Musical Band
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
-
1. First suite for military band in E bemol op. 28 nº 1 de Gustav Holst, um estudo interpretativo / Gustav Holst s first suite for military band in E bemol op. 28 nº 1, an interpretative study
O presente estudo tem por objetivo principal a apresentação de aspectos interpretativos concernentes ao preparo, pelo regente, da First Suite in Eb op. 28 No. 1 de Gustav Holst, através de um processo que inclui: contextualização histórica da obra e do compositor, análise musical e propostas interpretativas. No primeiro capítulo é apresentada a evol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
2. O mestre de Filarmônica da Bahia: um educador musical.
The subject of this work is the pedagogic practice of the masters of the bands of the Bahia State, Brazil. These masters, main figures of this pedagogy, developed music education didactic that makes possible to adapt the music training to the individuality of each apprentice. The major part of this process of learning takes place with the veteran musicians a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/02/2011
-
3. Rapsódia Paraense para Big Band: uma reelaboração de gêneros do Pará.
Este trabalho consiste em um memorial da obra Rapsódia Paraense, a qual foi concebida a partir de cinco gêneros musicais paraenses: carimbó, siriá, retumbão, samba de cacete e lundu marajoara; escolhidos como material pré-composicional, sendo que cada qual foi empregado dentro da obra como tema central de cada seção com o objetivo de sintetizá-los e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2010
-
4. Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical / Touching the repertoire curricular: bands of music and musical formation
O presente trabalho procura entender o processo curricular existente com base nas influÃncias que o repertÃrio exerce na educaÃÃo musical das bandas de mÃsica do Cearà e que aprendizagens surgem desses currÃculos. O estudo foi realizado com a Banda de MÃsica Padre Assis Portela, do MunicÃpio cearense de Beberibe, situado na RegiÃo Litoral-Leste do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2010
-
5. A influência do Jazz: a swing era na música orquestral de concerto brasileira no período de 1935-1965. / A influência do Jazz: a swing era na música orquestral de concerto brasileira no período de 1935-1965.
Este trabalho tem como objetivo investigar a influência das Big Bands (Jazz Orquestra) na música brasileira de concerto para orquestra entre 1935 a 1965, período de existência das Big Bands antes do movimento de revitalização (Revival) destas. Através da análise dos traços rítmicos, harmônicos, instrumentais e principalmente orquestrais, com difer
Publicado em: 2010
-
6. A banda de um homem só : estudo organólogico da flauta e tambor / The one man band : an organological study of the pipe and tabor
Neste estudo, o duo formado pela flauta e tambor tocados pela mesma pessoa, conhecido também como tamboril, é abordado morfológica e historicamente em sua trajetória e situação atual na Europa e América Latina. Discute-se aspectos relativos à sua acústica, aos seus usos sócio-musicais e à sua representação na iconografia. Realiza-se também um l
Publicado em: 2010
-
7. A batucada da Nene de Vila Matilde : formação e transformação de uma bateria de escola de samba paulistana / Batucada of Nene de Vila Matilde : appearing and developing of a bateria de escola de samba of São Paulo, Brazil
The percussion band (bateria) of a samba school is the group responsible for the rhythm-musical development of this type of carnival community. To a certain extent, it contributes for the definition of the school identity, driving the parade on by playing rhythm patterns executed by sets of ten percussion instruments, associated in different groups. Moreover
Publicado em: 2009
-
8. Music band, Italian immigration and musical education : the corpo musicale "Umberto I" from Serra Negra, a country locality with strong Italian presence / Bandas de musica, imigração italiana e educação musical : o corpo musicale "Umberto I" de Serra Negra, uma localidade interiorana com forte presença italiana
A pesquisa reconstrói o papel das bandas de música na vida social brasileira através da análise de uma bibliografia acadêmica produzida em vários locais do Brasil. O foco principal, entretanto, foi reconstruir a origem de uma banda de música, formada em 1898 por imigrantes italianos no interior paulista: o Corpo Musicale "Umberto I" da cidade de Serra
Publicado em: 2009
-
9. Tamba Trio : a historic trajectory of the hand and their wors recorded through 1962-1964 / Tamba Trio : a trajetoria historica do grupo e analise de obras gravadas entre 1962-1964
The Tamba Trio was a band that appeared in Brazil in the late 50s and has a historic trajectory extending over four decades. In the early beginning of 60s it was considered an important representative of Brazilian jazz . This research had the objective of initially rebuild the historic trajectory of the band. After that, focusing on the span of 1962-1964, it
Publicado em: 2009
-
10. A transcrição musical como processo criativo / The musical transcription as a creative process
This dissertation aims at discussing the compositional creative processes involved in the activities of musical transcription, above all on those related to the production of repertoire to symphonic bands. Believing that the transcriptions belong to the universe of artistic re-creation, the argument that runs through this analysis is sustained by a historica
Publicado em: 2008
-
11. Transmissão de saberes musicais na Banda 12 de Dezembro
As bandas de música civis no Brasil, em geral, funcionam como centros de formação musical, que atendem, sobretudo, a comunidade local, possibilitando a transmissão de saberes musicais necessários para a prática da música nesse contexto. A etnomusicologia tem concebido a transmissão como fator determinante para a compreensão do fenômeno musical, ten
Publicado em: 2008
-
12. O fenÃmeno pÃs-mangue na cena musical pernambucana
Post-Mangue constitutes a socio-cultural musical genuinely contemporary phenomenon , in which predominates an independent musical production. The bands rehearsal, recording, burning, reproduction and release of their CDs and DVDs are made feasible by their own resources and by public cultural incentives. Some local events, such as Abril Pro Rock, RecBeat, Co
Publicado em: 2008