Persona Cinematografica
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
-
1. BOGART EM CASABLANCA: AS FORMAS RELIGIOSAS DA VIDA POLÍTICA
Resumo A partir de uma cena de Casablanca (1942), este artigo apresenta uma análise da transformação sofrida pela persona cinematográfica de Humphrey Bogart durante a Segunda Guerra Mundial. Sem abrir mão da mediação dramática entre indiferença e vulnerabilidade que a caracteriza, a persona de Bogart abandona a posição individualista orientada por
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2015-04
-
2. O beijo de Spade: gênero, narrativa, cognição
Este artigo descreve a primeira elaboração da persona cinematográfica do ator norte-americano Humphrey Bogart, em O falcão maltês, de 1941. Argumento que tal noção de pessoa hollywoodiana produz a mediação entre a imagem do artista e sua trajetória social: ela é uma espécie de poder simbólico capaz de estabelecer o artista na estrutura de produ�
Mana. Publicado em: 2011-12
-
3. Bogart duplo de Bogart : pistas da persona cinematográfica de Humphrey Bogart, 1941-46 / Bogart double de Bogart : clues of the screen persona of Humphrey Bogart, 1941-46
As páginas seguintes consistem em uma etnografia histórica do olhar hollywoodiano. Em particular, descreve a sedimentação da persona cinematográfica de Humphrey Bogart (1899-1957) na primeira metade da década de 1940. O foco analítico é duplo: por um lado, está atento às relações de gênero inscritas em suas performances; por outro, procura relac
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2010
-
4. Criança e imagem no olhar sem corpo do cinema
O tema central desta tese é a análise da imagem da criança no cinema. Para tanto, este trabalho está alicerçado, ele mesmo, numa imagem conceitual tríptica, na qual as noções de criança, imagem, autoria remetem, estruturalmente, a seus três eixos fundamentais. Assim, o objetivo desta pesquisa é desenvolver o conceito de criança a partir de uma pe
Publicado em: 2008