Pintura
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25. A crítica de arte e suas mediações: Mário Pedrosa e a construção de uma plataforma estética concretista no Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1950
Resumo O crítico de arte Mário Pedrosa destacou-se, entre o final de década de 1940 e o início da década de 1950, ao contribuir para a formação de um núcleo de arte concreta no Rio de Janeiro, juntamente com o artista e professor Ivan Serpa. Enquanto Serpa reuniu esses artistas em suas aulas de pintura, debatendo os trabalhos que eram ali apresentado
Soc. estado.. Publicado em: 2020-01
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26. Mania de liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil
O livro aborda a trajetória e a memória da médica alagoana Nise da Silveira (1905-1999), com foco em seu trabalho no Rio de Janeiro, a partir da década de 1940. O legado de Nise permanece inspirando novas políticas públicas e produções culturais em todo o Brasil. A obra é um desdobramento da premiada pesquisa de doutorado desenvolvida pelo autor no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ). Ganhador do Prêmio Capes de Tese 2019, nas áreas Antropologia/Arqueologia, Felipe Magaldi apresenta aos leitores o que ele mesmo chama de "Admirável Mundo Nise", mostrando a fascinante vida da psiquiatra e sua complexa relação com a luta antimanicomial no Brasil. O título revela como o trabalho da médica se destacou pelo combate às intervenções biomédicas violentas e pela defesa de atividades expressivas, especialmente pintura e modelagem, como forma de tratamento em saúde mental.
Autor(es): Magaldi, Felipe
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2020
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27. Etnografías: procesos, experiencias y resistencias sociales
Etnografías. Procesos experiencias y resistencias sociales es el resultado de la investigación realizada a partir del trabajo etnográfico y de la observación participante. Áreas marginales de Colombia y Ecuador en donde la vida cotidiana es compleja debido a las condiciones históricas, socioculturales, políticas y económicas, son centro de este estudio. Realidades ocultas -y comunes- en nuestros contextos latinoamericanos, salen a la luz en estas páginas. Sus actores, investigadores y etnógrafos, han logrado generar conocimientos situados “desde dentro” y desde el punto de vista del actor para comprender su cotidianidad, sus formas de pensar, sentir, actuar y creer. Este es un libro dónde la observación, la entrevista, los relatos de vida, el diario de campo. la conversación cotidiana, el dibujo y la pintura, han sido estrategias metodológicas que han permitido a los investigadores poder internarse e interiorizarse en la vida de los actores sociales. El tratamiento de problemas complejos no han sido un obstáculo: la ética, la sensibilidad y la serenidad metodológica han sido condiciones fundamentales para el desarrollo de los diferentes artículos de esta publicación.
Autor(es):
Editorial Abya-Yala. Publicado em: 2020
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28. ORDENAÇÃO E SEQUENCIAÇÃO DE PERGUNTAS DE LEITURA: PROPOSTA DE TRABALHO PARA CRÔNICA E PINTURA NO LIVRO DIDÁTICO
RESUMO Analisam-se os tipos de perguntas e sua sequenciação, em uma coleção de livros didáticos do 6.º ao 9.º ano, na seção “Cruzando Linguagens”, que apresenta perguntas de leitura para gêneros diferentes, mas com temáticas próximas. A partir disso, propõe-se nova sequenciação de perguntas para uma das atividades do livro do 6º ano, dest
Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto). Publicado em: 20/12/2019
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29. Art of Maternal Womb Painting: term, concept, and technique
RESUMO Objetivo: apresentar o termo, o conceito e a técnica da arte de pintar o ventre materno. Método: estudo teórico, exploratório e qualitativo. Resultados: a partir dos resultados, foram elaborados o termo, fundamentado nas perspectivas linguística, filosófica e especializada, o conceito e a técnica da Arte da Pintura do Ventre Materno, nortead
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 13/12/2019
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30. Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: da encomenda à exibição no Museu Paulista (1898-1939)
RESUMO Esse artigo apresenta hipóteses a respeito da trajetória de Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto, pintura incorporada ao acervo do Museu Paulista após as comemorações vicentinas do IV Centenário do Descobrimento do Brasil. Recobram-se, para tanto, os processos de sua encomenda, doação e aquisição definitiva, bem como os sentidos d
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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31. Autorretrato de Amedeo Modigliani do acervo do MAC USP à luz de sua história material
RESUMO Este artigo em duas partes (histórico e análise, seguida da parte de interpretação dos dados obtidos por técnicas analíticas) apresenta um estudo da obra Autorretrato (1919, óleo/tela, 100 x 65 cm) de Amedeo Modigliani, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Através do cotejamento entre a
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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32. Aplicações da arqueometria no mobiliário de São Paulo do século XVIII: análises indiciárias e contextualização histórica
RESUMO Neste artigo, são apresentados os resultados dos exames arqueométricos de Física aplicada sobre duas peças de mobiliário do acervo do Museu Paulista, uma arca-cofre e uma cadeira de couro de sola feitas por volta do século XVIII. As técnicas de análise utilizadas foram o ED-XRF e o imageamento com fluorescência de luz ultravioleta. As anális
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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33. O quarto de Ceci: paisagem, natureza-morta e desejo em O guarani, de José de Alencar
Resumo Este artigo explora duas linhas contrastivas e complementares de representação da natureza em O guarani (1857), de José de Alencar, que são a paisagem e a natureza-morta, em especial esta última. Gênero que atinge seu clímax no século 17 nos Países Baixos, a natureza-morta passa ao primeiro plano da pintura ao valorizar características como
Alea. Publicado em: 11/11/2019
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34. Santa Teresa e os fundadores: iconologia da pintura de João de Deus e Sepúlveda na Igreja da Ordem Terceira Carmelita do Recife (Séc. XVIII)
Resumo: O presente artigo realiza uma abordagem iconológica da pintura setecentista “Jesus consola Santa Teresa falando sobre os santos fundadores de ordens”, de autoria do pintor pernambucano João de Deus e Sepúlveda, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo do Recife. Utilizou-se como ferramenta metodológica a iconologia de Erwin Panofsky renovada pelo
Tempo. Publicado em: 21/10/2019
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35. Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose
Resumo: Neste artigo, propõe-se uma confrontação entre a teoria dos signos de Gotthold E. Lessing, tal como exposta em Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia (1766), e os dois ensaios de Theodor W. Adorno sobre as relações entre música e pintura (de 1950 e 1965). Pretende-se, com isso, demonstrar a presença decisiva de elementos da es
Trans/Form/Ação. Publicado em: 07/10/2019
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36. Deleuze e a imagem: um problema estético
Resumo: Este artigo busca investigar possíveis significações da palavra “imagem”, que se depreendam dos textos de Deleuze sobre as artes, através de uma pesquisa filológica que respeita a cronologia de suas obras. Essa noção de imagem, fundamental para a Estética, aparece em seus comentários sobre Proust, o cinema, Bacon e Beckett, principalment
Trans/Form/Ação. Publicado em: 07/10/2019