Pintura Fotografia
Mostrando 1-12 de 51 artigos, teses e dissertações.
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1. Uma epistemologia verdadeiramente engajada
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
Alea. Publicado em: 2020-08
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2. Por mais tempo afogado: considerações sobre Le Noyé , de Bayard
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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3. O “Sono Rancoroso dos Minérios” e a Maquinação do Mundo: a compreensão do lugar a partir da poesia de Drummond
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
Alea. Publicado em: 2020-08
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4. Fazendo arte e cinema (ou “quasi-cinema”) com Hélio Oiticica.
Resumo De 1959 a 1966, Andreas Valentin foi aluno de Hélio Oiticica, que lhe ensinou técnicas de pintura, colagem com objetos encontrados e como preparar suas próprias tintas utilizando pigmentos industriais, terra, areia e cola PVA. Essas aulas eram mais um campo para a invenção e a experimentação na própria obra de Oiticica. Reencontraram-se em 197
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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5. Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo.
“Série – Casa de Vidro” é um ensaio fotográfico realizado pelo artista Mauro Restiffe na Glass House, residência que o arquiteto norte-americano Philip Johnson (1906/2005) projetou para ele mesmo em 1949, em New Canaan, Connecticut, e onde viveu até o fim de sua vida. Além dessa residência demonstrar o profundo respeito de Johnson pela arquitetu
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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6. Roy Lichtenstein ou da reprodutibilidade técnica
RESUMO Na poética de Lichtenstein, estilo e iconografia são igualmente importantes. O pintor está menos interessado no objeto do que no estilo de seu tratamento a fim de conseguir uma imagem apresentada como uma totalidade. O uso de imagens provenientes da comunicação de massa pode ser considerado um teste com o clichê como tema e com as convenções d
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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7. "A IMAGEM É UMA COISA QUE NÃO É A COISA": o artista entre as camadas do espelho
RESUMO Em um passado distante, poucos tinham as ferramentas para a representação de si através dos (auto)retratos. Somente os artistas eram capazes de dizer ao mundo como era a percepção que tinham de si mesmos. A explosão da produção de imagens no mundo contemporâneo tem deflagrado novas formas de experiência da vida, em situações que parecem de
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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8. Um soldado na frente de batalha, um cientista no laboratório. A vanguarda de Aleksandr Rodchenko entre a cultura visual e a cultura política
Este artigo busca retomar o período anterior à adoção da fotografia como meio artístico privilegiado por Aleksandr Rodchenko (1891-1956), por entender que a fotografia significou não uma ruptura, mas, ao contrário, fez parte de uma experimentação visual mais abrangente que ele conduziu na década de 1920. Busca-se também recolocar esta produção a
An. mus. paul.. Publicado em: 2015-06
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9. A fotografia e seus duplos: um quadro na parede
Hans Belting sugere que as ‘imagens são os nômades dos meios’, porque montam e desmontam acampamento a cada surgimento de uma nova mídia. Sempre que a fotografia retrata outra imagem (pintura, tela de tevê) encena um capítulo dessa história. A fotografia foi guardiã dos paradoxos da distância e das tensões entre imagem e mundo na modernidade. Po
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 30/11/2013
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10. Ensino e aprendizagem em artes visuais: adultos com sÃndrome de Down em interaÃÃo / Teaching and learning in the visual arts: adults with Down syndrome in interaction
Esta pesquisa objetiva realizar atividades de ensino e aprendizagem de Artes Visuais com pessoas adultas que tem sÃndrome de Down em ambiente nÃo formal de ensino. Busca apontar e investigar formas de mediaÃÃo necessÃrias e possÃveis no ensino da arte para estes sujeitos, a importÃncia das interaÃÃes grupais na aprendizagem, as expectativas instituc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2012
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11. Correspondências - arte, técnica e processo histórico / Matches - art, technique and historical process
O objetivo desta tese é identificar alguns dos momentos da tradição artística visual moderna que pretenderam mapear a ascensão, a consolidação e a devastação do projeto de modernização do ponto de vista de suas vítimas no âmbito de um mercado no qual a arte e a cultura se consolidam, em passo acelerado, como mercadorias. A partir das demandas pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
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12. Meio século de artes plásticas em Cuba
Durante as recentes décadas, as artes plásticas em Cuba desenvolveram diversas tendências como a abstração, o fotorrealismo, o neoexpressionismo, o conceitualismo etc., enquanto algumas temáticas e alguns caracteres cuja base remete às culturas afro-cubanas são mantidos. Às manifestações com antecedentes nacionais se agregará, como manifestação
Estud. av.. Publicado em: 2011-08