Poeticas
Mostrando 25-36 de 497 artigos, teses e dissertações.
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25. A poética cantada: investigação das habilidades do repentista nordestino
Resumo O repente ou cantoria é uma arte poético-musical comum no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pela improvisação de estrofes, ou seja, pela sua composição no momento da apresentação. Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes. E colocam-se em relação com modelos estéticos incorpor
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
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26. O Sensível Negro: rotas de fuga para performances
Resumo: O artigo forja o princípio da fuga para pensar as poéticas do desaparecimento do corpo que encontram, no que o autor denomina de performance fugitiva, uma maneira de tornar vivos os modos de existência, os quais seriam destinados, pelo futurismo reprodutivo da normalização estética, ao desaparecimento e, consequentemente, à morte. Em diálogo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 10/10/2019
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27. Considerações filosóficas sobre o habitar e o visitar no contexto das residências artísticas do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch.
RESUMO Este artigo, de caráter ensaístico, consiste em uma reflexão acerca do sentido do habitar e do visitar/viajar desde a construção poética de Pina Bausch. Ao tomar como ponto de partida a apreciação de um conjunto de peças apresentadas no período das Olímpiadas de Londres, em 2012, a investigação procura delimitar a produção da artista, d
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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28. Memórias, “analogias e transposições poéticas”
Resumo Em Pequenos poemas em prosa: o spleen de Paris (1869), precisamente em “O quarto duplo”, Charles Baudelaire relacionou a memória ao tempo com uma nota de amargura: “O Tempo reapareceu; o Tempo agora reina soberano; e com o hediondo velho voltou todo o seu demoníaco cortejo de Lembranças, Desgostos, Espasmos, Medos, Angústias, Pesadelos, Raiv
Alea. Publicado em: 29/07/2019
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29. AMANTES DA BELEZA IMPERFEITA
Resumo No panorama da recepção e da recriação, no Brasil, de Les fleurs du mal (1857), de Charles Baudelaire, a antologia organizada e traduzida por Guilherme de Almeida (1944) permanece como fonte de reflexões sobre a tradução poética e suas relações com a afinidade e a identificação entre tradutor e autor, bem como entre suas concepções acerc
Cad. Trad.. Publicado em: 09/05/2019
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30. Sensescape: narrativas flutuantes
RESUMO Este texto aborda o sentido do olfato enquanto articulador e mediador do/no processo de construção de lugares e narrativas urbanas. Apresentam-se os artistas Peter de Cupere e Hilda Kozári e, respectivamente, as obras Smoke cloud (2013-2016) e Air, Smell of Helsinki, Budapest and Paris (2003), como ações poéticas nas quais o cheiro atua como ele
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
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31. Drummond e Stella: experiências poéticas
RESUMO O objetivo deste estudo é examinar, no poema Da bomba que compõe Reamanhecer, segunda parte do livro Amanhecência (1974), de Stella Leonardos, as relações entre leitura/escritura no exercício metapoético de apropriação do poema A bomba, de Carlos Drummond de Andrade. Tal reescritura metapoética opera por meio do pensamento analógico, em que
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 15/04/2019
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32. Mulheres, negritude e a construção de uma modernidade transnacional
Resumo: Partindo do conceito de negritude formulado por Aimé Césaire, proponho uma reflexão sobre os desdobramentos da negritude em diferentes momentos históricos, nos quais o conceito é ressignificado através de interpretações que atendem às demandas políticas e culturais de cada contexto. Assim, meu texto pretende enfocar duas vozes poéticas fem
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 01/04/2019
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33. Língua Mata Virgem Brasílica: um perspectivismo dos saberes transversos
Resumo: Apresenta-se um conjunto de recorrências discursivas em torno do problema da exterioridade americana, evidenciando linhas de força de um imaginário e de uma linguagem que constituem dispositivos coloniais. Como estratégia metodológica, assinala-se modos pelos quais a imagem da Imaculada Conceição é dada numa fulguração figurativa, rompendo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 25/03/2019
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34. Corpos nus de mulheres negras: eixos poéticos e políticos da escrita de mulheres africanas lusófonas
Resumo: Nos países africanos, o poder colonial encontrou nos corpos nus das mulheres negras um instrumento axial para o exercício material e simbólico da apropriação e violência. As corporalidades eram discursivamente construídas para legitimar uma ordem social codificada por gênero e raça. Nos projetos anticoloniais e das independências, os corpos
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 14/03/2019
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35. Vontade de beleza e ritual nas artes verbais ameríndias
Resumo Este artigo se propõe a discutir uma prática estética que envolve narrativas orais. Quem conta um conto é um grupo vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem experimentado atividades relacionadas a performances numa escola mbyá-guarani. Considerando a vontade de beleza que fundamenta a vida indígena, através da arte verbal t
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 25/02/2019
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36. Desvelando afinidades através das diferenças: saberes e estéticas pós/descoloniais
Resumo: Sob o viés do feminismo multicultural, os conceitos de relacionalidade, de posicionamento dos discursos e das interseccionalidades de opressões são instrumentais para um melhor entendimento das múltiplas perspectivas que norteiam as práticas feministas atuais, ancoradas em saberes e estéticas pós e descoloniais. Nosso objetivo é colocar em pa
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 21/02/2019