Partitura
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13. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
Esta dissertação discorre sobre a obra Festspielmusik (2003) para dois pianos e percussão do compositor brasileiro Ronaldo Miranda (1948). Uma contextualização histórica propiciou o levantamento de informações pertinentes às trajetórias, vital e composicional, de Ronaldo Miranda. É discutida a analogia entre o mecanismo do piano (teclados com cord
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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14. Efeitos do treinamento e da prática vocal profissional sobre o canto e a fala / Effects of training and professional vocal practice over singing and speech
Neste estudo observam-se os efeitos decorrentes do treinamento e da prática vocal profissional, tendo por base três hipóteses que evidenciem semelhanças e diferenças entre fala e canto: 1) a fala é diferente entre grupos, 2) o canto é semelhante entre grupos, 3) fala e canto possuem semelhanças e diferenças influenciadas por formação musical e tre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/01/2012
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15. Avaliação da postura corporal de violinistas e violistas
Para a prática instrumental há necessidade de acessórios, como a partitura e estante. Assim como em computadores, o trabalho dos músicos necessita ajustes para que posturas desnecessárias não sejam adotadas ao longo da jornada das atividades, causando fadiga ou problemas futuros. O objetivo deste estudo foi avaliar a distância visual, o ângulo visual
Per musi. Publicado em: 2012-12
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16. Garota de Mitilene
A proposta é uma abordagem de "Garota de Ipanema" de Jobim e Vinicius e de um poema de Safo, "Ode a Anactória" (século VII a.C.), que abriga um verso que diz, literalmente: "Esse modo de andar que desperta o desejo". E aí, aproveitando a deixa, desenvolvo um cotejo entre outros fragmentos de Safo e essa canção paradigmática da MPB, datada de 1962. Tra
Estud. av.. Publicado em: 2012-12
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17. Subsídios para a gênese da imprensa musical brasileira e para a história do Hino da Independência, de Dom Pedro I
Este artigo tem por objetivos rever, mediante análise bibliográfica e de fontes primárias, a história de um de nossos símbolos musicais pátrios, o Hino da Independência, de Dom Pedro I, bem como trazer novos subsídios para o estudo da gênese da imprensa musical brasileira. Tem, igualmente, por escopo divulgar peculiaridades de uma antiga e pouco con
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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18. Avaliação fisioterapêutica nos músicos de uma orquestra filarmônica
Pesquisa exploratória com 40 músicos sobre do risco de surgimento de distúrbios ósteo-musculares relacionados ao trabalho, o mobiliário utilizado pelos musicistas e as posturas adotadas durante os ensaios da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (OFES). A avaliação postural visual utilizou o REBA (Rapid Entire Body Assessment) e as cadeiras e esta
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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19. Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa / Sight-reading in the formative years of collaborative pianists from a qualitative approach
Durante sua formação, um pianista pode receber treinamento para atuar em diversos campos profissionais: concertos e recitais, música de câmara, ensino e pesquisa, entre outras. Especialmente para algumas atividades relacionadas à música feita em conjunto, o pianista precisa ter a habilidade de ler à primeira-vista com desenvoltura e conseguir, atravé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011
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20. First suite for military band in E bemol op. 28 nº 1 de Gustav Holst, um estudo interpretativo / Gustav Holst s first suite for military band in E bemol op. 28 nº 1, an interpretative study
O presente estudo tem por objetivo principal a apresentação de aspectos interpretativos concernentes ao preparo, pelo regente, da First Suite in Eb op. 28 No. 1 de Gustav Holst, através de um processo que inclui: contextualização histórica da obra e do compositor, análise musical e propostas interpretativas. No primeiro capítulo é apresentada a evol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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21. Caligrafia apagada : silêncio na escrita de Esperando Godot / Off calligraphy : the silence on the play Waiting for Godot
Considerando o Silêncio como um elemento inerente aos processos de criação do teatro moderno, esta pesquisa dedica-se à investigação do Silêncio na obra "Esperando Godot", de Samuel Beckett, construindo cuidadosa reflexão sobre a sua presença em categorias específicas da dramaturgia beckettiana. As inquietações que surgiram ao longo da pesquisa c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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22. Aobrigo ou de como abrigar e obrigar brincam de amarelinha nas relaÃÃes entre educadore(a)s sociais e meninas em um abrigo de Fortaleza / Aobrigo or how to hold and force play hopscotch in the relations between educadore (a) s social and girls in a shelter in Fortaleza
Este texto à o processo de minha pesquisa de Mestrado e tem como objetivo apreender, a partir da relaÃÃo entre educadores sociais, adolescentes-meninas em um abrigo de Fortaleza, as possÃveis mudanÃas que estes personagens percebem em si quando de seu encontro no ambi-ente abrigo. A partir deste objetivo, pude perceber: as diferentes prÃticas discursiv
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/08/2011
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23. O aprendizado da vontade e as dores do mundo / Learning to desire and the pains of the world
Em linhas gerais a pergunta fundamental do texto Ã: pensar em educaÃÃo segundo Schopenhauer à falar de nÃo educaÃÃo em Schopenhauer? O estudo que se segue trata do aprendizado da vontade no que diz respeito a sua relaÃÃo com o mundo. As dores do mundo sÃo de fundamental importÃncia para que a vontade tome consciÃncia de si e se negue. O pensament
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2011
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24. A Guitarra Elétrica em GRUPPEN FÜR DREI ORCHESTER Karlheinz Stockhausen
Esta pesquisa analisa a participação da guitarra elétrica na obra Gruppen für drei orchester do compositor alemão Karlheinz Stockhausen. O trabalho está subdividido em três capítulos. O primeiro aborda aspectos históricos do instrumento e seu uso na música vanguardista de concerto do século XX, apresentando uma seleção de obras dos compositores
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011