O Nascimento Da Tragedia
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1. AS PAISAGENS DE MORTE E A COVID-19 NAS AMÉRICAS: AS RESPOSTAS NORMATIVAS DA COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS EM TORNO DA VULNERABILIDADE-MORTE
Resumo O artigo parte das paisagens de morte das duas maiores democracias das Américas - Brasil e Estados Unidos - na crise de covid-19, oferecendo uma engrenagem conceitual denominada binômio vulnerabilidade-morte para ponderar em que medida a política da tragédia é um ponto de inflexão no tratamento das vulnerabilidades e da morte na política instit
Lua Nova: Revista de Cultura e Política. Publicado em: 2023
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2. “Nenhum sentimento para defender algo, para proteger algo”. De como, segundo Nietzsche, a estética não pode substituir o conhecimento
Resumo: O artigo se ocupa da relação entre arte (ou estética) e conhecimento na Lição inaugural, no Nascimento da tragédia e n’A genealogia da moral de Nietzsche. Seu propósito é o de mostrar que, nesses escritos, Nietzsche não propõe que a arte possa substituir o conhecimento, ou, muito menos, anulá-lo. Em vez disso, a estética desempenha um p
Cadernos Nietzsche. Publicado em: 2022
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3. A filosofia em cena: crítica e afirmação da teatralidade em Nietzsche
Resumo O propósito deste artigo é mostrar a contribuição de Nietzsche à revolução nas práticas da encenação que ocorreram no Século XX, bem como sua relevância como crítico apaixonado pelo potencial de uma forma de arte que ele sentia que era interpretada em sua época de forma diminuída. A partir de seu estudo do teatro grego na obraO nascimen
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2020-08
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4. Ceticismo no jovem Nietzsche: das sugestões de Lange ao ensaio Sobre verdade e mentira em sentido extramoral
Resumo: O ensaio Sobre verdade e mentira em sentido extramoral é um texto impressionante cético, que afasta Nietzsche não apenas da precedente “metafísica da arte” de O Nascimento da tragédia, mas também nega o próprio conceito de verdade. A influência de Friedrich Albert Lange e de sua História do materialismo é importante no percurso que leva
Cad. Nietzsche. Publicado em: 10/01/2020
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5. Pensar em opostos: a crítica cultural de Friedrich Schiller e Friedrich Nietzsche
Resumo O entendimento de Friedrich Nietzsche sobre Friedrich Schiller é bem conhecido e culmina em 1888, na desqualificação que se tem com “Schiller: ou o trompetista moral de Säckingen”. Mas é sabido que suas considerações são contraditórias, mudando com frequência nas diferentes etapas de sua vida produtiva. A monografia de Nicholas Martin (1
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2020-01
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6. Vontade de tragédia, tragédia da música: Controvérsias entre o jovem Nietzsche e Schopenhauer
Resumo O presente ensaio tem como objetivo mostrar consequências teóricas de uma tensão latente entre a noção de tragédia no Nietzsche d’O nascimento da tragédia e a compreensão schopenhaueriana da música. Tal tensão se dá não apenas no âmbito de interpretações estéticas das referidas artes por parte dos filósofos mencionados, mas demonstr
Cad. Nietzsche. Publicado em: 30/09/2019
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7. Sócrates e a autossupressão do socratismo em O nascimento da tragédia
Resumo O presente artigo discute o estatuto da figura de Sócrates em O nascimento da tragédia. Partindo da hipótese de que é insuficiente tratar de Sócrates apenas como antípoda de Nietzsche, como quer boa parte da fortuna crítica, desenvolvo a tese de que Sócrates é bem mais uma espécie de lente de aumento, a partir da qual o pensador analisa a or
Cad. Nietzsche. Publicado em: 16/05/2019
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8. O “jovem” Vygótski: inéditos sobre arte e o papel da criação artística no desenvolvimento infantil
Resumo O artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa acerca da produção de L. S. Vygótski até 1923, isto é, antes de suas publicações mais conhecidas no campo da educação e da psicologia. Trata-se de um vasto conjunto de textos, composto por resenhas teatrais (publicadas em jornais locais de Gomel), incursões em crítica literária, ensa
Educ. Pesqui.. Publicado em: 14/11/2018
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9. Da alma dos artistas e escritores: Coisa humana, demasiadamente humana?
Resumo: O artigo discute a hipótese de Paolo D’Iorio e Olivier Ponton, segundo a qual Humano, demasiado humano deve ser considerado o livro que instaura efetivamente a obra de Nietzsche. A chamada “fase wagneriana”, simbolizada por O nascimento da tragédia, deveria ser colocada em suspenso, por se tratar de um momento hesitante e sem continuidade.
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-08
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10. Poesia e linguagem na primeira recepção de Nietzsche dos escritos de August Wilhelm Schlegel
Resumo: Em 1863, último ano de seus estudos na célebre escola Pforta, Nietzsche leu as Lições sobre belas-letras e arte e o ensaio Bürger, de A.W. Schlegel, tendo elaborado anotações sobre ambos os textos. A partir de tais leituras, teve acesso a uma detalhada exposição da teoria romântica, no que diz respeito às questões da arte e da linguagem,
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-08
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11. Aproximações entre Nietzsche e Adorno acerca da massificação da cultura e da vida administrada
Resumo: Pretendemos pensar as relações entre arte e sociedade, tendo sempre em mente a tensão irredutível entre a autonomia e a heteronomia de uma em relação a outra. Para tanto, traçaremos uma análise dos argumentos principais a respeito dessa relação dialética, em dois momentos distintos da reflexão filosófica sobre o tema. Em um primeiro mome
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2017-07
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12. Canção popular e música dionisíaca em Nietzsche
Resumo O artigo pretende analisar a relação entre canção popular e música dionisíaca, partindo das considerações metafísicas e musicológicas de Nietzsche em O nascimento da tragédia. Trata-se de apresentar os argumentos de Nietzsche no que tange à importância da canção popular no desenvolvimento das artes gregas que culminariam na tragédia. M
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-04