Personagem De Ficcao
Mostrando 13-24 de 106 artigos, teses e dissertações.
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13. A personagem de autoficção: anotações de uma hipótese para textos futuros
Resumo: Este artigo tem o estranho intento de reunir algumas ideias iniciais para futuras abordagens sobre o fenômeno da autoficção. Sem desconsiderar o longo e polêmico debate em torno do termo, procura analisá-lo a partir da leitura do clássico A personagem de ficção e da ideia de insuficiência do conceito de fiction tal como proposto por Catherin
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
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14. A personagem na obra de Ian McEwan: entre a culpa e o desejo de reparação
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória da protagonista Briony Tallis e como se dá sua ação no romance Reparação (2002), de Ian McEwan. Na obra, a personagem principal influenciada por sua mente fantasiosa e uma leitura mal interpretada, vive um drama e tenta reparar um erro cometido no passado. Para tal, o viés teórico adotado co
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
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15. A mídia e a construção de personagens de autoficção biográfica: uma leitura semântico-lexical de três notícias sobre a morte enigmática de João Guimarães Rosa
Resumo: Este artigo propõe-se a analisar a construção de personagens de ficção biográfica em torno da figura pública do escritor João Guimarães Rosa, com base na confrontação de três matérias jornalísticas versando sobre a morte enigmática do romancista, ocorrida em 19 de novembro de 1967. Cabe ressaltar que, em 2017, celebram-se 50 anos desse
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
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16. Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
resumo Neste artigo, trabalho a relação entre a assinatura e autoria nos romances Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias. Explorarei o gesto da autoria como elemento à margem e inexpressivo, que se torna presente pelo uso das assinaturas de autor que as duas ficções fazem. Na de Lísias, como jogo de espelhos entre um ghostwriter q
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
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17. Considerações sobre o bairro e a vizinhança a partir do filme Smoke
Resumo O presente artigo faz uma reflexão sobre o filme Smoke (Cortina de Fumaça), de 1995, de Paul Auster e Wayne Wang. A partir de uma obra de ficção, foi possível extrair elementos para uma leitura sobre a dinâmica urbana e as relações sociais que se estabelecem em torno de um comércio no Brooklyn, em Nova Iorque, Estados Unidos. Como fundamento
urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana. Publicado em: 27/10/2016
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18. O olhar contemporâneo na releitura do moderno: A lição de anatomia do temível Dr. Louison
Resumo Partindo de elementos da literatura "policial de enigma" e dos traços mais marcantes das poéticas naturalista, realista, simbolista e decadentista, o presente artigo tem por objetivo mostrar como A lição de anatomia do temível Dr. Louison, de Enéias Tavares, um romance de "ficção alternativa" de viés retrofuturista steampunk, revisita poétic
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-08
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19. Ex isto, de Cao Guimarães, e o ultrapassamento de si
Este ensaio dedica-se ao filme Ex Isto (2010), de Cao Guimarães, dando maior relevo em seu percurso analítico ao modo como o corpo performático do ator desfaz-se de si para dar forma à existência da imagem do personagem real interpretado, bem como à maneira pela qual a obra se constrói, operando passagens entre a literatura e o cinema, o documentário
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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20. La memoria justa y las promesas incumplidas: el desperdicio de Matilde Sánchez
O artigo analisa as maneiras em que está construído o luto pela morte de uma amiga no El desperdício (2007) de Matilde Sánchez. Partimos da ideia de Derrida em torno do discurso funerário como um discurso organizado em torno da vida e do entrecruzamento entre a ficção e a verdade. Concebido como uma elegia, o relato elabora a memória da amiga morta a
Alea. Publicado em: 2013-06
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21. Acido, ergo sum: Holger Hydén – o neurocientista em O Jogo da Amarelinha, de Cortázar
O autor italiano de ficção Morelli atua, no romance “Jogo da Amarelinha” (1963), como o alter ego de Julio Cortázar. Este personagem propõe uma hipótese literária sem originalidade no capítulo 62. Há uma alusão a um sueco em particular que “está trabalhando em uma teoria química do pensamento”. O neurocientista sueco em questão é Holger
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2013-06
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22. A dicção ensaístico-ficcional do personagem-escritor na narrativa brasileira contemporânea / The essay-fictional diction of the character-writer in the contemporary Brazilian narrative
Em nossa pesquisa, nos propomos, inicialmente, a resgatar algumas das tendências da prosa de ficção brasileira contemporânea com o objetivo de apresentar ao leitor algumas de suas principais linhas de força, com destaque para a narrativa metaficcional, produzida no final do século XX e início do século XXI. Para realizar esse estudo de cunho bibliogr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
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23. Figurações de Deus nos romances de Saramago / God\ s figurations in Saramago\ s novels
A presente tese tem como objetivo analisar figurações de Deus nos romances saramaguianos Manual de Pintura e Caligrafia, Levantado do Chão, Memorial do Convento, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Caim. Nos três primeiros, Deus não aparece como personagem, mas pelos comentários críticos, seja do narrador, seja das personagens, pode-se presumir a inexi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2012
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24. UMA LINGUAGEM (ESCRITA) ESQUIZOFRÊNICA: A EXPERIMENTAÇÃO DE A PAIXÃO SEGUNDO G. H. DE CLARICE LISPECTOR
Clarice Lispector se destaca na literatura brasileira, dentre outras características, por fazer uso de um discurso que aborda aspectos interiores do ser. Tal sondagem introspectiva, como destaca Benedito Nunes (1995, p. 13-14), é composta de monólogos internos, digressões, fragmentação de episódios, que sintonizam com o modo de apreensão artística d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012