Narrativas Interativas
Mostrando 13-24 de 30 artigos, teses e dissertações.
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13. Narrativa interativa e psicanálise
Desde sua origem a Psicanálise tem se ocupado das narrativas de pacientes que tecem suas vidas em histórias, reconhecendo nesse gênero expressivo da dramática humana a fonte de suas investigações. Além disso, os psicanalistas têm feito uso de narrativas transferenciais a fim de comunicar suas experiências clínicas à comunidade científica, contrib
Psicologia em Estudo. Publicado em: 2011-03
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14. Narrativas interativas na investigação do imaginário coletivo de enfermeiras obstétricas sobre o cuidado materno
A partir de nossa experiência clínica com gestantes e mães, interrogamo-nos sobre a possibilidade de que parte do sofrimento materno pudesse estar associado à falta ou insuficiência de suporte familiar e social. Intrigadas com o lugar que a maternidade ocupa hoje em nossa sociedade, propusemo-nos a investigar o imaginário coletivo de enfermeiras obsté
Psicologia & Sociedade. Publicado em: 2011
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15. Uma reflexão socioantropológica sobre o corpo na menopausa / A sociological anthropological reflection on the body in the menopause
Este estudo analisou a construção da visão do corpo feminino na menopausa em um segmento da mídia, Menospausa - o site da Mulher Madura, bem como o conceito climatério/menopausa elaborado pela biomedicina, além das representações sociais e relatos de experiências nelecontidos. Comumente os meios de comunicação veiculam informações que privilegia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2010
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16. TV digital interativa brasileira: Um estudo sobre as possibilidades da narrativa na TV digital interativa brasileira: considerando o SBTVD-T (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre)
This research relates the concept of Interactive Digital TV, in its aspects technicalcomputing, linking them with new forms of expression of content in order to allow the production of new genres, sub-genres of narrative in television products. It shows that television, from computational systems, becomes from a connected device to a transmission system in a
Publicado em: 2010
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17. Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral
Esse artigo propõe uma reflexão sobre a constituição processual de produções linguístico-discursivas de uma criança com paralisia cerebral, à luz de situações interativas. Apresenta o método clínico-qualitativo como forma de investigação e intervenção linguístico-discursiva, privilegiando a interação socioverbal e a relação intersubjeti
Psicologia em Estudo. Publicado em: 2009-12
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18. Narrativas interativas no audiovisual: a lÃgica do banco de dados no documentÃrio
As narrativas interativas se constituem como um dos principais vetores de desenvolvimento do audiovisual. O processo de convergÃncia de mÃdias, ocasionado pela digitalizaÃÃo de som e imagem, transformou os modos de produÃÃo e consumo do audiovisual, delineando o surgimento de formas narrativas baseadas na interatividade, entendida como a possibilidade
Publicado em: 2009
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19. Avatares no Second Life: corpo e movimento na constituição da noção de pessa on-line
Esta dissertação configura-se como uma busca interpretativa da constituição do "ser" on-line. Pretende-se revelar de que forma corpo e movimento, consolidados objetos de intervenção pedagógica da Educação Física, são problematizados no ciberespaço, em especial no jogo de computador Second Life. Trata-se de um percurso que busca colaborar para uma
Publicado em: 2009
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20. Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes
Apresentam-se, nesse texto, os referenciais teórico-metodológicos e resultados iniciais de uma pesquisa-intervenção sobre processos formativos de mentoras e de professoras iniciantes. A formação das iniciantes pelas mentoras ocorre no Programa de Mentoria do Portal dos Professores da UFSCar (www.portaldosprofessores.ufscar.br) e a formação das mentor
Educação e Pesquisa. Publicado em: 2008-04
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21. Do lets play RPG?: dialogs with the literature, the reader and authorship / Vamos jogar RPG?: diálogos com a literatura, o leitor e a autoria
O presente trabalho é resultado da investigação envolvendo Roleplaying game, literatura e sociedade. As estruturas ficcionais e as formas do conto maravilhoso, presentes nas narrativas interativas, propiciam um resgate e reatualização da produção contemporânea na perspectiva da criação coletiva do enredo e na elaboração das personagens no fluxo d
Publicado em: 2008
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22. Rede de conversação virtual : engendramento coletivo-singular na formação de professores
Esta tese buscou conhecer como os professores reconfiguram saberes e práticas em uma rede de conversação. A rede de conversação é composta pelos participantes do Projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica – ESCUNA. O projeto ESCUNA é uma parceria entre a Fundação
Publicado em: 2008
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23. Agentes verossímeis: uma investigação sobre a construção dos personagens autônomos nos videogames
A partir do universo dos games de personagem e games de simulação, a pesquisa em curso pretende descrever a narrativa nos games como uma simulação imersiva, a ser experimentada pelo interator através de seu percurso pelo espaço virtual do game no papel de um personagem e de sua interação com personagens autônomos, operados pelo software. Levamos adi
Publicado em: 2008
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24. Jogos e prazeres: uma pesquisa em infocentros de São Paulo / Jogos e prazeres: uma pesquisa em infocentros de São Paulo
As tecnologias digitais têm permitido a construção de universos visuais, sonoros e textuais abrindo, através dos jogos eletrônicos, novas possibilidades de experimentação e construção de narrativas interativas. Nesta pesquisa procuramos buscar um entendimento mais amplo sobre como as características inerentes às narrativas digitais interativas e a
Publicado em: 2007