Musical Identities
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. A construção social do professor de música
RESUMO O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o cu
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
-
2. Representações sociais de música em processos de educação musical formal e não formal de uma escola de educação básica / Social representations of music in formal and non formal processes of music education in a Basic Education school
Esta dissertação tem como objetivo geral compreender como as representações sociais de música que permeiam as relações sociais de uma escola de educação básica de um município do interior do Estado de Santa Catarina se relacionam com as práticas formais e não formais do ensino de música nela desenvolvidas. Os objetivos específicos buscaram com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
3. Estratégias de Comunicação e Ativismo Feminino na Esfera Pública Midiática: Estudo sobre a participação de jovens negras no hip-hop, a construção de identidades e sua presença na internet. / Communication Strategies and Female Activism in the Sphere Public Media: Study on the participation of young black women in Hip-Hop, th construction of identities and their presence on the Internet.
Estudo sobre as experiências vividas por mulheres negras que participam do movimento cultural hip-hop. Em particular, buscou-se discutir sobre a organização dos arranjos interativos e as relações de pertencimento, presença e empoderamento, tendo como elo a produção musical e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).Desvendar as implicaç
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
-
4. O rap e o funk na socialização de jovens : um estudo de caso / Rap and funk in the socialization of young people - a case study
A presente pesquisa tem como foco o estudo da música como meio de expressão e socialização de jovens com idades entre 10 e 14 anos que freqüentam o SASE (Serviço de Apoio Sócio-educativo) no turno inverso da escola. Esse espaço educativo está situado na zona Leste de Porto Alegre. Os jovens que usufruem desse serviço são considerados jovens que vi
Publicado em: 2011
-
5. MUSIC FOR THE EARS, FAITH FOR THE SOUL, TRANSFORMATION FOR THE LIFE: MUSIC, FAITH AND CONSTRUCTION OF NEW IDENTITIES IN THE PRISION / MÚSICA PARA OS OUVIDOS, FÉ PARA A ALMA, TRANSFORMAÇÃO PARA A VIDA: MÚSICA, FÉ E CONSTRUÇÃO DE NOVAS IDENTIDADES NA PRISÃO
O presente estudo orientado por um processo reflexivo, mostra a possibilidade de construção de novas identidades através do envolvimento com a música e a religião. Como referência destaca a trajetória da Banda Gospel Javé, formada ainda na prisão e hoje composta por egressos do sistema prisional. Após o cumprimento da pena seus integrantes continua
Publicado em: 2009
-
6. "Truce um triângulo no matulão [...] xote, maracatu e baião": a musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da "identidade" nordestina
The discussion about the Northeast and the political division of the country regionalization take part in the pathways institutors of history dynamics as a debate that goes beyond all discourses and power circles present in academic, politic, artistic, and literary points of view. This context has provided the structural elements of what can be called the in
Publicado em: 2009
-
7. A PRESENÇA DE JEAN FRANÇOIS DOULIEZ NA MÚSICA EM GOIÁS / The presence de Jean François Douliez in music in Goiás
This thesis focuses on the life trajectory of the Belgian conductor Jean François Douliez, specifically the period in which he lived in Goiania, where, identifying himself with the cultural and musical needs, he served in a competent and multifaceted way, as an educator, arranger, composer, conductor and interpreter. Based on documents obtained in public an
Publicado em: 2008
-
8. Música e imagem: o movimento punk e seus desdobramentos - década de 1990
The Social Sciences dedicate attention on studying the youth as a new bias on the construction of identities (Hall, 1999) in different formats and as a continuous process that occurs at a daily manner. The present work tends to understand and punctuate specific points on the modification of musical genders on a historical and bibliographic way, with a profou
Publicado em: 2008
-
9. Música que vem do coração: emos, identidades, cultura juvenil &sociabilidade digital / Music from the heart: emos identities: youth culture &sociability
A dissertação trata de recente fenômeno juvenil urbano marcado pela identificação com um estilo musical chamado emo; os jovens que fazem parte dessa cultura juvenil se consideram mais emotivos que as outras pessoas em geral. Os emos caracterizam se também pela negação, tanto de uma identidade de grupo quanto da associação estigmatizada com um estil
Publicado em: 2008
-
10. O fenÃmeno pÃs-mangue na cena musical pernambucana
Post-Mangue constitutes a socio-cultural musical genuinely contemporary phenomenon , in which predominates an independent musical production. The bands rehearsal, recording, burning, reproduction and release of their CDs and DVDs are made feasible by their own resources and by public cultural incentives. Some local events, such as Abril Pro Rock, RecBeat, Co
Publicado em: 2008
-
11. Cenários modernos e pós-modernos no Brasil : juventude, política e rock and roll
Among the main motivations of this research there is the fact that in less than a decade the image (and probably the self-image) of the city of Goiânia had suffered a radical transformation. The year of 1995 can be considered as a mark of this change and two facts that had occurred in the city were its triggers. The first one refers to the attempt of the ma
Publicado em: 2008
-
12. Coral Cariúnas: identidade, significado e performance
The purpose of this study was to investigate the role of the experiences lived by the Cariúnas Choir in its choral singers identities. This Choir belongs to the social project Cariúnas, implanted by Sociedade Artística Mirim of Belo Horizonte, who works with activities of music and dancing. This qualitative study described and analyzed the understanding o
Publicado em: 2007