Pintura Brasileira
Mostrando 13-24 de 71 artigos, teses e dissertações.
-
13. Modernismo de pés descalços: Mário de Andrade e a cultura caipira
Depois das "palavras em liberdade" de Pauliceia desvairada, Mário de Andrade inaugurou, nos anos de 1920, uma nova fase de sua obra literária, que correspondia a uma reorientação do próprio Modernismo brasileiro: a busca da "contribuição milionária de todos os erros" (Oswald de Andrade, "Manifesto Pau Brasil"). Contra as regras da gramática e do dis
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2012-09
-
14. O antídoto do mal: crítica de arte e loucura na modernidade brasileira
Em meados da década de 1940, a psiquiatra Nise da Silveira organizou ateliês de pintura e modelagem com os pacientes do Centro Psiquiátrico Pedro II. A produção desses ateliês – hoje acervo do Museu de Imagens do Inconsciente – chamou a atenção de cientistas e intelectuais da época. O interesse suscitado pelas obras não se restringia à sua utilidade no tratamento psiquiátrico: elas também exemplificavam um novo conceito de qualidade estética e, ainda, assumiam papel central num debate político mais amplo, sobre o lugar do louco e da loucura na sociedade. É com esse pano de fundo que se desenrolam as análises do livro, dividido em três capítulos. O primeiro traça um panorama do modernismo brasileiro. O segundo aborda as influências teóricas contidas na noção de “arte virgem”, do crítico de arte Mário Pedrosa. E, por fim, o terceiro faz uma análise comparativa da categoria de “arte virgem” com a de “arte bruta”, do intelectual francês Jean Dubuffet, salientando as especificidades da experiência brasileira. O autor se detém a uma problemática histórica, estudando um período marcado tanto pela ebulição da “arte informal” quanto pelo questionamento das práticas psiquiátricas, de onde resultou o reconhecimento da “arte de loucos”. A partir daí arte e loucura combinaram-se de tal forma que, hoje, quase ninguém duvida do potencial dessa união. “Este é um livro para artistas e críticos de arte e para profissionais que lidam com a loucura e a arte”, recomenda o editor da coleção.
Autor(es): Dionisio, Gustavo Henrique
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2012
-
15. Identidade nacional na pintura de Glauco Rodrigues (1971)
O objetivo deste trabalho é relacionar a série Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento da Terra Nova que fez Pedro Álvares Cabral a EL-Rei Nosso Senhor (1971) do artista plástico Glauco Rodrigues com a construção da identidade nacional brasileira. Para tanto, quatro objetivos específicos foram traçados: em primeiro lugar, o contexto polít
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2011
-
16. As fases pictóricas de Wega Nery
Wega Nery (1912-2007) foi uma artista plástica brasileira com trajetória de 60 anos de carreira artística e mais de 1000 trabalhos catalogados. Nessa longa trajetória, surgiram trabalhos artísticos de diferentes fases, sendo elas: Influências Acadêmicas; Estudos Formais; Desenhos; Vitrais; Transição e Expansão; Paisagens Imaginárias e Suavização
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/06/2011
-
17. Arte e geopolítica: a lógica das interpretações
O artigo tem o objetivo de discutir os critérios geopolíticos de classificação da arte, argumentando que tais critérios obstaculizam a apreciação das artes na sua dimensão estética e sociológica. Os critérios de natureza geopolítica se fundamentam em pares dicotômicos tais como exotismo vs. civilização, centro vs. periferia, nação vs. univer
Sociedade e Estado. Publicado em: 2011-12
-
18. Representações do corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX e início do século XX : contribuições para a história das práticas de leitura
A investigação, inscrita no âmbito da História da Educação, em especial da história da leitura no Ocidente, na perspectiva da história cultural, toma como eixo privilegiado de atenção a historicidade dos corpos inscritos nos processos de leitura. Os indícios são buscados na pintura artística brasileira, produzida no século XIX e no início do s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
19. A catalogação das pinturas a óleo de Eliseu d Angelo Visconti : o estado da questão / The cataloguing of Eliseu d Angelo Visconti s oil painting : state of art
O pintor Eliseu d Angelo Visconti (Salerno, Itália, 1866 - Rio de Janeiro, 1944), apesar de ser precursor do modernismo brasileiro, pioneiro do design no Brasil, e ainda decorador de diversos edifícios importantes do Rio de Janeiro, não tem sua obra conhecida nem valorizada na justa medida, como também grande parte dos artistas brasileiros. A catalogaç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2010
-
20. Chico da Silva: estudo sociolÃgico sobre a manifestaÃÃo de um talento artÃstico
O presente trabalho tem como intuito principal compreender, sob a perspectiva sociolÃgica, a manifestaÃÃo do pintor naif Chico da Silva no contexto artÃstico cearense dos anos 40. Nascido no Alto do Tejo, cidade do Acre, Francisco Domingos da Silva, filho de pai indÃgena e mÃe cearense chega a Fortaleza em meados dos anos 30. Tendo seus trabalhos mural
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2010
-
21. Comparar o incomparável: uma aproximação entre Tom Jobim, Debussy e Monet
Não há como abordar o estilo harmônico que caracteriza a música de Tom Jobim sem mencionar a figura de Claude Debussy. Como se trata de canções, as criações bossanovistas de Jobim e seus parceiros também inauguraram novas tendências poéticas na música popular brasileira. Por outro lado, pelo conteúdo marcadamente visual das letras, elas demonstr
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2010-06
-
22. Pintura na Travessia: A Paisagem Litorânea na Obra de Raymundo Cela(1930-1950) / Peinture de la traversée: Le bord de mer paysage NA obra de RAYMUNDO CELA (1930-1950)
Por meio da trajetória do artista plástico cearense Raymundo Brandão Cela (1890-1954), bem como de suas Travessias no Ceará, no Rio de Janeiro e na França, a pesquisa aqui desenvolvida tem como objetivo compreender a sua produção artística realizada entre 1930 e 1950, buscando situar a cultura visual que conformou o seu olhar, o seu desenho e a sua p
Publicado em: 2010
-
23. Moema e morta / Moema is dead
Voltado inicialmente ao estudo da pintura Moema (1866), de Victor Meirelles, e da escultura homônima de Rodolpho Bernardelli (1895), este trabalho ampliou-se às compreensões da personagem desde o seu surgimento, no poema épico Caramuru (1781), até as primeiras décadas do século 20. Moema foi convertida num emblema da cultura brasileira. No processo de
Publicado em: 2010
-
24. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010