Personagens Cinema
Mostrando 13-24 de 154 artigos, teses e dissertações.
-
13. Suicídios e tentativas de suicídio de personagens idosos em filmes: fatores relacionados nos filmes de longa-metragem
Resumo Objetivo: Analisar os casos de suicídios e tentativas de suicídio em personagens idosos na filmografia de longa metragem. Método: Foi realizada pesquisa em portais especializados em arte cinematográfica sendo identificados 19 filmes de longa metragem, produzidos no período de 1950 a 2014. Após os autores assistirem as obras, foram feitas as si
Rev. bras. geriatr. gerontol.. Publicado em: 2016-12
-
14. CINEMA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA: REFLEXÕES E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E TRANSVERSAIS
RESUMO : Este trabalho tem como objetivo principal analisar a produção de cinema-documentário no campo da educação ambiental (EA) crítica, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. No presente estudo, é apresentada a metodologia utilizada para produção de quatro documentários sobre o Parque Nacional, e a análise dos discursos dos personagens d
Educ. Soc.. Publicado em: 19/09/2016
-
15. Eduardo Coutinho, linguista selvagem do documentário brasileiro
Resumo Dos seus documentários em locações reais aos filmados em ambientes fechados, o cineasta Eduardo Coutinho investigou incansavelmente os modos de falar de seus personagens, suas “invenções verbais”, suas possibilidades de fabular, captando nesse movimento a complexidade e as modulações da língua portuguesa de camadas diversas da população
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
-
16. Entre relações desvendadas e afetos em disputa: a presença de Também Somos Irmãos(1949) no cinema brasileiro dos anos 1940-50
ResumoEste artigo pretende analisar os modos pelos quais o filme Também Somos Irmãos(José Carlos Burle, 1949) apresentou seus personagens a partir das identidades étnico-raciais. Abordaremos também como os discursos sobre raça que circulavam socialmente à época foram apropriados na discussão proposta pela obra. Descrevemos resumidamente a ação do
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-12
-
17. Dead Ringers: uma narrativa contemporânea sobre gemeidade, esterilidade e incesto
Inspirado na ideia de textura mítica - trama persistente e flexível, capaz de se entrelaçar a outros fios ou tecidos narrativos -,este artigo propõe uma reflexão sobre o modo pelo qual o ideal de uma perfeita gemeidade, comum à tradição indo-europeia, vem sendo atualizado nas narrativas contemporâneas. Tendo como fio condutor desta reflexão o longa
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2015-05
-
18. Cinema e contraluz: limiares da repressão na cultura midiática argentina
Este artigo busca examinar em filmes argentinos (notadamente valentín, Kamchatka e O segredo dos seus olhos) o procedimento da contraluz, entendido como um modo de composição narrativa em que eventos relacionados a ditaduras e outras formas de repressão movem-se no escuro, porém atuando agudamente sobre a trajetória das personagens. A partir de uma bre
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
-
19. AS PORTAS QUE GIRAM: UM ESTUDO DISCURSIVO SOBRE A DEGRADAÇÃO DO CORPO EM A ÚLTIMA GARGALHADA
O expressionismo alemão no cinema floresceu como um ciclo de filmes que tinha como uma das metas revelar a experiência conflituosa e psicológica das personagens envolvidas nos ditames sociais com uma profusão de elementos que propagavam o tom caótico de seus inconscientes. Um dos temas frequentes desse cinema centrava-se na degradação social, tanto f�
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2014-09
-
20. REPRESENTAÇÃO SONORA ENTRE LITERATURA E CINEMA: a questão do ponto de escuta nas adaptações de Persuasão de Jane Austen
Explorar a representação sonora pela literatura e em adaptações de obras literárias para o cinema. Analisar a representação de ambientes sonoros, da relação dos personagens com tais ambientes e os processos de identificação entre espectador e personagem, especialmente pelas nuances possíveis do ponto de escuta. Entendemos neste artigo que analisa
Ilha Desterro. Publicado em: 2013-12
-
21. O imaginário da branquitude à luz da trajetória de Grande Otelo: raça, persona e estereótipo em sua perfomance artística
Este artigo pretende esboçar a trajetória de mais de 70 anos de Sebastião Bernardes de Souza Prata, Grande Otelo, em diálogo com os diferentes períodos do cinema brasileiro e com os debates raciais no Brasil. Se no campo cinematográfico ele conseguiu, ainda que em meio a tensões, variar seus papéis conforme as novas tendências do debate racial, entr
Afro-Ásia. Publicado em: 2013-12
-
22. Trauma, memória e justiça em "A Morte e a Donzela", de Roman Polanski
O presente artigo analisa um filme inspirado em uma peça teatral de Ariel Dorfman, traduzida para o português como "A Morte e a Donzela". A película, que leva o mesmo título, foi lançada em 1994 sob direção de Roman Polanski. Trata-se de um suspense psicológico que conta com a participação de apenas três personagens: Paulina, Miranda e Escobar, in
Psicol. USP. Publicado em: 2013-12
-
23. "Realismo" e subalternidade na narrativa brasileira contemporânea: o caso de Tropa de elite
O artigo discute uma narrativa cinematográfica brasileira, Tropa de elite, de José Padilha, que tanta polêmica causou no país desde o seu lançamento. Para tentar compreender as forças de poder em jogo tanto na narrativa como na recepção do filme, busca-se contextualizar Tropa de elite em relação à cinematografia contemporânea hollywoodiana, a uma
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-06
-
24. FORMAÇÃO, CAMPO E OCASO: REGISTROS DA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA
Resumo No contexto dos estudos da recepção, o artigo traz resultados de uma pesquisa sobre crítica cinematográfica na América Latina por intermédio de pressupostos sociológicos. Formação, campo e um suposto ocaso da função da crítica são elementos-chave para a discussão dos personagens em questão. Assim, com base em entrevistas com críticos d
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2013-06