Musica Brasil Historia E Critica
Mostrando 13-24 de 46 artigos, teses e dissertações.
-
13. Pirataria musical : entre o ilícito e o alternativo
O presente trabalho visa analisar a pirataria musical nos campos de produção, circulação e consumo. O foco principal é a pirataria física, pela qual a imensa maioria dos brasileiros adquire os títulos musicais que deseja, embora a mídia tenha centrado, nos últimos anos, sua atenção no intenso debate em torno da troca de conteúdos musicais por mei
Publicado em: 2010
-
14. Música Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002)
The aim of this work is to understand the historic process which achieved the construction of the Latin American contemporary music movement in Belo Horizonte, more specifically, the Latin American Composers Gatherings of Belo Horizonte, held in the years 1986-1988-1992-2002 sponsored by the Fundação de Educação Artística. It was also possible to get kn
Publicado em: 2010
-
15. Olha a gota que falta : um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980)
Gota DÁgua, texto de literatura dramática de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes (1975), é analisado como um evento no campo artístico-intelectual brasileiro entre os anos de 1975 e 1980, e, também, na memória social contemporânea. Inicialmente, faz-se uma análise das trajetórias dos sujeitos produtores do evento, visando a compreender as config
Publicado em: 2010
-
16. A união das artes : música e literatura na obra de Luiz Antonio de Assis Brasil
Esta dissertação propõe uma leitura das obras O homem amoroso, Concerto campestre e Música perdida, de Luiz Antonio de Assis Brasil, com o objetivo de analisá-las à luz dos pressupostos teóricos propostos por Luiz Piva e Solange Ribeiro de Oliveira, que aproximam o discurso literário e o discurso musical, através do conceito da Melopoética. A propo
Publicado em: 2009
-
17. Negociações de um sedutor: trajetória e obra do compositor Goiá no meio artístico sertanejo (1954-1981)
O presente estudo tem como tema a análise das experiências vivenciadas por um artista iniciante que dedicou esforços para realizar o sonho de edificar uma carreira no gênero musical sertanejo durante as décadas de 1960 e 1970. Este período é marcado por profundas transformações tanto sociais urbanização, industrialização, migração campo/cidade
Publicado em: 2009
-
18. "Truce um triângulo no matulão [...] xote, maracatu e baião": a musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da "identidade" nordestina
The discussion about the Northeast and the political division of the country regionalization take part in the pathways institutors of history dynamics as a debate that goes beyond all discourses and power circles present in academic, politic, artistic, and literary points of view. This context has provided the structural elements of what can be called the in
Publicado em: 2009
-
19. A canção engajada nos anos 80: o rock não errou / The song engaged in the 80s: the rock was not wrong
Essa pesquisa se filia à concepção de COSTA (2001) de que o discurso literomusical enquanto prática discursiva serve de referência para os sujeitos, como legitimador de verdades e disseminador de maneiras de como esses sujeitos interagem com a realidade, com os outros sujeitos e com eles próprios. Essa nossa associação ao pensamento de Costa(2001) re
Publicado em: 2009
-
20. As transformações na música popular brasileira: um processo de branqueamento?
The present work has as objective to analyze the occured transformations in brazilian popular music being verified if and of that it forms occurred, the process of exclusion of the black population in this brazilian cultural segment, thus leading, Brazilian music to a whiteness process. We concentrate ourselves in the study of the official and registered his
Publicado em: 2008
-
21. Da bossa nova ao pop: transformações na obra de Marcos Valle entre 1968 e 1974
Um estudo das transformações ocorridas entre 1968 e 1974 na música do compositor Marcos Valle. Contém biografia e discografia, catalogando os trabalhos mais importantes. Do estudo de letra, música e processos de gravação de onze LPs, um conjunto de características próprias emerge, situando a obra de Marcos Valle no universo musical brasileiro. Méto
Publicado em: 2008
-
22. A correspondência de Curt Lange e Levindo Lambert
This work presents the main facts described in the correspondence exchanged between the musicologist Curt Lange and Mr. Levindo Lambert Director of School of Music of UFMG. It approaches the meaningful facts in the field of the cultural movement production in Minas Gerais, in the national context and that of Latin America.
Publicado em: 2008
-
23. Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
As possibilidades de gravação e reprodução sonoras, introduzidas a partir do fonógrafo de Thomas Edison, trouxeram mudanças significativas na forma como as pessoas produzem e ouvem musica. No Brasil, as gravações comerciais em disco iniciaram-se em 1902 e, desde então, as praticas de musica popular principal produto da indústria do discotiveram que
Publicado em: 2008
-
24. A MPB entre o nacional, o popular e o universal: Edu Lobo e Caetano Veloso, engajamento político e atualização musical em debate (1965-1968)
This dissertation is making an analyze of the relation established between the proposals of cultural intervention and musical creation of Edu Lobo e Caetano Veloso with the matter of the politician involvement artist and the musical up to date during 1965 and 1968. To leave of this, the project identify that the both artists had defined, by his musical creat
Publicado em: 2008