Neoclassicismo
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13. A cidade de São Paulo e a era dos melhoramentos materiaes: Obras públicas e arquitetura vistas por meio de fotografias de autoria de Militão Augusto de Azevedo, datadas do período 1862-1863
Tomadas entre os anos de 1862 e 1863, as primeiras fotos paulistanas de autoria de Militão Augusto de Azevedo são sempre evocadas por documentarem a vetustez, a precariedade e a letargia da cidade de São Paulo dos meados do século XIX. Nossa interpretação, no entanto, baseada na leitura de fontes primárias da época, propõe um sentido substancialment
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2007-06
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14. 4. O lado B do neoclassicismo Luso-Brasileiro: patriotismo e poesia no “poderoso império”
Parte do livro:Iluminismo e Império no Brasil: O Patriota (1813-1814)
Autor(es): Alcides, Sérgio
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2007
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15. Sonatina nº 2 de Hector Tosar : uma visão histórica e analítica
Este estudo focaliza, sob os aspectos históricos e analíticos, a ‘Sonatina n° 2’ de Héctor Tosar (1923-2002). Trata-se de uma obra representativa do neoclassicismo musical da década de 1950, escrita por um compositor latino-americano com formação em seu país, o Uruguai e no exterior. A análise tem como referencial teórico os pressupostos do pr�
Publicado em: 2007
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16. Nos caminhos da Luz, antigos palacetes da elite paulistana
O presente artigo dedica-se a recuperar a memória de antigos palacetes erguidos nas proximidades da Estação da Luz a partir do início da segunda metade do século XIX. Foi por essa época que a região se tornou o primeiro bairro residencial de elite da cidade de São Paulo, concentrando palacetes que expressaram elaborações locais de vertentes do Neoc
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2005-06
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17. As sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro: aspectos técnico-violinísticos e estilísticos
Este estudo trata da relação entre as cinco sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro e as fases estilísticas do compositor, com ênfase na parte do violino. A metodologia consistiu em abordar as fases estéticas do compositor, os materiais técnico-violinísticos, bem como a análise dos aspectos formais (de cada movimento) das cinco sonatas. As s
Publicado em: 2005
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18. DIÁLOGOS SILENCIOSOS: ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA E TRADIÇÃO CLÁSSICA / SILENT DIALOGUES: MODERN BRAZILIAN ARCHITECTURE AND THE CLASSICAL TRADITION
O Movimento Moderno da arquitetura afirmou-se nas primeiras décadas do século XX como proposta de ruptura radical com o passado, desejando instaurar uma nova estética afinada com o espírito da era industrial. Sem desconsiderar as profundas transformações que a nova linguagem operou na arquitetura, este trabalho busca investigar os possíveis diálogos
Publicado em: 2004
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19. Debret, a pintura de historia e as ilustrações de corte da "Viagem pitoresca e historica ao Brasil"
Tbis dissertation is concemed to the study of bistorical painting and of images representing the cotidian tife of the portuguese court during the kingdom of D. João VI and D. Pedro I, present in the album "Voyage Pittoresque and Historique au Brésil" , from the historical painter and also member of the French Artistic Mission of 1816, the french Jean-Bapti
Publicado em: 2001
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20. A musa desnuda e o poeta timido : o petrarquismo cortesão na arcadia brasileira
Não informado
Publicado em: 2000
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21. O mito de psique em 1800 : um catalogo iconografico
Não informado
Publicado em: 1999
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22. Da rosa do povo a rosa das trevas : classicismo, melancolia e cosmovisão tragica na lirica de Drummond (1948-1951)
A presente tese ocupa-se do exame específico da guinada classicizante operada na lírica de Carlos Drummond de Andrade no pós-guerra, prenunciada pela antologia de 1948, intitulada NovosPoemas e configurada plenamente em Claro Enigma (1951). O alcance dessa guinada foi e tem sido objeto de polarização da crítica, que, frequentemente, tendeu a uma apreci
Publicado em: 1999