Pinturas
Mostrando 25-36 de 231 artigos, teses e dissertações.
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25. Vênus Desnuda: a nudez entre o pudor e o horror
Resumo: O texto faz análise da construção corpórea renascentista abordada, sobretudo, nas obras de dois historiadores da arte: Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Apresentam-se, como imagens mote, as pinturas de Sandro Botticelli. O estudo parte do impenetrável corpo branco de O Nascimento de Vênus e problematiza o horror da imagem, aparentemente, ape
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-06
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26. ALFREDO VOLPI E A MODERNIZAÇÃO PRECÁRIA
RESUMO O presente artigo pretende investigar alguns trabalhos de Alfredo Volpi feitos durante a década de 1950 que se aproximam de maneira um tanto paradoxal das pinturas concretistas daquele momento. Esse grupo de quadros mais “abstratos” do pintor cifra na composição os embates que aconteciam em diferentes níveis naquele processo de modernização
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2018-04
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27. ARTEFATOS DO OFÍCIO: O ACERVO DO COLÉGIO MÃE DE DEUS E SEU POTENCIAL PARA AS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO DE LONDRINA
Resumo Este trabalho objetiva apresentar o acervo do Colégio Mãe de Deus, Instituição de ensino básico confessional, surgida na cidade de Londrina no ano 1936, como um lugar de preservação dos resquícios da cultura material e da memória da escola e como um sítio privilegiado para as pesquisas em história da educação e do ensino. O acervo se cons
Hist. Educ.. Publicado em: 2018-04
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28. Resultados preliminares da pesquisa no sambaqui sob rocha Casa de Pedra, São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil
Resumo A baía da Babitonga possui um patrimônio arqueológico riquíssimo, constituído por um conjunto numeroso de sambaquis, relacionados a pescadores-caçadores-coletores pré-coloniais. O projeto em desenvolvimento volta-se para um sambaqui localizado sob uma gruta no litoral leste de São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil: o sambaqui sob rocha
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2018-04
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29. Onde estava a periferia da arte? Circulação e recepção de cópias de pintura europeia na Amazônia no século XIX
Resumo: Este artigo analisa a circulação e a recepção de arte sacra e religiosa na Amazônia no contexto do movimento de renovação do catolicismo brasileiro no século XIX, conhecido como romanização ou ultramontanismo. Para isso, analisa o programa iconológico levado a termo pelo bispo do Pará d. Antônio de Macedo Costa, em especial pela substitu
Tempo. Publicado em: 2017-12
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30. Moldando a paisagem: utilização humana do abrigo Cerro Gavilán 2, Orinoco Médio, do Holoceno antigo ao presente
Resumo Pesquisas arqueológicas preliminares realizadas no Cerro Gavilán 2, um abrigo rochoso localizado no estado de Bolívar, na Venezuela, revelaram indícios da atividade humana que vão desde o Holoceno inicial até o presente. Este artigo resume as informações obtidas através de coletas de superfície, escavação limitada e documentação da arte
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-08
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31. Tintas à base de cal para restauro: caracterização e avaliação de formulações utilizando uma espécie vegetal amazônica e cola PVA como aditivos
Resumo Com base em referências históricas, foram produzidas em laboratório duas formulações de tinta à base de cal objetivando avaliar suas características para o restauro de edificações com argamassas e pinturas à base de cal. Os materiais utilizados nas tintas foram cal hidratada, argila, água e óleo de linhaça (Linum usitatissimum L.), sendo
Ambient. constr.. Publicado em: 2017-07
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32. Quando a vida sai para trabalhar: Andy Warhol
O texto discute a fusão contínua entre as esferas pública e privada na obra de Warhol, divisando em tal fusão a matriz de uma “cultura de celebridades”, esse fenômeno da sociedade contemporânea auspiciado pelo regime biopolítico e pelo mundo pós-fordista que seriam mais tarde descritos por autores como Antonio Negri e Michael Hardt. Focalizando p
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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33. Melancolia do moderno: móveis esquecidos de Sergio Rodrigues
Ainda que Sergio Rodrigues tenha ficado notoriamente conhecido por sua poltrona Mole, não se pode esquecer de uma série de móveis desenhados por ele para escritório, que viriam a cumprir outra função na arquitetura. Eles foram concebidos pelo arquiteto para a Casa do Brasil em Roma, no palácio Doria Pamphili. Móveis que por sua funcionalidade foram e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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34. DISPOSITIVO E MEMÓRIA: A RELIGIOSIDADE AO NÍVEL DO (IN)VISÍVEL NAS PINTURAS DE MARIANNA GARTNER
Resumo Este artigo procura analisar algumas pinturas da artista plástica canadense Marianna Gartner. Procurou-se evidenciar o processo de (in)visibilidade discursivo nas telas de Gartner, levando em consideração o universo constituído nas obras da artista. Este artigo terá como fundamento teórico e metodológico a Análise do Discurso de linha francesa
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2017-05
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35. Sítios com pinturas rupestres em Buíque, Venturosa e Pedra, Pernambuco, Brasil, no contexto da geopaisagem
Resumo O artigo tem como objetivo relacionar a geopaisagem e os sítios arqueológicos com pinturas rupestres dos municípios de Venturosa, Pedra e Buíque, a partir da análise e interpretação de dados geológicos, geomorfológicos, morfoestratigráficos e da distribuição espacial. A relação entre a paisagem dos espaços estudados, tendo em vista as t
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-01
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36. Invisibilidades cruzadas: Uma aproximação ao conceito de o momento decisivo de Henri Cartier-Bresson
Resumo Este artigo analisa o que se pode conceber como o conceito de o momento decisivo de Henri Cartier-Bresson, tendo em vista a proliferação de interpretações que as palavras “momento decisivo” guardam em relação ao conceito cunhado por ele. Para investigar a raiz desse conceito analisam-se algumas de suas fotos em referência a outras imagens d
Tempo soc.. Publicado em: 2017-01