Musica Negra
Mostrando 13-24 de 36 artigos, teses e dissertações.
-
13. Do encontro das águas ao Atlântico negro : organização, difusão de frames e os limites do ativismo transnacional no movimento negro brasileiro
Meu objetivo nesta tese é compreender o processo de transnacionalização do movimento negro brasileiro e as suas consequências para a luta antirracista no Brasil. Em outras palavras, busco compreender como os negros brasileiros se articulam com os negros do mundo para cumprir seus objetivos. Uma vez que hoje a cultura negra global tem sido compreendida a
Publicado em: 02/03/2011
-
14. "A redempção de nossa raça": as comemorações da abolição da escravatura no Brasil
São Paulo, primeiras décadas do século XX. Era comum, nesse período, estratos da população negra saírem às ruas todo ano para comemorar o 13 de Maio - data da abolição da escravatura no Brasil -, por meio de romarias, missas, conferências cívicas, discursos solenes, festivais artístico-culturais, bailes, música, dança e teatro, embalados, na m
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2011-12
-
15. Com uma canção também se luta : o negro nas letras da canção brasileira nos anos 60 e 70
Esta pesquisa trata da representação do negro nas letras de canções brasileiras, enfocando principalmente as décadas de 1960 e 1970. O objetivo principal é mostrar como as constantes identificadas na poesia negra, por Zilá Bernd, a saber: o eu enunciador, a (re)construção da epopeia, a nova ordem simbólica e a reversão de valores, também se aplic
Publicado em: 2011
-
16. Suingueiros do sul do Brasil : uma etnografia musical nos "becos, guetos, bibocas" e bares de dondocas de Porto Alegre
¿Suingueiros do Sul do Brasil¿ tem como objetivo investigar os músicos, as músicas e os principais espaços de performance do suingue em Porto Alegre. Os suingueiros referidos no título são principalmente nove músicos nascidos nas décadas de 1940 e 1950 no estado do Rio Grande do Sul e identificados com a produção musical da comunidade negra distri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
17. O "crioulo Dudu": participação política e identidade negra nas histórias de um músico cantor (1890-1920)
A partir da trajetória, das composições e do repertório musical de Eduardo Sebastião das Neves, conhecido como o "Crioulo Dudu", pretendo discutir as possibilidades de expressão política de um músico negro na Primeira República. Levando em consideração os debates em torno do Atlântico Negro, o crescimento do mercado editorial e da indústria fono
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2010-06
-
18. Entre gingas e cantigas : etnografia da performance do ensaio de promessa de quicumbi entre os morenos de Tavares, Rio Grande do Sul
Esta dissertação baseia-se na pesquisa etnográfica desenvolvida desde 2008 nas comunidades quilombolas de Capororocas e Olhos d´ Água, no município de Tavares, Rio Grande do Sul, entre os membros da Irmandade do Rosário de Tavares. O ritual do Ensaio de Promessa Quicumbi, performatizado por homens em dias de pagamento de promessas, em louvor a Nossa S
Publicado em: 2010
-
19. Music band, Italian immigration and musical education : the corpo musicale "Umberto I" from Serra Negra, a country locality with strong Italian presence / Bandas de musica, imigração italiana e educação musical : o corpo musicale "Umberto I" de Serra Negra, uma localidade interiorana com forte presença italiana
A pesquisa reconstrói o papel das bandas de música na vida social brasileira através da análise de uma bibliografia acadêmica produzida em vários locais do Brasil. O foco principal, entretanto, foi reconstruir a origem de uma banda de música, formada em 1898 por imigrantes italianos no interior paulista: o Corpo Musicale "Umberto I" da cidade de Serra
Publicado em: 2009
-
20. Remate de males: a música de poemas amorosos de Mário de Andrade / Remate de males: the music of Mário de Andrades love poems
The music is the matrix of the poetic work of Mário de Andrade. Harmonizing the different faces of the multiple poet, his musical face can be seen in the books Paulicéia desvairada (1922), Losango cáqui (1926) and Clã do jabuti (1927), as well as in the verses of Remate de males (1930), and in the posterior works of the author. A detailed study of poems
Publicado em: 2009
-
21. A saxophone analysis of quartets by Carlos Malta : the educator, the composer and the musician / Uma analise dos quartetos de saxofone de Carlos Malta : o educador, o compositor e o instrumentista
This study tries to study and understand the way that the Carlos Malta s actuation like composer /arranger, educational and musician is present in his play. We take like object of analysis the quartets of saxophones Ponto de Bala and Paradindonde, composed by Carlos Malta and Baião de Lacan and Catenga, by Guinga and Hermeto Pascoal respectively, arranged a
Publicado em: 2009
-
22. Duas tendências de re-africanização: Rio de Janeiro e Salvador
Esse trabalho se propõe a analisar o caminho percorrido pelo movimento de reafricanização ocorrido nos anos 70 em duas cidades brasileiras: Rio de Janeiro e Salvador. A questão a ser esclarecida é saber em que medida os rumos tomados pela escravidão no Brasil definiram caminhos possíveis de reafricanização no que diz respeito às expressões lúdico
Publicado em: 2009
-
23. Pipiruí e caixa de assovio: tocadores de pífanos e caixas nas festas de reinado
Este trabalho buscou estabelecer um panorama sobre a atuação de tocadores de pífanos e caixas nas festas de reinado, em Minas Gerais, com ênfase na análise musicológica de dois grupos pertencentes a este estilo: o Pipiruí, da cidade de Conceição do Mato Dentro e a Caixa de Assovio, do Serro. As festas de reinado eram promovidas desde o período colo
Publicado em: 2009
-
24. Break-ar a vida: processos de subjetivação de jovens negros por meio da dança na cidade de São Paulo
Esta pesquisa é o mapeamento do break na cidade de São Paulo, uma dança que surgiu na década de 70 nos Estados Unidos a partir da tensão presente nas relações de raça e de classe e que faz com que os porto-riquenhos e negros criassem um estilo de dança no qual fosse possível trazer para o visível e o audível o que estava na ordem da sensação. A
Publicado em: 2009