Musica Popular
Mostrando 13-24 de 585 artigos, teses e dissertações.
-
13. Os “Viajeros Golondrina”: uma etnografia transnacional da migração chilota em Fuego-Patagônia do Chile e Argentina
Resumo Este artigo apresenta elementos etnográficos sobre a migração transnacional de comunidades chilotas em territórios de Fuego-Patagônia entre 1880-1980. Enfatiza a representação da música, a culinária e a religiosidade popular de Chiloé como uma categoria de análise para compreender as experiências da migração relacionadas com a incorpora�
Mana. Publicado em: 30/05/2019
-
14. A educação estética dos trabalhadores nas páginas do jornal Il Grido del Popolo (Piemonte, Itália, 1892-1905).
RESUMO O artigo foca nas diferentes iniciativas para a educação estética dos trabalhadores do Piemonte entre o final do séc. XIX e os primeiros anos do séc. XX, tendo como fonte privilegiada a série do semanário Il Grido del Popolo, de orientação socialista, publicado pelos trabalhadores tipógrafos daquela região da Itália. No ideário ali expres
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
-
15. Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular
Resumo Este pequeno ensaio é uma discussão sobre os significados da expressão música popular. Nosso ponto de partida provém das constatações de Richard Middleton sobre a polissemia da música popular. No entanto, problematizamos as questões de Middleton quando o cotejamos com a perspectiva dos Estudos Culturais sobre o que se entende por cultura popu
História. Publicado em: 03/12/2018
-
16. Show Opinião: quando a MPB entra em cena (1964-1965)
Resumo Produzido em meados dos anos 1960 por integrantes do extinto CPC da UNE, o Show Opinião pode ser considerado, a um só tempo, síntese e dissonância de aspectos importantes do campo cultural que estiveram em destaque no contexto pré e pós-golpe de 1964. Nesse artigo, nossa intenção é mapear a inserção de elementos da cultura popular, através
História. Publicado em: 03/12/2018
-
17. EM LETRAS E RITMOS: VISÕES DE ESCOLA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO SAMBA BRASILEIRO (1930-1950)
RESUMO: Este artigo analisa o modo como questões ligadas ao analfabetismo, escola, educação e experiência foram tratadas em canções compostas por sambistas brasileiros que se autodenominavam “malandros”. Dialogando com a história social inglesa, particularmente com os trabalhos de E. P. Thompson, considera que este cancioneiro constitui fonte hist
Educ. rev.. Publicado em: 22/10/2018
-
18. O lambadão: rompendo as fronteiras da periferia
Resumo Formas não hegemônicas de produção musical têm surgido em regiões periféricas do Brasil, como é o caso do lambadão, no estado de Mato Grosso. O lambadão é produto de camadas populares que, sem esperar por reconhecimento da indústria cultural, mas em diálogo com ela, lançam mão de artifícios próprios para fazer sua música ecoar. O obj
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 22/10/2018
-
19. O ESPELHO DE MACUNAÍMA: O ENSAIO SOBRE MÚSICA BRASILEIRA PARA ALÉM DO NACIONALISMO
Resumo O artigo propõe um estudo analítico e a contrapelo do Ensaio sobre música brasileira de Mário de Andrade, publicado no final de 1928 e frequentemente considerado peça ideológica exemplar de rotinização de seu projeto nacionalista. Argumenta que o foco sobre a dimensão normativa acabou por cronicamente minimizar, senão eclipsar, a dimensão p
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
-
20. Um triunfo de aprendizes: o som em O massacre da Serra Elétrica
Resumo Filme influente na consolidação de uma estética semidocumental muito popular no cinema de horror contemporâneo, O massacre da serra elétrica (The Texas chain saw massacre, Tobe Hooper, 1974) ganhou status de inovador, com o passar dos anos, por ter antecipado a explosão do subgênero slasher, e por causa da crueza das imagens. No entanto, pouco
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
-
21. Lúcio Rangel comendo “ovos quentes com Noel Rosa”: a invenção de uma historiografia da música popular
RESUMO Durante as décadas de 1950 e 1960 uma geração de jornalistas que vivia na cidade do Rio de Janeiro se preocupou em comentar e analisar de maneira sistemática diversos aspectos da formação da música popular urbana no Brasil. Profundamente interessados no assunto que fazia parte também de suas próprias experiências de vida, eles ultrapassaram
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2018-04
-
22. A produção artística de Tom Zé na década de 1970: considerações sobre o projeto da música “operária” e o disco Estudando o samba
RESUMO Este artigo trata da produção artística do compositor Tom Zé realizada durante o seu período de ostracismo e procura compreender melhor as especificidades de sua atuação e inserção no mercado musical brasileiro. Com base em discursos presentes em matérias publicadas em periódicos, pesquisamos o sentido da ação do compositor baiano ao dese
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
-
23. Catete em ré menor: tensões da música na Primeira República
RESUMO Este artigo trata do imbricamento entre cultura e política nas primeiras décadas da República tomando as disputas em torno da categoria “música popular” como um elemento privilegiado de investigação socioantropológica. Partindo de um episódio bastante conhecido entre os historiadores da música - a “Noite do Corta-jaca”, ocorrida em 26
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-08
-
24. Do brega paraense ao tecnobrega: história e tradição na websérie Sampleados
Resumo O artigo trata da websérie musical Sampleados. A partir da descrição de seus episódios, discutimos possíveis relações entre história e música popular feita no Brasil. A série foi ao ar em 2015 e, indiretamente, nos conta parte da história do brega paraense ao apresentar, em suas narrativas, artistas e canções supostamente importantes para
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08