Musica Popular Brasileira Instrumental
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
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1. O ESPELHO DE MACUNAÍMA: O ENSAIO SOBRE MÚSICA BRASILEIRA PARA ALÉM DO NACIONALISMO
Resumo O artigo propõe um estudo analítico e a contrapelo do Ensaio sobre música brasileira de Mário de Andrade, publicado no final de 1928 e frequentemente considerado peça ideológica exemplar de rotinização de seu projeto nacionalista. Argumenta que o foco sobre a dimensão normativa acabou por cronicamente minimizar, senão eclipsar, a dimensão p
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
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2. Hibridismo na música instrumental do Grupo Medusa: associação de gêneros musicais distintos em Pé no chão
Na década de 1980, o jazz fusion tinha grande repercussão internacional. Baseando-se na mistura das linguagens musicais do jazz com outros gêneros, o estilo incorporava construções harmônicas modais associadas ao uso da tecnologia a favor de uma busca a novos timbres. No Brasil, era visto como símbolo de modernidade e considerado como vanguarda musica
Per musi. Publicado em: 2013-12
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3. Cristal: aspectos do tratamento pianístico no samba de Cesar Camargo Mariano
Estudo sobre aspectos do tratamento pianístico do pianista e compositor Cesar Camargo Mariano em Cristal, registrada no álbum Solo Brasileiro, de 1994. Uma análise da conjunção entre "estruturas musicais afro-brasileiras" (OLIVEIRA PINTO, 2001) e a abordagem textural da escrita pianística revela uma síntese ou estilização da formação instrumental
Per musi. Publicado em: 2013-12
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4. Improvising in popular music : a study of choro, frevo and baião and its relation to música instrumental brasileira (brazilian instrumental music) / Improvisando em música popular : um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a "música instrumental" brasileira
Este trabalho apresenta um levantamento de elementos musicais do choro, do frevo e do baião, três gêneros populares que foram importantes no desenvolvimento da "música instrumental" produzida a partir da década de 1970 no Brasil. Por conseguinte, são apresentadas sugestões para a utilização deste material na prática da improvisação "idiomática".
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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5. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
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6. O cantor Hermeto Pascoal: os instrumentos da voz
Artigo sobre a utilização da voz na música do compositor Hermeto Pascoal, seja cantando, falando, gritando, sussurrando, rezando, tossindo, gargalhando, assobiando, produzindo sons guturais, sozinha ou simultaneamente com instrumentos de sopro, de teclas, com objetos sonoros não convencionais ou, ainda, de outras formas. Ao contemplar a produção vocal
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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7. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
Publicado em: 2010
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8. Othon Salleiro: um barrios brasileiro? Análise da linguagem instrumental do compositor-violonista. (1910 - 1999) / Othon Salleiro: um barrios brasileiro? Análise da linguagem instrumental do compositor-violonista. (1910 - 1999)
This study focuses on the work of guitarist Othon Salleiro (1910- 1999). The purpose of this study is to analyze, recover and provide context for the work produced by the composer from Rio de Janeiro within the scenario of Brazilian popular guitar music. By examining his work, transcribing available recordings and doing a comparative analysis of composer gui
Publicado em: 2008
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9. The Brazilian ten-string guitar of Tião Carreiro / A viola caipira de Tião Carreiro
This work is the result of a research on the musical work of the musician and composer Tião Carreiro (José Dias Nunes, 1934-1993). The main focus was to identify the constituent elements and the characteristics of the style of this artist as a viola (Brazilian ten-string guitar) instrumentalist, considering the viola a recognized instrument as the symbol o
Publicado em: 2008
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10. O nacional e o popular na música de Alexandre Levy: bases de um projeto de modernidade / O nacional e o popular na música de Alexandre Levy: bases de um projeto de modernidade
Este trabalho procura oferecer uma nova narrativa biográfica para o compositor de São Paulo e crítico musical do Correio Paulistano Alexandre Levy (1864-1892). Procurou-se assim atenuar a imagem construída para o compositor pelas obras tradicionais da historiografia musical brasileira, que são marcadas fortemente por uma perspectiva nacionalista. Assumi
Publicado em: 2008
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11. A viola con anima: uma construção simbólica / A viola con anima: uma construção simbólica
The historical researches on the Brazilian violas were limited by textual and iconographical references to the musical instrument and its musical production, particularly from the second half of the 17th century to the beginnings of the 18th, except from a small reference found in Cancioneiro de Músicas Populares by Cesar das Neves, published first in 1893.
Publicado em: 2008
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12. Reminiscências op. 78 de Marlos Nobre: um estudo técnico e interpretativo.
This dissertation is a technical and interpretative study of Reminiscências Op. 78 for solo guitar by Marlos Nobre (1939). Based on stylistics aspects, the dissertation proposes technical and instrumental suggestions to minimize the specific difficulties - interpretative or technical - present in the piece. Information about the composer, his works for guit
Publicado em: 2007