Pensamento Colonial
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25. Genealogia da Filosofia Iluminista: de Nietzsche ao pensamento pós-colonial
Resumo: O pensamento pós-colonial é uma epistemologia crítica - que podemos qualificar como radical - que provém da missão civilizadora do colonialismo, de sua matriz e de seu legado. Ao contrário daquilo que o prefixo do termo pós-colonial faz supor, essa reflexão não pode ser reduzida apenas à análise de situações cronologicamente posteriores
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 22/02/2018
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26. Historicidade Crítica do Constitucionalismo Latino-Americano e Caribenho
Resumo O tema da pesquisa aqui apresentado trata da historicidade do constitucionalismo latino-americano e caribenho a partir da leitura do pensamento crítico. Nesse sentido, o estudo é delimitado pela relação sociopolítica entre as lutas por libertação na sua intersecção com o poder constituinte e os direitos humanos, ambos fundamentados na soberan
Rev. Direito Práx.. Publicado em: 2017-12
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27. COLONIALIDADE: O LADO MAIS ESCURO DA MODERNIDADE
Este texto argumenta que a “colonialidade” é o lado mais escuro da modernidade ocidental, uma matriz de poder que surgiu entre o Renascimento e o Iluminismo durante a colonização das Américas, e que está culminando com o neoliberalismo capitalista dos tempos atuais. Primeiro, estabelece a tese de que a colonialidade, um conceito que foi introduzido
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 22/06/2017
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28. A concepção de um país: o pensamento nacionalista de Serzedello Correa
Resumo Os primórdios do nacionalismo brasileiro remontam ao século XVII, cuja influência em distintos movimentos políticos no Brasil colonial fez-se notória. A envergadura alcançada pelo nacionalismo após a Independência merece análise pormenorizada, contudo, não apenas por seus desdobramentos políticos, como a proclamação da República, mas dev
Econ. soc.. Publicado em: 2017-04
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29. Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
Resumo O preconceito colonial constitui a chave para compreendermos a dificuldade que a Europa tem em aprender com o mundo, isto é, em reconhecer histórias, práticas, saberes e soluções para além da história e das teorias, alegadamente universais, produzidas no ocidente. Num momento em que várias crises assombram a Europa, parece existir uma janela d
Sociologias. Publicado em: 2016-12
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30. As Epistemologias do Sul num mundo fora do mapa
Resumo Uma das questões centrais na temática da colonialidade e pós-colonialismo situa-se no âmbito da produção e circulação de conhecimentos e da epistemologia. O momento atual de crise global torna urgente aprofundar a discussão sobre a colonialidade do saber e o pensamento abissal que emergem da experiência colonial moderna e de sua lógica que
Sociologias. Publicado em: 2016-12
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31. CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE CONCEPÇÕES EDUCATIVAS: PENSAMENTO ILUSTRADO E MANUAIS PEDAGÓGICOS NO MUNDO LUSO-AMERICANO COLONIAL (SÉCULOS XVIII-XIX)
RESUMO: A produção intelectual entre os séculos XVII e XVIII, destacou os métodos de estudos e seu papel no desenvolvimento de ideias sobre as condutas sociais e a educação desejáveis para os diferentes grupos sociais. À educação era dada a missão de "modelar uma nova humanidade", conforme expressão de Condorcet. Nessa perspectiva universalista e
Educ. rev.. Publicado em: 2016-09
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32. Desenvolvimento Internacional no Contexto Brasileiro nos anos 1950 e 1960: Uma leitura pós-colonial de Guerreiro Ramos
Resumo Este artigo analisa, sob uma perspectiva pós-colonial, ideias observadas na obra do sociólogo brasileiro Alberto Guerreiro Ramos. Para tanto, primeiro, examinamos a base da teoria pós-colonial, especialmente o contexto geral onde surgiu. Em seguida, examinamos o contexto histórico do Brasil nas décadas de 1950 e 1960, discutindo trabalhos do auto
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2016-03
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33. Origens do pensamento radical na América Latina: um estudo comparativo entre José Martí, Juan B. Justo e Ricardo Flores Magón
Resumo Este artigo condensa os resultados, no plano ideológico, de uma pesquisa que analisa, em uma perspectiva comparada, como nascem, evoluem e são frustrados três projetos de democratização radical na América Latina nos primórdios do Imperialismo. José Martí (1853-1895) em Cuba, Juan B. Justo (1865-1928) na Argentina e Ricardo Flores Magón (1874
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 24/11/2015
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34. Teoria pós-colonial e pensamento brasileiro na obra de Guerreiro Ramos: o pensamento sociológico (1953-1955)Post-colonial theory and brazilian thought in the works of Guerreiro Ramos: the sociological thinking (1953-1955)
Este artigo sustenta que a obra de Guerreiro Ramos, na década de 1950, foi desenvolvida conforme um plano deliberado de elaborar uma teoria pós-colonial aplicada ao Brasil. Nela, o estudo crítico do pensamento social brasileiro exerceria um papel fundamental. Para demonstrar essa hipótese, tentarei reconstituir o percurso intelectual percorrido por Guerr
Cad. CRH. Publicado em: 2015-04
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35. Fundamentos para os estudos organizacionais: contribuições do pensamento crítico sul-americano
Diante da visão eurocêntrica dominante e da influência dos modelos das nações hegemônicas nos estudos e nas reformas da administração pública, apresenta-se outra perspectiva, baseada no pensamento crítico acerca das raízes históricas da dependência e da problemática atual das sociedades sul-americanas. O contínuo processo de ocidentalização
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2015-04
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36. MACHADO DE ASSIS E A INDEPENDÊNCIA LITERÁRIA BRASILEIRA: EM DIREÇÃO A UMA ESTÉTICA NACIONAL PÓS-COLONIAL
Como um mulato que era preto e branco, ou nenhum dos dois, Machado de Assis desenvolveu uma sensibilidade aguçada para o que Santiago se refere como "o entre-lugar", isto é, o limiar ou espaço-entre que molda a existência humana. Machado deu expressão artística a este fenômeno de uma forma que englobava contradições e questões de multiplicidade e a
Machado Assis Linha. Publicado em: 2014-12