Music Criticism
Mostrando 1-12 de 29 artigos, teses e dissertações.
-
1. Transcrição para marimba e estudo interpretativo de dois tangos brasileiros de Ernesto Nazareth : Transcript for marimba and interpretive study of two tangos brazilian of Ernesto Nazareth / Transcript for marimba and interpretive study of two tangos brazilian of Ernesto Nazareth
A presente dissertação tem como principais objetivos: 1. descrever e discorrer sobre a transcrição de tangos brasileiros para marimba; e 2. realizar um estudo interpretativo sobre os mesmos. Para isto foram utilizadas as músicas Rayon d´Or (1892) e Garoto (1916), oriundas de diferentes épocas dentro da cronologia composicional de Ernesto Nazareth. O p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/08/2012
-
2. Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem / Adoniran Barbosa : neither work nor truancy
This dissertation proposes an extended treatment on the aesthetic and thematic features of songs by Adoniran Barbosa, mainly in his lyrics, which led to interest of cultural agents in the rescue of the "authentic" samba, throughout the process of redefinition of MPB (Brazilian Popular Music), from the 60?s to the late 70?s. In order to do so, the song lyrics
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
3. Em busca do \"Falso Brilhante\". Performance e projeto autoral na trajetória de Elis Regina (Brasil, 1965-1976) / In search of \"Falso Brilhante\". Performance and design copyright in the path of Elis Regina (Brazil, 1965-1976).
The objective is to present the career of Elis Regina as a summary of the dilemmas of engagement and market the MPB in the decades of 1960/70, and the transformation of his musical path in this context. Winner of the I Festival de Música Brasileira in 1965, Elis then presented with great success, the program of TV Record, \"O Fino da Bossa\", along with Jai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/05/2011
-
4. A mídia e o jazz no Brasil: investigação em torno da recepção crítica dos festivais de jazz na imprensa paulistana
O objetivo desta pesquisa é levantar o registro histórico da memória da música popular no Brasil, através de um acompanhamento da cobertura jornalística que os festivais de jazz recebem na mídia impressa paulistana. Trata-se também de enfocar as relações que se estabelecem entre a crítica e a indústria cultural, mostrando como nossa memória musi
Publicado em: 2011
-
5. A formação do gosto musical na crítica jornalística de Herbert Caro no Correio do Povo (1968-1980) : da torre de marfim ao rés do chão
This dissertation intends to analyze how the critic Hebert Caro (1906-1991) entices the liking of classical music, considering that journalism has the mediation function of approximating readers to specialized fields and that the criticism is a fertile expression in this sense. German Jew rooted in Brazil in 1935, Caro was an active figure in Porto Alegre¿s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
6. A crônica-canção de Chico Buarque
Nosso trabalho investiga a assimilação de características das crônicas de escritores como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, João do Rio, Carlos Heitor Cony, Machado de Assis na canção de Chico Buarque.O presente trabalho focou, portanto, os estudos literários e culturais. Esses estudos prevêem a interconexão entre mídia, literatura e socied
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
-
7. A banda de um homem só : estudo organólogico da flauta e tambor / The one man band : an organological study of the pipe and tabor
Neste estudo, o duo formado pela flauta e tambor tocados pela mesma pessoa, conhecido também como tamboril, é abordado morfológica e historicamente em sua trajetória e situação atual na Europa e América Latina. Discute-se aspectos relativos à sua acústica, aos seus usos sócio-musicais e à sua representação na iconografia. Realiza-se também um l
Publicado em: 2010
-
8. Que acorde ponho aqui? : harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular / Which chord shoud I use here? : harmony, theoretical practices and study of tonal planes in popular music
Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular Situando a pergunta central - que acorde ponho aqui? - no âmbito das práticas teóricas da harmonia tonal, o presente estudo examina criticamente algumas respostas possíveis procurando perscrutar diferentes motivações, procedências, contextos, concepções, saberes, argumentos
Publicado em: 2010
-
9. A fotografia sob a ótica processual: Antropologia da Face Gloriosa de Arthur Omar
The present research approaches a procedural analysis of the photo shoot Anthropology of the Glorious Face, by Brazilian artist Arthur Omar, from materials connected to his work, such as books, videos, sites and texts that present part of his production and discussions involving photographic nature. We will observe aspects of the creation of the artist that
Publicado em: 2010
-
10. A MÚSICA NA OBRA DE ERICO VERISSIMO: POLIFONIA, HUMANISMO E CRÍTICA SOCIAL / THE MUSIC IN THE WORKS OF ERICO VERISSIMO: POLYPHONY, HUMANISM AND SOCIAL CRITICISM
This study intends to analyze the many different conections between music and literature that exist in the works of the brazilian writer Erico Verissimo. Music acquired a diversity of uses in his work, as a vehicle for social criticism, as long as the psychological portrait of characters. The desire to expand the conections between music and literature led t
Publicado em: 2009
-
11. Kant e a musica na Critica da Faculdade do Juizo / Kant and the music in the Critique of Judgement
The aim of this dissertation is to examine Immanuel Kant s treatment of music in his Critique of Judgment. Beneath his apparent neglect for the subject one can find a dense philosophical reflection that decisively contributes to the always current discussion about music perception, understanding and categorization. The possibility of recognizing music as bei
Publicado em: 2009
-
12. Arte em tempos de "chirinola" : a proposta de renovação teatral de Coelho Netto (1897-1898) / Art in times of "entrapment" : Coelho Netto´s proposal of theater renewal
In this work, I analyze the theater plays with which Henrique Maximiniano Coelho Netto (1864- 1934) - important Brazilian writer in the turn of the nineteenth century to the twentieth - started his interference in the stage of Rio de Janeiro, specially the "dramatic poem" Pelo Amor! (1897), the "lyric episode" Ártemis and the "ballad in rhythmic prose" Hós
Publicado em: 2009