Pintura Historia
Mostrando 1-12 de 139 artigos, teses e dissertações.
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1. Orientalismos zoológicos, querelas de camelos
Resumo O artigo trata de histórias sobre o camelo no imaginário zoológico do Ocidente. Tem como centro uma querela entre artistas e letrados que ocorre na Academia de Pintura e Escultura, em Paris, no fim do século XVII, sobre a ausência de camelos em um quadro de Poussin, em época na qual códigos retóricos e poéticos invadem a pintura. O problema e
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2023
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2. Sou eu que dou as ordens: a autorrepresentação de Heitor dos Prazeres
Resumo Este artigo investiga os elementos combinados por Heitor dos Prazeres para constituir seu autorretrato, a pintura denominada O artista, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. Fugindo das representações redutoras e esquemáticas, recorrentes na abordagem de indivíduos negros na história da arte brasileira, Heitor soma atributos para compor uma f
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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3. PINTURA E POESIA: “SEVEN LAKES CANTO” DE EZRA POUND E OITO VISTAS DE XIAO XIANG
Resumo: Na história das trocas culturais entre a China e o Ocidente, é um feito amplamente louvado que as pinturas chinesas Oito Vistas de Xiao Xiang tenham exercido grande influência na obra poética de Ezra Pound “Seven Lakes Canto” ou “Canto 49”. Ao explorar os detalhes das pinturas e traçar a influência das pinturas na criação do poema, es
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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4. Uma epistemologia verdadeiramente engajada
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
Alea. Publicado em: 2020-08
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5. Por mais tempo afogado: considerações sobre Le Noyé , de Bayard
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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6. O “Sono Rancoroso dos Minérios” e a Maquinação do Mundo: a compreensão do lugar a partir da poesia de Drummond
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
Alea. Publicado em: 2020-08
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7. A conjuração dos mortos: Jacques-Louis David, artista do porvir
Ainda seguindo os paradigmas da forma da pintura histórica, David se utilizou dos feitos da Antiguidade Clássica não só como orientação moral, mas como posicionamento político e orientação prática na então emergente revolução iniciada na França. Os litores trazendo a Brutus os corpos de seus filhos (1789) é um exemplo de caráter republicano p
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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8. O Sócrates de Hannah Arendt
Resumo: Com o fito de compreender as noções de história e juízo político, este artigo pretende mostrar a peculiar interpretação que Hannah Arendt faz da mais conhecida e discutida personalidade filosófica: Sócrates. Assim como outras ideias, tais como a de banalidade do mal, a natureza do terror totalitário e de espaço público, sua estrita pintur
Trans/Form/Ação. Publicado em: 10/01/2020
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9. Autorretrato de Amedeo Modigliani do acervo do MAC USP à luz de sua história material
RESUMO Este artigo em duas partes (histórico e análise, seguida da parte de interpretação dos dados obtidos por técnicas analíticas) apresenta um estudo da obra Autorretrato (1919, óleo/tela, 100 x 65 cm) de Amedeo Modigliani, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Através do cotejamento entre a
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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10. Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
RESUMO O artigo tem por objeto as cinco pinturas de Oscar Pereira da Silva realizadas sob encomenda da diretoria do Museu Paulista na pessoa de Afonso Taunay e destinadas à sala Antiga Iconografia Paulista, aberta ao público em 1922. Atenta-se para a escolha das matrizes visuais selecionadas por Taunay, de autoria de Hercule Florence, Aimé-Adrien Taunay e
An. mus. paul.. Publicado em: 03/12/2018
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11. A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos
RESUMO A partir da observação interdisciplinar fundada nos interesses da história social, da história da arte e da ciência da conservação, este artigo pretende fomentar a discussão conceitual e terminológica envolvida na identificação de técnicas e materiais empregados no desenho e na pintura em manuscritos, com foco particular nos produtos visua
An. mus. paul.. Publicado em: 07/06/2018
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12. Pigment pur e o Corpo da côr: prática pós-pictórica e transmodernidade.
Resumo Este artigo analisa uma incidência quase contemporânea da prática pós-pintura - o uso de pigmento bruto -, utilizada pelo artista neo-avant-garde francês Yves Klen e pelo artista brasileiro Hélio Oiticica. O uso de pigmento bruto por ambos artistas foi condicionado por uma relação autoconsciente com a história da arte modernista e do monocrom
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08