Nicomachean Ethics
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. BOA DELIBERAÇÃO (EUBOULÍA) E O PROBLEMA DA MORALIDADE DOS MEIOS EM ARISTÓTELES
RESUMO O escopo da pesquisa é a análise de 1142b 17-28 da “Ética Nicomaqueia”, trecho em que Aristóteles disserta sobre a correção (orthotes), tendo em vista que a boa deliberação (euboulía) é uma espécie de correção. A passagem não é clara e sugere que: i) na boa deliberação, a moralidade restringe-se aos fins, cabendo aos meios apenas
Kriterion. Publicado em: 10/01/2020
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2. Um estudo sobre a concepção de eudaimonia na Ética Nicomaquéia / Aristotle`s conception of eudaimonia in Nicomachean
In I.7.1098b16-18 Aristotle states that eudaimonia is the "activity of soul in accordance with excellence (and, if there is more excellences than one, in accordance with the best and most complete". However this statement is vague and raises more questions than it clarifies. What virtue was Aristotle talking about? What would he like to refer to by saying "t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2012
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3. A eudaimonía e a conexão das virtudes na Ética a Nicômaco. / The connection of the virtues and eudaimonia in the Nicomachean Ethics.
O objetivo dessa dissertação é discutir alguns conceitos que dizem respeito ao estatuto da eudaimonía, tendo como pressuposto que o texto da Ética a Nicômaco possa por si só esclarecer como ela é entendida por Aristóteles. Na minha hipótese, as discussões metodológicas estabelecidas no livro I servem como orientações suficientes para esclarecer
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
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4. A amizade na Ética a Nicômaco / FRIENDSHIP IN Nicomachean Ethics
This work aims to interpret the concept of friendship (philia) developed by Aristotle in the Books VIII and IX of the Nicomachea Ethics. The intention of NE is to reflect on the purpose of political and ethical science that is happiness (eudaimonia), or highest good, identified through the virtues experience. According to Aristotle, in life, no one can be ha
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/12/2010
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5. A insaciável sede de saber na Comédia de Dante: algumas relações com a incontinência aristotélica / The insatiable appetite for wisdom in Dantes Comedy: some relations with Aristotles intemperance
This research compares Ciacco, the glutton character punished in the third ditch in Inferno in Dantes Comedy, with Ulysses, the Greek hero who was brought from Ancient Western Literature to the Middle Ages and condemned also in Inferno for his fraud crimes. This comparison is drawn through the analysis of the eating intemperance transgression, described by t
Publicado em: 2010
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6. As relações entre ética, política e direito em Aristóteles
O presente trabalho pretende estudar as relações entre a ética, a política e o direito em Aristóteles. Primeiramente, tentar-se-á dar uma ordem interna a cada tema, conforme a teoria das causas, isto é, as quatro causas aristotélicas. Depois de identificadas as causas da ética, da política e do direito, através da análise das causas de seus objet
Publicado em: 2008
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7. HERMENEUTICS AND PRAXIS IN GADAMER / HERMENÊUTICA E PRÁXIS EM GADAMER
Gadamer s claim of a practical character involved in philosophical hermeneutics is based, to a large extent, on a rereading of Aristotle s practical philosophy - having as a main reference, the sixth book of the Nicomachean Ethics - strongly influenced by Heidegger s ontological reading of Aristotle. The reappropriation of Aristotelian concepts, mainly, of p
Publicado em: 2007
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8. FINS E MEIOS: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PHRONESIS NA ÉTICA NICOMAQUÉIA / ENDS AND MEANS: A DISCUSSION CONCERNING PHRONESIS IN THE NICOMACHEAN ETHICS
O presente trabalho visa a apresentar a discussão sobre a natureza e o objeto da phronesis na Ética Nicomaquéia de Aristóteles, tomando como ponto de partida o célebre debate ocorrido na França há cerca de quarenta anos: nas ações humanas, a phronesis é essencialmente conhecimento dos meios para realizar os fins desejados, ou, ao contrário, é ess
Publicado em: 2005