Objetos De Aprendizagem
Mostrando 25-36 de 425 artigos, teses e dissertações.
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25. TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL: VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING
RESUMO O objetivo deste caso de ensino é gerar aprendizagem sobre a criação de valor simbólico e cultural de bens de consumo no contexto da comunicação virtual. Dessa forma, o caso também permite aprender sobre a importância desse tipo de valor dentro das práticas de marketing digital. A história gravita em torno da gestora Anna, que enfrenta uma c
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2017-12
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26. Um estudo da virtualização de processos: o uso de mundos virtuais com foco em ensino-aprendizagem
RESUMO Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm permitido que processos que dependiam da presença física de indivíduos ou objetos, em um mesmo lugar e tempo, ocorram sem esses limites. Dentre esses, o Processo Ensino-Aprendizagem (PEA) vem ganhando notoriedade, apesar de ainda persistirem dúvidas quando à adequação dessas tecnologias. P
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 09/10/2017
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27. O QNP e as dificuldades de construção do objeto de pesquisa: uma experiência de aprendizagem mediada sobre o gênero projeto de pesquisa
RESUMO Apresentamos o quadro norteador de pesquisa (QNP) como ferramenta para o ensino do gênero projeto de pesquisa. Analisamos 15 QNPs de alunos de Letras da Universidade Federal do Ceará, na disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. As diversas versões de refinamento desses quadros permitiram-nos observar 3 dificuldades na construção
DELTA. Publicado em: 2017-09
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28. Affordances dos materiais como indutores de equívocos durante experimentos para o ensino de física
Resumo: O artigo revisita o conceito de affordance e dirige sua leitura para o contexto das atividades experimentais para o ensino de física. O conceito de affordance é tratado segundo o significado de reconhecimento imediato que estudantes atribuem a um material ou instrumento em interação com eles, o que gera frequentes comportamentos incorretos. Os eq
Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte). Publicado em: 10/07/2017
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29. Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2017-07
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30. Objeto e ambiente virtual de aprendizagem: análise de conceito
RESUMO Objetivo: Analisar o conceito de objeto e de ambiente virtual de aprendizagem na perspectiva evolucionária de Rodgers. Método: Estudo descritivo, de abordagem mista, realizado a partir das etapas propostas por Rodgers em seu modelo de análise conceitual. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2015 com a busca de dissertações e teses no Banco de
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-06
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31. APRENDENDO A SER AFETADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO: O vínculo entre educação científica e educação infantil tem se constituído de modo tímido. Isso porque, muitas vezes, pensa-se equivocadamente que a maneira como a criança pequena interroga e investiga o mundo à sua volta não é apropriada. No entanto, fazendo uso da teoria ator-rede e de sua concepção de aprendizagem, analisamos episód
Educ. rev.. Publicado em: 03/04/2017
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32. Erotismo gospel: mercados e limites da sexualidade entre evangélicas(os) no Complexo do Alemão1
Resumo Entre os meses de maio de 2013 e fevereiro de 2014, pude acompanhar o cotidiano de uma loja que comercializava produtos destinados a apimentar relações. Localizada no Complexo do Alemão (conjunto de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro), a boutique sensual, como sua proprietária preferia nomear, vendia objetos, cosméticos, lingeries e fantasia
Relig. soc.. Publicado em: 2017-01
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33. UMA OUTRA APRENDIZAGEM É POSSÍVEL: COLABORAÇÃO EM MASSA, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ENSINO DE LÍNGUAS
RESUMO O uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) tem despertado a atenção dos pesquisadores na área da educação pelas contribuições que pode trazer para o desenvolvimento da aprendizagem, incluindo o ensino de línguas. Um dos problemas encontrados, no entanto, tem sido a dificuldade de adaptação dos REAs a diferentes contextos de aprendizagem,
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2016-08
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34. Uso da plataforma Arduino e do software PLX-DAQ para construção de gráficos de movimento em tempo real
Descrevemos neste artigo a construção de um aparato experimental indicado para o ensino de gráficos da Cinemática. O aparato utiliza o software PLX-DAQ e um sensor sonar de ultrassom acoplado a uma plataforma microcontrolada Arduino para realizar leituras de posição e distância de objetos. O instrumento foi desenvolvido durante a realização de um me
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 07/06/2016
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35. Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple
Resumo Este artigo traz algumas reflexões motivadas pela utilização equivocada de noções da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Duval, pelos estudantes e pesquisadores em suas pesquisas/palestras. Sem perda de essência e generalidade, trazemos algumas definições fundadas na proposta de Duval e utilizamos os conceit
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2016-06
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36. Nomeação automática rápida em escolares de 6 e 7 anos
RESUMO Objetivo: avaliar a velocidade de Nomeação Automatizada Rápida em escolares de 6 e 7 anos, frequentadores do 1º ano do ensino fundamental e avaliar a diferença de desempenho em Nomeação Automatizada Rápida nos subtestes de cores, letras, números e objetos. Métodos: foram avaliadas 30 crianças, frequentadoras do 1º ano do ensino público
Rev. CEFAC. Publicado em: 2016-04