Nao Ficcao
Mostrando 1-12 de 383 artigos, teses e dissertações.
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1. Le mort hante le vif. A questão da ficção e o lugar do sujeito na literatura de Annie Ernaux
Resumo Annie Ernaux vem ganhando um destaque cada vez maior na paisagem editorial brasileira, sobretudo após o Nobel de Literatura 2022 e as recentes traduções de cinco de seus livros pela editora Fósforo. Pretendo explorar, neste ensaio, o lugar aparentemente contraditório que a ficção ocupa em sua obra: em uma série de entrevistas (ERNAUX, 2011), a
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2023
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2. Entre ficção e crítica: Abdellah Taïa leitor do orientalismo de André Gide
RESUMO: Propõe-se, neste artigo, uma leitura do complexo entrelaçamento de ficção, história, crítica literária, filosofia política e interseccionalidade, urdido na metaficção “Aquele que é digno de ser amado” (2017), de Abdellah Taïa, como forma de apropriação da obra de André Gide. Debate-se a releitura culturalista, efetuada pelo romance
Gragoatá. Publicado em: 2022
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3. DESCRIÇÃO: EFEITO DE REAL OU EFEITO DE IGUALDADE? UM DIÁLOGO DE RANCIÈRE COM (E CONTRA) BARTHES **
RESUMO Em “O fio perdido: ensaios sobre a ficção moderna”, Jacques Rancière criticará Roland Barthes, afirmando que sua interpretação do livro “Um coração simples”, de Gustave Flaubert, teria se mostrado incapaz de perceber a política da escrita da literatura romanesca. Para Thomas Clerc, leitor de Barthes, Rancière teria se deixado confund
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2022
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4. TESSITURAS DAS PAISAGENS MINEIRAS NO PROGRAMA FILME EM MINAS: DESAFIOS PARA O TURISMO CINEMATOGRÁFICO
RESUMO: A sinergia entre o turismo e o setor audiovisual é o foco de estudos sobre o “turismo cinematográfico”. Além dos materiais publicitários convencionais, filmes de ficção ou documentários também podem contribuir para divulgar os locais retratados. Isso se deve, sobretudo, às paisagens representadas nas telas: elas constituem um atrativo tu
Tur., Visão e Ação. Publicado em: 2021-08
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5. SHIRLEY JACKSON, KAZUO ISHIGURO E O PÚBLICO LEITOR GEEK: ASPECTOS CONDICIONANTES DE MARCAS DE ORALIDADE EM TRADUÇÕES DE FICÇÃO DE GÊNERO E DE FICÇÃO LITERÁRIA
RESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa sobre marcas de oralidade em um romance de ficção de gênero, A assombração da casa da colina, de Shirley Jackson (traduzido por Débora Landsberg), e em um romance de ficção literária, Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro (traduzido por Beth Vieira), ambos publicados pelo Grupo Editorial Companhia das L
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2021-05
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6. MERCANTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM NO CAPITALISMO RECENTE: DIVERSIDADES E MOBILIDADES
RESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa sobre marcas de oralidade em um romance de ficção de gênero, A assombração da casa da colina, de Shirley Jackson (traduzido por Débora Landsberg), e em um romance de ficção literária, Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro (traduzido por Beth Vieira), ambos publicados pelo Grupo Editorial Companhia das L
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2021-05
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7. O ego como ficção útil: o caso da Sra. J.
Resumo: A partir de um caso clínico, propomos a seguinte hipótese: na prática clínica, a descentração do ego em Lacan não é nem demolir o ego, nem muito menos elogiá-lo, mas delimitá-lo conceitualmente. Tudo isso será discutido analisando o caso de uma mulher, à luz de alguns aspectos fundamentais do seminário II, juntamente com outras referênc
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2021-04
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8. “Isto não é um filme” de Jafar Panahi: a denúncia contra censura pela metanarrativa
Resumo O artigo discute a estética do cinema de Jafar Panahi que, proibido de fazer filmes, adota a metanarrativa como estratégia de linguagem e de denúncia do sistema político. Objetiva-se, assim, refletir sobre o cinema que radicaliza o tensionamento das fronteiras entre ficção e não ficção, tanto como forma de denunciar a injustiça da qual o aut
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-04
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9. ESCREVER A CLÍNICA / CONSTRUIR O CASO: O QUE SE INSCREVE NUMA ANÁLISE?
RESUMO: O texto que segue aborda a escrita do caso clínico, uma das formas de transmissão em psicanálise, traçada a partir da experiência de tratamento, quer dizer, do que se desenrolou na fala sob transferência. Nesse percurso, que passa do oral (narrativo) ao escrito (conceitual), evocou-se o conceito freudiano de construção (Konstruktion), que imp
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2021-04
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10. Deus salve a rainha e evite engarrafamentos: textos de jornalismo cultural
“Muito se fala em “jornalismo literário”, como se a segunda condição tornasse a primeira mais nobre, e como se a primeira ajudasse a segunda a se tornar mais “popular”, coloquial. Não parece algo que tire o sono de Ademir Assunção: ele não concebe a escrita a partir de um cânone, de uma idealização, de uma vontade externa, mas de sua própria inquietação. Ele também não teme a verdade — e ele a busca em qualquer lugar, seja no morro com Bezerra da Silva, seja caminhando pelas ruas de Porto Alegre a bordo de Mário Quintana. Ademir também escreve ficção, e os pressupostos — não as ferramentas — são parecidos com os de seu jornalismo. Em janeiro de 2004, com Adorável criatura Frankenstein, esculachava os ritos de legitimação de ídolos, marqueteiros, intelectuais e modelos-atrizes-apresentadoras do circo midiático brasileiro. Ele parece crer que a literatura (e também o jornalismo) age no mundo, muda o mundo e não está aí para fixar ou cristalizar as convicções, mas para sacudi-las, abalá-las, estremecer a árvore dos fetiches. O poeta beatnik Gary Snyder disse, certa vez, que a poesia é como um grande corvo sentado num fio de alta tensão, entre dois postes. “Ninguém presta atenção nela, mas ela vê tudo.” O jornalismo cultural praticado pelo Ademir é como aquele corvo do Snyder. Está lá, em todos os fios, com seu olhar escrutador. Os farsantes vão ficando pelos meios fios. Assunção vai enchendo todos os fios.”
Autor(es): Assunção, Ademir
Editora UnB. Publicado em: 2021
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11. FICÇÃO ONÍVORA: O ROMANCE BRASILEIRO DO AGORA
Resumo: Em uma tradição periférica, marcada por atrasos estéticos, o a produção romanesca no Brasil usa o conceito de apropriação, não de códigos de grandes autores específicos. Ela utiliza elementos de vários gêneros narrativos, desfazendo os limites entre eles. Tal prática dá ao romance contemporâneo brasileiro um status de síntese da narr
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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12. A psicopatologia da pandemia: literatura, ciência, política
O contexto da atual pandemia tanto nos remete a pestes e pragas do passado quanto nos interroga acerca das possíveis transformações sociais que serão - ou não - produzidas. Encontramos na história da literatura ocidental diversos testemunhos do impacto desses flagelos vividos pela humanidade na forma de narrativas ficcionais. Nessas, a forma metafóric
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2020-09