTICA NOS SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES E NA REVISTA NITERÓI: OS PRIMEIROS ROMÂNTICOS E A CIVILIZAÇÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL
Para Gonçalves de Magalhães, Francisco de Sales Torres Homem e Manuel Araújo Porto-alegre, o Império do Brasil deveria ser civilizado, o que equivale a dizer que precisava superar seu modo de ser egoísta, e isto em favor do éthos do amor. Tratava-se, portanto, da superação da herança colonial mais radical, a saber, o costume de pensar e de agir a pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
-
10. Como inventar uma nação: o ensaio de interpretação do Brasil em Varnhagen, Joaquim Nabuco e Euclides da Cunha / How to invent a nation: the essay of interpretation of Brazil in Varnhagen, Joaquim Nabuco and Euclides da Cunha
This study is focused in the interpretation of Brazil, in the period time of the XIX century, based on three aspects: the building of the nationalist matter, in Varnhagen; the acquisition of subjective language, in Joaquim Nabuco and the relationship between science and literature, in Euclides da cunha. The introduction, presents the conceptual nature about
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
11. Aesthetic politics and poetical occupations: an (im)possible genealogy from the Brazilian concretism / Políticas estéticas e ocupações poéticas: uma genealogia (im)possível a partir do concretismo brasileiro
What potentiality still remains concrete poetry? What can allow it to continue to intervene in the present? By re-establishing their link with constructive art tendencies emerged in Brazil since 1950s, and taking concrete poetry as a multidimensional experience, we expose some of the conflicts inscribed in the politics of aesthetics of concrete poetry politi
Publicado em: 2010
-
12. Poética de Mario Quintana: uma teoria recortada a partir do Caderno H
Críticos e poetas de todos os tempos, da Antiguidade à contemporaneidade, têm formulado teorias a respeito do fenômeno literário poético, com o intuito de compreendê-lo melhor e aperfeiçoá-lo. Mario Quintana não é um deles. O poeta alegretense é avesso a todo tipo de enquadramento e definição poética: não deixou estudos, artigos ou tratados q
Publicado em: 2010