Parangoles
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1. Parangolé-Botticelli: pensamento da montagem e razão prática da história da arte. Forma transicional e geometria do carnaval.
Resumo O autor estende a noção de objeto teórico de Louis Marin a fim de promover a interposição de elementos anacrônicos entre si, a saber, a obra de Sandro Botticelli e os Parangolés criados por Hélio Oiticica. Tal associação permite ao autor traçar certas similitudes, hipótese que denomina Parangolé-Botticelli e que pretende, antes de tudo, t
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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2. Parangolé: arte, infância e educação
Por meio da transposição das intenções do artista Hélio Oiticica na criação dos Parangolés no campo das artes para a extensão da Educação, propomos uma reflexão sobre como a arte tem sido compreendida em estudos contextualizados pela infância e pela Educação. Nesse sentido, buscamos investigar a produção científica nacional disponível em r
Pro-Posições. Publicado em: 2014-08
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3. Escritos de artistas nos arquivos em transformação
Esta pesquisa analisa os modos de existência dos escritos de artistas no processo de documentação e circulação da obra de arte efêmera, bem como as práticas de arquivamento realizada pelos próprios artistas. Afinal, ao documentarem suas experiências efêmeras através da escrita e da fotografia, estariam eles contribuindo de que modo para a historio
Publicado em: 2011
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4. DISFORME CONTEMPORÂNEO E DESIGN ENCARNADO: OUTROS MONSTROS POSSÍVEIS / CONTEMPORARY DISFORM AND INCARNATED DESIGN: OTHER POSSIBLE MONSTERS.
Em suas aceleradas transformações, o mundo contemporâneo se apresenta diante dos nossos olhos como algo disforme no qual o designer procura caminhos de atuação. Em nossa tese procuramos investigar, dentro do campo da arte-design, práticas de resistência à sociedade de controle ¿ tal como teorizada por autores como Foucault, Deleuze e Guattari, Negri
Publicado em: 2010
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5. Parangolés eletrônicos: expressões audiovisuais de uma estética do silício
Este estudo cartografa uma qualidade de mistura composta por fissura-fusão entre imagens visuais e sonoras, entre modos de expressão, entre processos de produção audiovisual, entre corpos e acontecimentos, que marcam os parangolés eletrônicos com traços de uma ordem técnica e midiática de produção, os quais desembocam em sua diferença estética d
Publicado em: 2008
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6. Uma configuração comunicativa do corpo: condutas e vertigens no filme H.O de Ivan Cardoso
A pergunta - como se configura a dimensão comunicativa do corpo num contexto em que a relação com o corpo do outro, e com o nosso próprio, está atravessada em grande parte pelas imagens? - nasceu com a constatação de que hoje as imagens se valem excessivamente dos corpos, ao mesmo tempo em que as estratégias espetaculares convidam-nos a esquecer que
Publicado em: 2007
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7. H2 O2: Hélio por Hélio; Oiticica pós Oiticica
Essa dissertação realiza um estudo acerca das atuais exibições e condições de leitura dos trabalhos de Hélio Oiticica. A questão é discutir como ocorre a exposição dessas obras e qual o contraponto desses projetos em relação aos depoimentos do autor. Iremos, com isso, abordar, a partir de um determinado recorte de sua obra, uma questão mais amp
Publicado em: 2007
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8. ESPAÇO, COR E HABITAÇÃO: O JOGO COMO ESTRUTURA E LUGAR DE ENCONTRO, NA OBRA DE HÉLIO OITICICA / ESPACE, COULEUR ET HABITATION: LE JEU COMME STRUCTURE ET LIEU DE RENCONTRE, DANS L`OEUVRE DE HÉLIO OITICICA
Parcourir l`espace pour, enfin, rencontrer l`humain. Des Meta-schémas aux Monochromatiques et de ceux derniers jusqu`aux Reliefs Spatiaux, Pénétrables, Bolides, Parangolés (parangolé: argot de la ville de Rio de Janeiro des années 50, utilisé par Hélio Oiticica pour nommer beaucoup de ses travaux). Parcourir l`espace pour l`habiter et pas pour le mes
Publicado em: 2005