Poesia Experiencia
Mostrando 13-24 de 126 artigos, teses e dissertações.
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13. A dignidade e o ridículo da poesia: autoria, história e destinação em Le Spleen de Paris
Resumo Leituras tradicionais de textos de Le Spleen de Paris, como as de Jean Starobinski e Walter Benjamin, dão destaque para a figura do bufão e para a atitude burlesca. Nessas análises, os poemas em prosa baudelairianos são vistos como testemunhos travestidos de uma experiência biográfica e histórica. O presente artigo procura apontar os inconvenie
Alea. Publicado em: 29/07/2019
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14. RUMO À PROSA: ASPECTOS DE UM NOVO PROJETO DE TRADUÇÃO DOS PETITS POÈMES EN PROSE, DE BAUDELAIRE
Resumo O artigo apresenta, em linhas gerais, as principais diretrizes que guiaram o trabalho de uma nova tradução dos Petits poèmes en prose, de Baudelaire, realizado por mim em parceria com Isadora Petry. Procuro mostrar, primeiramente, como o projeto do poeta francês de passagem para prosa demorou a ser compreendido mesmo pela crítica especializada, o
Cad. Trad.. Publicado em: 09/05/2019
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15. Patmos, de Hölderlin, por Lucchesi: 30 anos de uma experiência-itinerário
Resumo Em 2017, completaram-se os trinta anos do lançamento de Patmos e outros poemas de Hölderlin, primeiro livro de poesia traduzida assinado por Marco Lucchesi. O então jovem poeta percorre uma amostra da lírica de Friedrich Hölderlin por meio da tradução, enquanto experimenta a própria poesia e nos remete à concepção benjaminiana de Erfahrung
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2018-08
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16. DO OUVIR E LER POESIA: LUIZ GAMA E MACHADO DE ASSIS
Resumo Luiz Gama tende à oratória, à performance pública do verso. É o teatro interlocutório, a voz impostada no espaço para convencer (movere) a audiência. Machado de Assis prefere a leitura, o contato íntimo com o texto. É a experiência individual, a mensagem que cala no leitor para deleite (delectare) do sujeito. A versificação, assim, ganha
Machado Assis Linha. Publicado em: 2018-05
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17. Dos sinais às imagens poéticas: leitura de poesia e crítica do imaginário
Resumo: Este trabalho privilegia uma concepção de arte poética que capta os elementos naturais como sinais de extratos mais profundos. Ao revestir as imagens de uma carga simbólica, o poeta promove, segundo G. Bachelard, uma experiência nova com a linguagem e faz renascer um novo psiquismo, além de sobrepor mundos diversos e cruzar experiências passad
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
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18. A CIDADE E A FABRICAÇÃO DO SENSÍVEL NA SOBREMODERNIDADE
Resumo Este artigo versa sobre o papel da política das imagens e seus desdobramentos nos modos de dizer-ver-sentir a cidade e a vida urbana contemporânea. Como objetivo principal, visa discutir conceitualmente a potência da sensibilidade, via imaginação e poesia, como formas de ampliar os horizontes explicativos da Ciência Geográfica. Para isso, busco
Mercator (Fortaleza). Publicado em: 2016-09
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19. "Tratado" e Exercício de ser criança: a infância entre versos, rimas e tintas
A obra de arte, de modo geral, consiste em um evento significativo, visto que o leitor pode vivenciar diferentes mundos ficcionais, como também recuperar e articular as redes intertextuais, no ato da leitura. Assim, há a possibilidade de repensar a sua própria experiência e as condições sociais em que a criança está inserida. Nesse sentido, o nosso o
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-12
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20. Situação de "Sítio"
No panorama recente da poesia brasileira surpeendeu o aparecimento, em 2001, do poema "Sítio", de Claudia Roquette-Pinto, poeta até então tida como intimista, metaforizante, trancada no seu mundo privado e burguês. O foco desta análise crítica é discutir como foi possível à autora formular nesse poema um estudo sobre o medo e a violência, sem abrir
Estud. av.. Publicado em: 2015-08
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21. Georg Trakl: um romântico em tempo de guerra
Propomos neste texto indicar que a presença da Primeira Guerra na poesia de Georg Trakl vincula-se de modo inextricável à sua concepção sombria do mundo, em que o homem surge como um ser incontornavelmente desgraçado. Se nessa poesia resiste um romântico desejo de pureza, beleza e bondade, tal aspiração é continuamente refutada por imagens ameaçad
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2015-06
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22. O Movimento de Arte Pornô: a Aventura de uma Vanguarda nos Anos 80.
O Movimento de Arte Pornô foi um movimento de arte experimental que iniciei no Rio de Janeiro e que durou, como um intervencionismo programático, por dois anos, de fevereiro de 1980 a fevereiro de 1982. Foi o último movimento de vanguarda organizado na arte e na poesia brasileiras. Também ficou conhecido como Poesia Pornô, Pornismo, ou Movimento Pornô
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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23. Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
Relata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clín
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 2013-12
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24. Entre o céu e a terra: a presença de Grande sertão: veredas na poesia de Adélia Prado / Between Heaven and Earth: the presence of Grande sertão: veredas in the poetry of Adélia Prado
O presente estudo propõe-se a explorar a carga de afinidades entre a poesia de Adélia Prado e a obra de Guimarães Rosa Grande sertão: veredas. Os aspectos característicos da poeta, que se aproximam e se afastam daqueles do escritor, mostram uma poética em que se reconhece a presença do romance, que a própria Adélia Prado assume como matriz de inspir
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/11/2012