Orpheonic Singing
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. Projeto canto orfeônico no Brasil: uma análise crítica à luz da pedagogia libertadora de Paulo Freire
Esta pesquisa, de paradigma qualitativo, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Nela foram buscadas informações históricas, políticas e metodológicas a respeito do Projeto Canto Orfeônico no Brasil procurando, nos objetivos traçados para essa modalidade de ensino musical, possíveis influências e/ou inculcação ideológica do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/11/2010
-
2. Projeto canto orfeônico no Brasil: uma análise crítica à luz da pedagogia libertadora de Paulo Freire
Esta pesquisa, de paradigma qualitativo, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Nela foram buscadas informações históricas, políticas e metodológicas a respeito do Projeto Canto Orfeônico no Brasil procurando, nos objetivos traçados para essa modalidade de ensino musical, possíveis influências e/ou inculcação ideológica do
Publicado em: 2010
-
3. História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)
The focus of this research has been to make a case study on the history of Music Teaching in Secondary State Schools in Londrina-Pr from the year 1946 to 1971. The year 1946 was chosen as the starting point for having been the year when the first Secondary State School - Ginásio Estadual de Londrina - was open. The year 1971 is the end of the time studied,
Publicado em: 2009
-
4. Em busca da alma musical da nação : um estudo comparativo entre os nacionalismos musicais brasileiro e espanhol a partir das trajetorias e das obras de Heitor Villa-Lobos e Manuel de Falla / In quest of the "musical soul of the nation" : a comparative study between brazilian and spanish musical nationalisms from the careers and works of Heitor Villa-Lobos and Manuel de Falla
This work comprises a study of musical nationalism from a comparative perspective founded in the careers and works of two icons of 20th-century music, Heitor Villa-Lobos and Manuel de Falla, who are considered the greatest exponents of musical nationalism in their countries. First, it considers how "continuities" of nationalism, as identified by scholars, ha
Publicado em: 2009
-
5. A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
This work makes a discursive analysis of the orpheonic singing spread through Brazilian society, in the years known as The Vargas Age (1930-1945), taken as part of the music teaching established by the State and commanded by Villa-Lobos. The collective singing, with its national anthems and/or patriotic songs, was also created to great chorus groups performa
Publicado em: 2007