Parmenides
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13. Parmênides e frege: um breve estudo sobre as relações entre o poema sobre a natureza e as investigações lógicas
O presente texto tem como objetivo estabelecer algumas relações entre o poema de Parmênides e as Investigações Lógicas, de Frege. Mais especificamente, nosso objetivo é iluminar certos aspectos do poema de Parmênides por meio de uma comparação com certas noções utilizadas por Frege para caracterizar aspectos centrais de seu pensamento.
Kriterion. Publicado em: 2013-06
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14. Saer versus Aira: versões de uma antropologia especulativa
Resumo Saer versus Aira: versões de uma antropologia especulativa Antonio Marcos Pereira O artigo propõe um confronto do trabalho de dois autores, Juan José Saer e César Aira, marcadamente distintos no que diz respeito às estruturas de recepção convocadas por suas obras, e que podemos traduzir particularmente na maneira como é percebida a relação d
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2011-12
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15. Parmênides e Heráclito: diferença e sintonia
O artigo mostra como os pensamentos de Parmênides e de Heráclito estão em sintonia, na medida em que ambos denunciam o caráter ilusório da compreensão comum, constantemente cega ao que, aparentemente invisível, justamente os conduz a investigar a respeito da natureza (perì phýseos). Habitualmente não vemos aquilo que Parmênides vê, ou seja, que a
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2010-12
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16. Construção e crítica da teoria das ideias na filosofia de Platão : dos diálogos intermediários à primeira parte do Parmênides
Platão é conhecido, sobretudo, entre outros aspectos de sua filosofia, pela sua teoria das Ideias. Tal teoria encontra-se, em sua melhor formulação, nos diálogos da fase intermediária da produção literária do Filósofo, sendo que os mais expoentes são: a República, o Fédon, o Fedro, o Banquete e o Timeu. Contudo, o Parmênides, diálogo que está
Publicado em: 2010
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17. A transgressão de Melisso: o tema do não-ser no eleatismo / Melissustransgression: the theme of non-being in eleaticism
Os historiadores da filosofia parecem quase todos de acordo ao atribuir a Parmênides o início da reflexão a respeito do ser. Mas no Poema encontramos também um discurso a respeito do não-ser. A deusa, a voz de Parmênides, diz que o caminho do não-ser é caminho impercorrível e que ademais, o não-ser não pode nem ser dito e nem ser pensado como orig
Publicado em: 2010
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18. Em busca do "não lugar": a linguagem mística de Plotino, Jâmblico e Damáscio à luz do "Parmênides" de Platão
Esta tese de doutorado busca encontrar o Não-lugar, ponto de partida e de chegada a partir do qual escreveram os filósofos neoplatônicos Plotino, Jâmblico e Damáscio, ao se depararem com a Presença Inefável Daquele que nos atrai com o seu Silêncio e que, ao invés de se calarem, tornam-se loquazes indicadores do que se esconde por trás do que é dit
Publicado em: 2010
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19. O ESPAÇO DA COMUNHÃO: MERLEAU-PONTY E A PERÇEPÇÃO COMO CONTATO / L`ESPACE DE LA COMMUNION: MERLEAU-PONTY ET LA PERCEPTION EN TANT QUE CONTACT
A metafísica tradicional parece manter uma atitude comum. Pelo menos desde Parmênides, vemos a virtude da atitude filosófica traduzida num triunfo sobre a realidade sensível. O pensamento, já em Sócrates identificado como a própria alma, julga necessário se desprender dos sentidos e da realidade sensível como forma de alcançar a Verdade. O esforço
Publicado em: 2009
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20. The George Cantor s infinite : a paradigmatic revolution in the development of mathematics / O infinito de George Cantor : uma revolução paradigmatica no desenvolvimento da matematica
Georg Cantor foi um dos mais importantes matemáticos do final do século XIX. A idealização de sua teoria de conjuntos representa um marco no desenvolvimento da matemática. De fato, o aparecimento e o desenvolvimento dessa teoria tiveram profundas conseqüências que não se limitaram ao círculo da matemática. O debate científico que se seguiu a certo
Publicado em: 2008
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21. O problema do não-ser no sofista de Platão
O presente trabalho aborda diretamente três problemas elegidos por esta análise como os principais problemas contidos no diálogo Sofista de Platão. São eles: o problema do ser, o problema do não-ser e o problema da negativa. O problema do ser, no presente diálogo é também o da verdade. Isto ocorre a partir da falácia identificada com o conceito ont
Publicado em: 2008
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22. Totalidade ontológica em Hegel : o problema da metafísica na Phänomenologie des geistes
Este trabalho propõe defender que a Phänomenologie des Geistes de 1807 de Hegel é obra metafísica e não gnosiológica. O saber que é o objeto da mesma não é o Princípio Lógico que a sustenta, e sim a substância que, apresentada pelas figuras-de-espírito, permite à consciência compreender que seu reconhecimento passa pela indissociabilidade entr
Publicado em: 2008
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23. A cidade, o verdadeiro e o falso em Parmênides
Parte da historiografia filosófica da segunda metade do século XIX se empenha em renovar a imagem de Parmênides de Eléia fixada pela tradição - filósofo do imobilismo, isolado, estranho e venerável - recuperando as relações estreitas que ele mantinha com as exigências da cultura de sua época. O propósito deste artigo é reconduzir Parmênides ao
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2007-12
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24. O pensamento de Heráclito: uma aproximação com o pensamento de Parmênides
Este texto é um estudo sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático. A linha de interpretação mais recorrente o entende como o filósofo do fluxo, ou seja, um pensador para quem a realidade está em constante mudança. Neste texto, argumentamos contra essa leitura, apresentando fundamentos para aproximá-lo da idéia de permanênc
Publicado em: 2007