Narrativa Mocambicana
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. A condição feminina em Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane.
O objetivo do estudo é analisar o romance Balada de amor ao vento, mostrando que o tema da condição feminina leva Paulina Chiziane a inaugurar uma nova categoria de balada no feminino: a balada em prosa poética. Esta categoria de balada traz, da poesia para a narrativa, elementos estéticos que, no romance em tela da escritora moçambicana, funcionam com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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2. Novas insólitas veredas: leitura de A varanda do frangipani, de Mia Couto, pelas sendas do fantástico / New uncanny paths: reading from under the frangipani, by Mia Couto, for the paths of the fantastic
A presente pesquisa percorre os interiores de uma fortaleza colonial, cenário de A varanda do frangipani, do escritor moçambicano Mia Couto. Nessa obra, o autor estabelece com o leitor um pacto ficcional (ECO, 1994) e o convida a iluminar-se com as diversas micro-narrativas que traçam um paralelo entre o ontem e o hoje de uma varanda que protege e aprisio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012
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3. A consciência da subalternidade: trajetória da personagem Rami em Niketche de Paulina Chiziane / The awareness of inferiority: the trajectory of the character Rami in Niketche by Paulina Chiziane
O nosso projeto de Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, com ênfase na literatura moçambicana, surgiu de uma constatação do quotidiano de mulheres africanas em geral. Decidimos trabalhar, no caso da nossa dissertação, a questão da trajetória da personagem Rami no romance Niketche: uma história de poligamia, para encara
Publicado em: 2010
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4. Nas entrelinhas do espaço: o grotesco e o sagrado em Terra sonâmbula, de Mia Couto
O tema desta dissertação é o espaço do grotesco e do sagrado no livro Terra Sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto. A escolha de tal temática deve-se à proeminência que esta categoria teórica tem assumido nos últimos anos, e principalmente em decorrência das várias possibilidades de leitura deste romance no contexto das literaturas africanas
Publicado em: 2010
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5. Subjetividades femininas: mulheres negras sob o olhar de Carolina Maria de Jesus, Maria Conceição Evaristo e Paulina Chiziane
Esta dissertação procurou refletir sobre o sujeito feminino nas obras das seguintes autoras: Quarto de despejo: diário de uma favelada, publicado em 1960, da mineira Carolina Maria de Jesus, Ponciá Vicêncio, publicado em 2003, da também mineira Maria Conceição Evaristo Brito, e Niketche: uma história de poligamia, publicado em 2004, da sul moçambic
Publicado em: 2008
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6. O inconsciente teorico : investigando estrategias interpretativas de Terra Sonambula, de Mia Couto / Theoretical unconscious : studying critical readings of Terra sonambula, by Mia Couto
A presente tese dedica-se ao estudo de alguns dos pressupostos teóricos subjacentes a leituras críticas de obras das chamadas literaturas africanas de língua portuguesa. Na primeira parte da tese, ?Traçando o percurso: em terra sonâmbula?, em que analisamos o romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, duas estratégias de interpretação adquirem destaque:
Publicado em: 2007
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7. HISTORY AND MYTH IN CADA HOMEM É UMA RAÇA, DE MIA COUTO / HISTÓRIA E MITO EM CADA HOMEM É UMA RAÇA, DE MIA COUTO
O objeto deste trabalho são os contos de Cada homem é uma raça, do escritor moçambicano Mia Couto, cuja obra é marcada pela confluência de elementos díspares. Suas narrativas apresentam, de uma parte, um fundo histórico, em que figuram episódios relacionados à independência e à guerra civil moçambicana; de outra parte, ocorre a presença acentua
Publicado em: 2004
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8. Os limites da civilização na escrita do sertão : um estudo das categorias civilização e barbarie em alguns romances brasileiros
A presente tese dedica-se ao estudo de alguns dos pressupostos teóricos subjacentes a leituras críticas de obras das chamadas literaturas africanas de língua portuguesa. Na primeira parte da tese, ?Traçando o percurso: em terra sonâmbula?, em que analisamos o romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, duas estratégias de interpretação adquirem destaque:
Publicado em: 2002