Musica E Politica
Mostrando 13-24 de 105 artigos, teses e dissertações.
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13. Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada
RESUMO Nara Leão foi uma das principais intérpretes da canção brasileira. Sua singular trajetória artística teve início nos anos 1960, período de grande efervescência cultural e política, quando atuou como intérprete de diferentes repertórios de canção popular - da bossa nova à tropicália - e em espetáculos cênico-musicais. Partindo do pres
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-04
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14. Elizandra Souza: escrita periférica em diálogo transatlântico
resumo Neste artigo, discuto as conexões entre vida e obra de Elizandra Souza, escritora associada à produção literária da periferia de São Paulo, no âmbito das discussões teóricas sobre diáspora africana, pensamento negro feminista e pensamento descolonial latino-americano. Argumento que Elizandra parte de uma formação identitária espiralar/sam
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-12
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15. Da resistência à desobediência: Augusto Boal e a I Feira Paulista de Opinião (1968)
Resumo Em 1968, Augusto Boal dirigiu a I Feira Paulista de Opinião, mobilizando artistas de teatro, música, poesia, cinema, fotografia e artes plásticas. A peça sofreu a censura prévia do Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCDP), que lhe aplicou dezenas de cortes que afetariam drasticamente o entendimento pelo público. Muitos dos participante
Varia hist.. Publicado em: 2016-08
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16. A crítica como réplica bakhtiniana: Edward W. Said como crítico musical
RESUMO O artigo propõe uma leitura do trabalho do teórico pós-colonial Edward Said por meio de um olhar bakhtiniano. Ainda que Said e Bakhtin tenham se engajado de forma diferente na política de suas respectivas épocas e que tivessem ideias distintas sobre a relação entre ética e política, seus escritos abrangentes têm sido adaptados e suas ideias
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2016-04
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17. ROCK AND ROLL, JOHN LENNON E A ESFERA PÚBLICA
Resumo O artigo se propõe a distinguir as "afinidades eletivas" entre o rock and roll e a atmosfera de contestação dos anos 1960. Retorna à intensa atividade criativa da música popular naqueles anos e a imensa repercussão que o rock alcançou em enormes parcelas da juventude para examinar compatibilidades mais sutis entre a política e a cultura, para
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2014-12
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18. Novena (1964) de Milton Nascimento e Márcio Borges: primórdios da síntese do Clube da Esquina
Análise de Novena, canção de 1964 que inaugurou a carreira de compositores da dupla do então cantor-instrumentista Milton Nascimento e do letrista Márcio Borges. O contexto histórico, especialmente a partir de depoimentos dos dois artistas (BORGES, 1996, 2010, 2012; NASCIMENTO, 1993, 1996, 2009, 2012; BORGES e NASCIMENTO, 2012a, 2012b, 2012c, 2012d, 20
Per musi. Publicado em: 2014-12
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19. Rio, Zona Norte (1957) de Nelson Pereira dos Santos: a música popular como representação de um impasse cultural
Neste artigo, pretendo examinar um determinado tipo de relação do cinema com a música popular, cuja trajetória histórica pode ser localizada entre os anos 1930 e os anos 1950, e que expressou a tentativa de construir um tipo de cinematografia popular que fosse a expressão da identidade nacional brasileira. Em vários filmes deste período, a música po
Per musi. Publicado em: 2014-06
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20. Entre o Borralho e o Divino: a emergência musical da "periferia"
A periferia está em evidência em diversos discursos midiáticos e sociais no Brasil e no mundo. Este texto busca discutir o papel da música no processamento dessa emergência da periferia a partir da análise de alguns exemplos das trilhas sonoras das novelas Cheias de charme (Globo, 2012, 19h00) e Avenida Brasil (Globo, 2012, 21h00). Argumenta-se que, ap
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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21. Sobre anjos e irmãos: cinquenta anos de expressão política do "crime" numa tradição musical das periferias
A bibliografia sobre as periferias urbanas, sobretudo em São Paulo, enfatizou sucessivamente a ação política dos movimentos de trabalhadores (anos 1970-1980) e a "violência urbana" (anos 1990-2000). A relação entre "política" e "violência" foi, entretanto, muito pouco discutida, como se "trabalhadores" e "bandidos" não coexistissem no tempo e no es
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-06
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22. "Eu vou pra Maracangalha, eu vou...": JK e a Distopia Brasiliæ na música popular e nas charges da revista Careta (1956-1960)
Análise da relação entre música popular e charges satíricas sobre a fundação de Brasília, publicadas na revista humorística Careta. A iniciativa de construção da nova capital pelo governo de Juscelino Kubitschek foi objeto de acesa polêmica, dividindo a opinião pública, além de ser contestada pela União Democrática Nacional – UDN (principa
Varia hist.. Publicado em: 2013-04
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23. Dioniso nOs Sertões brasileiros: a experiência religiosa do Teatro Oficina
A presente pesquisa abarca os conceitos sobre sincretismo pelo viés religioso e cultural, apontando a construção da identidade via metamorfose e da utopia como fonte das escolhas pautada nos desejos. Partindo dessa investigação observamos um paralelismo da historicidade de um dos ícones do Teatro brasileiro a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona dem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2012
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24. Memórias da Educadora Olivina Olivia Carneiro da Cunha: práticas educativas e envolvimento político e social na Paraíba (1886-1977)
Esta dissertação de mestrado investigou e analisou, historicamente, a trajetória da educadora Olivina Olívia Carneiro da Cunha, focando, fundamentalmente, suas práticas educacionais no cenário político, cultural e social paraibano. O recorte temporal no presente estudo compreendeu os anos de 1886-1977, ou seja, entre o ano de nascimento e morte da edu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012