Narrativa Italiana
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. Sergio Moro negacionista? Operação Lava Jato, transparência atualista e negação da política
RESUMO Este artigo desenvolve a hipótese de que a narrativa de Sergio Moro à frente da Operação Lava Jato se movimentou em torno de modalidades de negacionismo, revisionismo e negação. A negação da política é o pressuposto a partir do qual as investigações deveriam se movimentar. Essa narrativa foi produzida entre 2004 e 2020 por uma força “de
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2021-08
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2. Pugilismo e identidade nacional na imprensa italiana em São Paulo: quatro boxeadores nas páginas do Il Pasquino Coloniale (1920-1935)
RESUMO Esta pesquisa se propõe a investigar os discursos sobre o boxe, veiculados pela imprensa em língua italiana de São Paulo, e sua relação com a identidade nacional dos imigrantes italianos entre os anos de 1920 e 1935. Para isso, elege como fonte privilegiada o jornal Il Pasquino Coloniale. A pesquisa em seu acervo permitiu a elaboração de uma na
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2021-04
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3. A Dramaturgia como Fonte para uma História da Iluminação Cênica: Pirandello capocomico iluminador
Resumo: O presente artigo, na proposta de uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna, debruça-se sobre o contexto da cena moderna italiana do início do século XX, utilizando-se da dramaturgia metateatral de Luigi Pirandello como fonte documental para a história do teatro. Assim, trata inicialmente das questões metodológic
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 09/09/2019
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4. Machado de Assis e o cânone ocidental: itinerários de leitura
(1º lugar na categoria Crítica Literária do 59º prêmio Jabuti) A obra, dividida em três partes, observa os mecanismos de diálogo de Machado com o leitor e o crítico, analisa a ironia no tecido retórico da narrativa machadiana e, por fim, revê a relação do escritor carioca com a cultura italiana, aqui representada por exemplos na literatura, história, teatro e ópera. Realizando uma integração de vários processos teóricos e dialogando com a crítica nacional e estrangeira, os capítulos se entrecruzam e dialogam entre si, revisitando os temas principais que contribuíram para a centralidade da obra de Machado de Assis na literatura brasileira.
Autor(es): Salomão, Sonia Netto
EDUERJ. Publicado em: 2019
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5. O universo fantástico de Rodari nas aulas de língua italiana: construindo leitores / Rodaris fantastic universe in Italian language classes: building readers.
Este trabalho é resultado de uma pesquisa, desenvolvida durante cinco meses, direcionada para o ensino de língua estrangeira, neste caso, o italiano, e para as estratégias de leitura utilizadas pelo professor, ao adotar a narrativa fantástica, como recurso de aprendizagem. Como objetivo, buscou-se refletir sobre como o uso do texto literário, em especí
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/02/2012
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6. A construção do olhar: a Viagem à Itália, de Goethe
Investiga-se a Viagem à Itália de Johann Wolfgang von Goethe, obra que narra a viagem à península italiana de 1786 a 1788, publicada em 1816-1817. Contudo, mais do que uma reconstrução de sua viagem através das memórias e diários, a Viagem importa, antes de mais, como uma narrativa da construção de um novo olhar para com a obra de arte, como a con
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2012-07
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7. A investigação do crime em O dia da coruja e A cada um o seu, de Leonardo Sciascia, e em A forma da água e O ladrão de merendas, de Andrea Camilleri / La investigación del crimen en O dia da Coruja y A cada um o seu, de Leonardo Sciascia, y en A forma da água y O ladrão de merendas, de andrea Camilleri
Esta dissertação tem como objetivo analisar e discutir os romances-ensaios O Dia da Coruja e A Cada um o Seu, de Leonardo Sciascia, em perspectiva comparada com as narrativas policiais A Forma da Água e O Ladrão de Merendas, de Andrea Camilleri, no que diz respeito aos traços estilísticos, históricos e temáticos das obras em foco. Na pesquisa, reflet
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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8. Nel deserto di attesa per i Tartari: uno studio del tempo nel romanzo Il deserto dei Tartari di Dino Buzzati / No deserto a esperar pelos Tártaros: um estudo sobre o tempo no romance Il deserto dei Tartari de Dino Buzzati
O presente trabalho propõe um estudo sobre questões de tempo em narrativa no romance Il deserto dei Tartari de Dino Buzzati. Terceiro romance do escritor italiano, publicado em 1940, narra a saga de um oficial de exército que presta serviço a vida inteira em um forte localizado na fronteira norte de seu país que guarda um imenso deserto a sua frente, de
Publicado em: 2009
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9. Trajetórias da narrativa ítalo-brasileira : 'dove è la cuccagna?'
Marcado por fortes tendências para o gênero ensaístico, num intercâmbio constante e instável entre Ficção, História e Experiência Pessoal, o presente estudo tem por base os romances Os Malavoglia (Giovanni Verga), Pai patrão (Gavino Ledda), Vita e Stória de Nanetto Pipetta (Aquiles Bernardi), O quatrilho, A cocanha e A babilônia (José Clemente P
Publicado em: 2009
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10. Sessanta racconti: the surrealist aesthetics in Dino Buzzatis tales / Sessanta Racconti: aspectos do Surrealismo em contos de Dino Buzzati.
The aim of the present dissertation was to study the tales in the book Sessanta Racconti (1958) to analyze the relation between authors style within the surrealist aesthetics. We tried to identify similarities, transposition or review, through the study of specific surrealistic elements (objective hazard, black humour, dream, marvelous and fantastic) that wa
Publicado em: 2008
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11. Zeno Cosini, uma identidade possível? / Zeno Cosini, a possible identity?
Publicado no ano de 1923, o romance A consciência de Zeno é importante por instaurar uma narrativa que traz em seu cerne a modernidade que rompe e transgride os cânones do modelo literário. O homem retratado por ela será marcado por frustrações, rodeado pelo vazio, atormentado pela angústia de viver. Assim nos é apresentado o narrador Zeno Cosini, c
Publicado em: 2008
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12. Antinarratividade e metafísica negativa na obra crítica e literária de Giorgio Manganelli
Esta tese analisa a obra literária e crítica do escritor italiano Giorgio Manganelli a partir de duas noções-chave: antinarrativa e metafísica negativa. Com o termo antinarrativa designam-se os procedimentos de construção textual que buscam evitar a linearidade e a teleologia do pensamento nas obras ficcionais. Pelo predomínio de figuras como o parad
Publicado em: 2008