Photographie
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
-
1. Debret, professor de desenho: gravuras inéditas da coleção da Bibliothèque nationale de France
RESUMO Este artigo apresenta e discute três conjuntos de gravuras inéditas de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) encontradas nas coleções do Département des Estampes et de la Photographie da Bibliothèque nationale de France, em Paris. O primeiro grupo foi gravado por Gilles-Antoine Demarteau (1750-1802) em 1802; os outros dois foram gravados por L. M. Pe
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-12
-
2. Narrando viagens e invenções. Hercule Florence: amigo das artes na periferia do capitalismo
O volumoso manuscrito de 423 páginas redigido entre 1837 e 1859, por Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879), intitulado L'ami des arts livré à lui-même. Recherche et découvertes sur différents sujets nouveaux, traz uma compilação dos principais objetos de estudo e reflexão desse franco-monegasco radicado no Brasil. Neste artigo, o L'ami des ar
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-12
-
3. Images des paradis perdus: mythe des « peuples premiers », photographie et anthropologie
Based mostly on a large set of exhibitions in France and Brazil, the paper analyses the ways in which the urban myth of « First Peoples », corresponding to the romantic image of indigenous peoples outside of history, finds a privileged expression in photographs of indigenous peoples of Amazonia, often represented in stereotyped form. Such romantic images t
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
4. Fotografias da vida social Identidades e visibilidades nas imagens publicadas na Revista do Globo (Rio Grande do Sul, década de 1930)
A presente tese de doutorado em História tem como principal objetivo a análise das fotografias da sociedade sul-rio-grandense que foram publicadas no periódico quinzenal Revista do Globo de 1929 a 1939, visando à contribuição para um conhecimento maior do passado em suas manifestações culturais. A proposta se apresenta por meio da composição de qua
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
-
5. A formaÃÃo de sentido e o sentido da vida: o cÃrculo ecobiogrÃfico com educadores e as experiÃncias afetivas formadoras em sua relaÃÃo com o semiÃrido cearense / La formation de sens et le sens de la vie: le Cercle Ecobiographique avec des enseignants et les expÃriences affectives formatrices dans le rapport avec le semi-aride du CearÃ
L‟humanità raconte son histoire au long de la vie, au fil du temps, transmettant de gÃnÃration en gÃnÃration ses connaissances et expÃriences, et, à partir de cette toile de relations, elle est capable de se reconnaÃtre, de savoir oà elle est pour passer alors le relais et continuer, se former et se transformer, donnant suite à la spirale de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/08/2011
-
6. Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual / Matière èphémère:la perle, la transformation et le déplacement en tant que dispositifs visuels poétiques
Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre o processo de construção poética que opera com as idéias de efêmero, transitório, transformação e perda. O objetivo de construir trabalhos que evidenciasse o desaparecimento e transformação envolve o uso da cerâmica enquanto diálogo com a matéria e tempo, essas características foram, inicialmente, defla
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/06/2011
-
7. Lugares da impermanência: fotografias de casas em demolição
Lugares da impermanência: fotografias de casas em demolição é uma pesquisa em Poéticas Visuais que traz reflexões práticasteóricas em torno de como o meu fazer artístico se constrói e se desdobra do espaço real para os espaços virtual e de instauração da obra. Utilizou-se como objeto de estudo as imagens de casas em demolição, fotografadas e
Publicado em: 2011
-
8. Resenha da obra Le droit saisi par la photographie, de Bernard Edelman
Revista Direito GV. Publicado em: 2010-12
-
9. MEMÓRIAS COSTURADAS: CENÁRIOS COMO DISPOSITIVOS DE UMA POÉTICA VISUAL / MÉMOIRES COUSUES: DÉCORS COMME APPAREILS D UN POÉTIQUE VISUEL
Ce travail résulte d une recherche laquelle a été dirigée à la construction poétique de Scénarios composites d éléments de mémoire autobiographie, assortis par l acte de la couture que, conjointement avec des photographies et des objets scéniques, composent un travail d Arts Visuels qui s approche conceptuellement du Cinéma et du Théâtre. L obj
Publicado em: 2009
-
10. Marcas e restos : concentração e organização de vestígios cotidianos
A pesquisa propõe um estudo sobre o estatuto de matérias 'pobres', vestígios provenientes da experiência cotidiana e suas implicações conceituais na produção artística abordada. Através da fotografia e da instalação, o trabalho articula uma tensão entre o caráter precário dos materiais e as tentativas de ordená-los e apreendê-los, mediante p
Publicado em: 2009
-
11. INSTANT INFINI: UN REGARD BERGSONIEN DU TEMPS SUR LES PHOTOS DE HIROSHI SUGIMOTO / INFINITO INSTANTE: UM OLHAR BERGSONIANO SOBRE O TEMPO NAS FOTOS DE HIROSHI SUGIMOTO
A dissertação Infinito Instante. Um olhar bergsoniano sobre o tempo nas fotos de Hiroshi Sugimoto procura analisar a linguagem fotográfica contemporânea e sua relação com o tempo a partir da obra do fotógrafo japonês Hiroshi Sugimoto. Para tanto, dialoga com o sistema de idéias do filósofo Henry Bergson e seus conceitos de temporalidade, memória,
Publicado em: 2009
-
12. Impressão diluição : um aprendizado na chuva
Trata da ação de colher chuva. A chuva apresenta-se como matéria plástica de pesquisa e é o que se expressa neste trabalho que entrelaça Artes Visuais e Educação. De modo que a impressão e diluição da água e de suportes constituem o movimento que mostra e percorre, num processo de experimentações que é um aprendizado. Para isso, esta pesquisa
Publicado em: 2009