Pintura Francesa
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse.
RESUMO O artigo examina as noções de “absorção” e “teatralidade” propostas por Michael Fried e retomadas por Yve-Alain Bois nos textos em que escreveu sobre a obra de Henri Matisse. Uma das questões centrais abordadas é o modo como a obra de Matisse resiste ao regime volátil de percepção precipitado pela modernidade industrial e como insta a
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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2. O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux: a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX
RESUMO Este artigo analisa a pintura de Louis-Auguste Moreaux intitulada O retrato da atriz Lagrange (Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro), exposta em 1860 em homenagem à atriz e cantora francesa Anna de La Grange em seu papel como Norma, personagem da ópera de Vincenzo Bellini. O artigo analisa a crítica do período, a carreira de Anna de La Gr
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
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3. DISPOSITIVO E MEMÓRIA: A RELIGIOSIDADE AO NÍVEL DO (IN)VISÍVEL NAS PINTURAS DE MARIANNA GARTNER
Resumo Este artigo procura analisar algumas pinturas da artista plástica canadense Marianna Gartner. Procurou-se evidenciar o processo de (in)visibilidade discursivo nas telas de Gartner, levando em consideração o universo constituído nas obras da artista. Este artigo terá como fundamento teórico e metodológico a Análise do Discurso de linha francesa
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2017-05
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4. Mona Lisa: sentidos múltiplos de um sorriso enigmático
Este texto resgata um pouco da história da famosa pintura de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, ou Gioconda, do século XVI, com objetivo de discorrer a respeito de alguns dos múltiplos sentidos (ou discursos) em torno de seu significado, tendo como suporte o respaldo teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, com base especialmente em
DELTA. Publicado em: 2013
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5. A "Escrava Romana" de Oscar Pereira da Silva : sobre a circulação e transformação de modelos europeus na arte acadêmica do século XIX no Brasil / "Escrava Romana" by Oscar Pereira da Silva : about the circulation and cultural transfer of European models in the bazilian academy in the 19th century
Este trabalho apresenta uma contribuição para a análise do jogo de relações que se estabeleceu entre a pintura produzida no contexto brasileiro do século XIX e a produção internacional, especialmente francesa, centrando-nos na trajetória artística do pintor Oscar Pereira da Silva. A trajetória desse artista foi marcada por diversas idas e vindas e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2012
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6. Le chef-doeuvre inconnu de Honoré de Balzac e a representação artística: literatura e pintura
No presente estudo, que tem como corpus de análise a obra francesa Le chef-doeuvre inconnu, de Honoré de Balzac, articulada as produções pictóricas advindas da própria obra mediante os personagens-pintores reais e ficcionais, Frenhofer, Poussin e Porbus, pretende-se demonstrar como a representação artística, tanto na literatura, quanto na pintura, s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/07/2012
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7. Correspondências - arte, técnica e processo histórico / Matches - art, technique and historical process
O objetivo desta tese é identificar alguns dos momentos da tradição artística visual moderna que pretenderam mapear a ascensão, a consolidação e a devastação do projeto de modernização do ponto de vista de suas vítimas no âmbito de um mercado no qual a arte e a cultura se consolidam, em passo acelerado, como mercadorias. A partir das demandas pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
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8. Absorto na ação
O filme Zidane, um retrato do século XXI, de Douglas Gordon e Philippe Parreno (2006) pertence à tradição de absorção que desempenhou um papel crucial na evolução da arte moderna. O autor explora a tensão entre absorção e teatralidade - central tanto para a pintura francesa do século XVIII como para a fotografia dos séculos XX e XXI - e tira con
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2010-07
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9. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010
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10. THE PLASTICITY OF ST. ANTHONY: DEVOTION, IMAGES AND BAROQUE CULTURE IN COLONIAL RIO DE JANEIRO / A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL
Santo Antônio foi uma das devoções de maior plasticidade na América portuguesa, sendo-lhe atribuídas as mais diversas funções, desde a restauração de objetos perdidos à liderança de tropas militares. Tomado como exemplo de bom súdito e cristão, seu culto foi incentivado tanto pelo Estado português quanto pela Igreja contrarreformista. No Rio de
Publicado em: 2010
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11. Piedade, sadismo, sedução : a libertação do corpo mistificado : (um estudo sobre A Religiosa, de Diderot) / Pity, sadism, seduction : the mystified body s liberation : ( a study on Diderot s The Nun)
Este trabalho é um estudo sobre algumas das temáticas de La Religieuse (A Religiosa), de Diderot, baseado numa abordagem pictórica. Conceitos como o de anamorfose e o de naïveté na pintura, presentes na arte do século XVIII são usados nessa abordagem. A trajetória de Suzanne Simonin, protagonista do romance, expõe histeria, homossexualidade, melacol
Publicado em: 2009
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12. Do conteúdo à expressão:: uma análise semiótica dos textos pictóricos de mestre Ataíde
No presente trabalho, analisamos cinco textos/telas do pintor barroco Manoel da Costa Ataíde, que retratou episódios da vida de Cristo, por meio da semiótica plástica ou visual, a qual constitui um desdobramento da semiótica greimasiana (ou francesa). O principal objeto de nossa investigação é o semi-simbolismo, definido como um tipo de relação sig
Publicado em: 2008