Percepcao Visual Computacao
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Desembaralhando: um aplicativo para a intervenção no problema do espelhamento de letras por crianças disléxicas
RESUMO Objetivo: apresentar um novo aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis, denominado Desembaralhando, para a intervenção no problema do espelhamento de letras por crianças disléxicas. Métodos: o desenvolvimento do aplicativo é resultado de um conjunto de informações de experiências fonoaudiológicas, que apontam a ocorrência de espel
Rev. CEFAC. Publicado em: 2018-02
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2. Detecção de esqueletos 2D baseada em imagens
Existem diversas situações em que a detecção de postura de uma pessoa em fotografias desempenhaum papel importante, tais como: sistemas de segurança, medição de desempenho atlético,aplicações em sistemas de realidade virtual, dentre outras. Além disso, saber a posição dos membrosde uma pessoa em uma fotografia pode revelar inclusive muito sobre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
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3. A obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitado
As técnicas para síntese de textura em Computação Gráfica constituem um grupo bem específico cujo objetivo principal é a inclusão, na imagem, de alguma informação visual que aumente a percepção de realismo. São identificadas técnicas para síntese de textura com características favoráveis a implementação num ambiente limitado cujo aspecto c
Publicado em: 2010
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4. A model for simulation of color vision deficiency and a color contrast enhancement technique for dichromats / Um modelo para simulação das deˇciências na percepção de cores e uma técnica de aumento do contraste de cores para dicromátas
As Deficiências na Percepção de Cores (DPC) afetam aproximadamente 200 milhões de pessoas em todo o mundo, comprometendo suas habilidades para efetivamente realizar tarefas relacionadas com cores e com visualização. Isto impacta significantemente os âmbitos pessoais e profissionais de suas vidas. Este trabalho apresenta um modelo baseado na fisiologia
Publicado em: 2010
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5. Técnicas de reconstrução e renderização de vídeo-avatares para educação e jogos eletrônicos. / Video-avatar reconstruction and rendering techniques for education and games.
Propiciar uma boa experiência de imersão ao usuário, quando este interage com conteúdos ou ambientes virtuais, é um dos principais desafios dos desenvolvedores e pesquisadores de tecnologias interativas, com destaque para realidade virtual e aumentada. Em especial nas áreas de educação e entretenimento, nas quais o engajamento do usuário e a signifi
Publicado em: 2010
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6. Modelagem Paralela em C+CUDA de Sistema Neural de Visão Estereoscópica
As imagens projetadas em nossas retinas são bidimensionais; entretanto, a partir delas, o nosso cérebro é capaz de sintetizar uma representação 3D com a cor, forma e informações de profundidade sobre os objetos ao redor no ambiente. Para isso, após a escolha de um ponto no espaço 3D, os nossos olhos vergem em direção a este ponto e, ao mesmo tempo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2009
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7. Modelagem Paralela em C+CUDA de Sistema Neural de Visão Estereoscópica
As imagens projetadas em nossas retinas são bidimensionais; entretanto, a partir delas, o nosso cérebro é capaz de sintetizar uma representação 3D com a cor, forma e informações de profundidade sobre os objetos ao redor no ambiente. Para isso, após a escolha de um ponto no espaço 3D, os nossos olhos vergem em direção a este ponto e, ao mesmo tempo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2009
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8. Cinematica do alcance e da preensão em um ambiente 3D imersivo de realidade virtual comparado com ambiente fisico em individuos saudaveis e com hemiparesia / kinematics of reaching and grasping in a 3D immersive virtual reality environment compared to a physical environment in healthy subjects and in patients with hemiparesis
Introdução A tecnologia de Realidade Virtual (RV) vem sendo usada cada vez mais para criar ambientes visando à reabilitação motora. No entanto, há poucas evidências de que os movimentos realizados em ambientes virtuais (AV) se assemelhem aos realizados em ambientes físicos (AF). Objetivos: Comparar a cinemática dos movimentos de alcance e preensão
Publicado em: 2009
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9. Simulação de agentes virtuais dotados de percepção sintética em situações de emergência
Este trabalho apresenta um modelo para prover habilidades perceptivas (visão, olfato e audição) aos agentes virtuais, focando em aplicações de simulação de multidões em situações de emergência. Os modelos visual e olfativo foram baseados em trabalhos já publicados por autores da literatura, enquanto que a audição virtual foi modelada com maiore
Publicado em: 2008
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10. As informações visuais através de uma aplicação computacional de estimulação para o equilíbrio e para a marcha
As condições ambientais que favorecem o desenvolvimento de memória e favorecem movimentos que podem ser adaptados aos detalhes das exigências espaciais. Com o propósito de unificar conhecimentos por meio da aplicação computacional de estimulação visual para atividades de vida diária como marcha e o equilíbrio, considera-se a possibilidade de apren
Publicado em: 2007
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11. Avaliação da qualidade de imagens médicas geradas por Ray Casting
Técnicas de visualização volumétrica direta propiciam a geração de imagens de alta qualidade já que se baseiam na amostragem do volume de dados original. Tal característica é particularmente importante na área da Medicina, onde imagens digitais de dados volumétricos devem ganhar maior importância como meio de apoio à tomada de decisão por parte
Publicado em: 2007
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12. Bifocal tree : uma técnica para visualização de estruturas hierárquicas
Estruturas de informações organizadas hierarquicamente estão presentes em muitas áreas. Pode-se citar como exemplos diagramas organizacionais, árvores genealógicas, manuais, estruturas de diretórios, catálogos de bibliotecas, etc. Na última década, várias técnicas têm sido desenvolvidas a fim de permitir a navegação em espaços de informaçõe
Publicado em: 2007