Objetos De Realidade Virtual
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
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1. Monitoramento de Ambientes Virtuais Distribuídos com suporte a clientes sob projeção única e multiprojeção
Aplicações Distribuídas Imersivas, Interativas e Colaborativas, dadas suas características de tempo real e multiplataformas, demandam uma estrutura de monitoramento de suas funcionalidades, não plenamente disponíveis nos sistemas atuais de monitoramento, em geral específicos das linguagens e plataformas em que são disponibilizadas. Monitorar sistemas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/09/2012
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2. O Phármakon da democracia eletrônica na gestão territorial urbana
A globalização continua fragmentando o espaço, tornando-o ora homogêneo ora heterogêneo. A cidade é lócus essencial da dinâmica global uma vez que está configura em rede, embora em posições diferenciadas na hierarquia urbana. Estar em rede significa possuir um caráter de ligação, conexidade que irá atuar na produção do espaço na ou reconfig
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/10/2011
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3. VR-MED : linguagem de domínio específico para desenvolvimento de ambientes virtuais aplicados ao ensino de medicina de família e comunidade
Além do entretenimento, um jogo pode ser aplicado no treinamento de profissionais ou como ferramenta de auxílio para o aprendizado de alunos. Este gênero de jogo é conhecido como Jogos Sérios. Na área da Educação, tipo de ferramenta faz parte dos chamados Objetos de Aprendizagem. Atualmente, pode-se observar um aumento da quantidade de Objetos de Apr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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4. Centros e museus de ciência e tecnologia / Science and technology centers and museums
Os centros e museus de ciência e tecnologia foram pouco estudados sob o aspecto arquitetônico. É proposto o conceito de centro de ciência e tecnologia, cuja particularidade é ser focado na experiência e nos fenômenos, e não nos objetos. Existem instituições específicas relacionadas a esse tipo de instituições, em especial o CIMUSET / ICOM, ASTC,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2011
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5. EXPORTSCORM: módulo SCORM para exportar objetos de aprendizagem do módulo Lição
O avanço tecnológico proporciona uma nova realidade ao processo educacional, a possibilidade de usar ferramentas mais interativas no ensino-aprendizagem. Entre tantas ferramentas, os objetos de aprendizagem podem agir como facilitadores deste processo. Dispõe-se, no ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle, de uma ferramenta, o módulo Lição, que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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6. A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular
Hoje cada vez mais o acesso ao uso da Informática como apoio as ações e tarefas humanas é extremamente difundido nas escolas, nas residências, nas empresas e em outras diversas aplicações. Especificamente, na Educação a utilização da Informática como ferramenta de apoio ao professor e aos alunos tem sido foco de muitos trabalhos desenvolvidos pel
Publicado em: 2010
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7. Design de uma interface de interação tridimensional com foco na usabilidade e no desempenho gráfico / Design de uma interface de interação tridimensional com foco na usabilidade e no desempenho gráfico
Este trabalho mostra o desenvolvimento de uma interface 3D para manipulação direta de objetos, visando à me-lhoria da interatividade, desempenho e usabilidade de um programa para projeto de produtos. São abordados os melhores métodos de manipulação direta de objetos em tempo real e de controle de câmera para programas 3D. O protótipo da nova interfa
Publicado em: 2010
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8. Electronic media and agenciamentos of meanings for the architecture and design / Mídia eletrônica e agenciamentos de significados para arquitetura e design
Com o surgimento das mídias eletrônicas e os processos de produção digital, sobretudo com o desenvolvimento dos programas de simulação espacial e de relacionamento social em realidade virtual e a crescente utilização do ciberespaço como território de suporte a estes fenômenos de existência imaterial, abriu-se vários caminhos em direção à tran
Publicado em: 2010
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9. Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos
Este trabalho aborda a utilização de tecnologias para a criação de ambientes virtuais baseados em imagens, com uma aplicação na praça central da cidade de Pelotas/RS. Possibilita que o usuário realize interativamente um passeio no entorno da praça com recursos que permitem avaliações arquitetônicas e urbanísticas por meio de simulações de troc
Publicado em: 2010
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10. Development of a discrete event simulation Kernel for manufacturing systems with 3D visualization / Desenvolvimento de um núcleo de simulador de eventos discretos para sistemas de manufatura com visualização 3D
The need of knowledge and control of the manufacturing environment is continuously growing. Over the last century and the beginning of this, several tools and procedures were designed in order meet those necessities. Among them, simulation is a decision support tool widely used, mainly in the manufacturing industry. Virtual reality can be used in those simul
Publicado em: 2010
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11. O que estamos fazendo? Da atualidade de A Condição Humana, de Hannah Arendt / What are we doing? The actuality of The Human Condition, Hannah Arendt
A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre a atualidade à luz dos conceitos apresentados por Hannah Arendt em A Condição Humana, obra que, definindo o homem como ser condicionado, examina as categorias da vida ativa trabalho, fabricação e ação e sua localização no mundo. Meio século após o lançamento do livro, a reflexão empreendi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/08/2009
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12. Cinematica do alcance e da preensão em um ambiente 3D imersivo de realidade virtual comparado com ambiente fisico em individuos saudaveis e com hemiparesia / kinematics of reaching and grasping in a 3D immersive virtual reality environment compared to a physical environment in healthy subjects and in patients with hemiparesis
Introdução A tecnologia de Realidade Virtual (RV) vem sendo usada cada vez mais para criar ambientes visando à reabilitação motora. No entanto, há poucas evidências de que os movimentos realizados em ambientes virtuais (AV) se assemelhem aos realizados em ambientes físicos (AF). Objetivos: Comparar a cinemática dos movimentos de alcance e preensão
Publicado em: 2009