Museus De Arte Contemporanea
Mostrando 13-24 de 30 artigos, teses e dissertações.
-
13. Presente nos museus: processos de formação de acervos de arte contemporânea brasileira / Present in the museum: collection building processes of Brazilian contemporary art
A presente pesquisa analisa os processos de atualização de acervos de arte contemporânea brasileira em dez museus do país e as condições dessa prática na atual confi guração do sistema da arte. Como recurso de aprofundamento, examina mais detidamente os processos curatoriais ligados à formação do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2010
-
14. À margem da rua: o novo espaço público
Este artigo aborda as transformações ocorridas no espaço público em razão do papel que os museus de arte contemporânea passaram a desempenhar atualmente nas cidades.
ARS (São Paulo). Publicado em: 2010
-
15. As aprendizagens do público com deficiência visual: uma experiência de diálogo com a arte contemporânea
O objeto deste estudo é a análise de uma experiência de pesquisa com público com deficiência visual e sua inclusão por meio da arte contemporânea, com foco nas aprendizagens realizadas pelos estudantes. Foram, para tanto, coletados e analisados dados a partir da Oficina de Arte: reflexões contemporâneas, que contou com a participação de oito pesso
Publicado em: 2010
-
16. Acervos de obras de arte em plástico: perfil das coleções e propostas para conservação destes bens
Os acervos museológicos no Brasil foram durante muito tempo, constituídos por materiais bastante conhecidos pelos conservadores-restauradores, como esculturas em madeira, pedra ou metal, pinturas sobre telas, documentos em papel e gravuras entre outros. Porém, este perfil começou a se modificar a partir do final do século XIX e início do século XX com
Publicado em: 2010
-
17. Laboratório no museu: práticas colaborativas dentro de instituições de arte
Durante as décadas de 196070, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), sob a direção do prof. Walter Zanini, serviu de espaço para a experimentação de diversas linguagens artísticas. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo diretor Walter Zanini, está a sua participação na Conferência Internacional de Museus e C
Publicado em: 2010
-
18. A gente chega e se apropria do espaço! Graffiti e pichações demarcando espaços urbanos em Porto Alegre
Este estudo problematiza práticas culturais de tribos de jovens grafiteiros e pichadores em espaços urbanos de Porto Alegre – RS, entre os anos de 2008 e 2009. Tem como referencial teórico o campo dos Estudos Culturais, da Cultura Visual e busca ferramentas metodológicas da etnografia pós-moderna. O corpus da pesquisa foi construído a partir de fotog
Publicado em: 2010
-
19. Uma obra para museu
Por meio da análise de duas obras de arte: "Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola" (1970), de Cildo Meireles e "contemplação suspensa" (2009), de Rubens Mano, o texto busca investigar o papel do museu de arte hoje. Ambos os artistas têm trajetórias marcadas por uma reflexão sobre a expansão do circuito da arte, para além do públic
ARS (São Paulo). Publicado em: 2009-06
-
20. Memória e arte : a (in)visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros
A presente pesquisa pretendeu compreender como museus de arte contemporânea, vistos como instituições de memória, representam suas coleções - e por fim, algumas vezes, a si mesmos - no intuito de construir um projeto narrativo que ao mesmo tempo "constitua um passado" e corteje uma arte de hoje. O processo que compromete a visibilidade da arte sob a re
Publicado em: 2009
-
21. Museum and the city: the impasse of the museums of contemporary art in Brazil / Museu e cidade: o impasse do MACs
A presente pesquisa debruça-se sobre o conjunto de treze museus públicos brasileiros, das regiões nordeste, centro-oeste, sul e sudeste do pais, que se denominam museus de arte contemporânea (MAC). A tese apresenta o impasse da tipologia MAC como modelo institucional, não apenas na patrimonialização de acervos artísticos contemporâneos, mas principa
Publicado em: 2009
-
22. Fluxus into museums : museums into fluxus / Fluxus em museus : museus em fluxus
During the 1960s and 1970s, the Fluxus festivals promoted Art and Life through proposals supported in daily activities made by everyone. Their production, which valued the process through open participation of the public and art object dematerialization, criticized the cultural systems and art legitimizers, as well as the market and institutions. Therefore,
Publicado em: 2009
-
23. O pluralismo pós-utópico da arte
Em meados dos anos 1980, alguns autores, entre eles Arthur Danto, defenderam ideias que convergiam para a proclamação do fim da arte. Esse período histórico coincidia com a explosão dos estilos pós-modernos nas artes e com os debates filosóficos e culturais da pós-modernidade. Por "fim da arte" os autores pretendiam sinalizar que, nos anos 1960, uma
ARS (São Paulo). Publicado em: 2009
-
24. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970
Este ensaio visa sistematizar os primeiros resultados de uma pesquisa, ainda em curso, sobre o processo de legitimação da fotografia pelo sistema de arte no Brasil, cujo foco principal é o museu. Os museus de arte da cidade de São Paulo foram escolhidos para dar início a essa investigação. Primeiramente, será abordada, em linhas gerais, a presença d
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2008-12