Museu De Arte Contemporanea
Mostrando 13-24 de 44 artigos, teses e dissertações.
-
13. Relações entre público e arte contemporânea: propostas educacionais para espaços expositivos
O presente trabalho parte do distanciamento que se observa entre o público e a arte contemporânea. Desenvolve-se uma análise de propostas expositivas e suas respectivas concepções de processos educacionais, considerando-as como alternativas de aproximação entre arte contemporânea e o público. Para tanto, ir-se-á relatar três propostas, tomando-as
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/07/2011
-
14. REATANDO OS NÓS: ARTE &FATO GALERIA, MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO RIO GRANDE DO SUL- MAC/RS E TORREÃO ESPAÇOS DE LEGITIMAÇÃO EM PORTO ALEGRE (1985-1997) / REATTACHING NODES: ART &FACT GALLERY, CONTEMPORARY ART MUSEUM OF RIO GRANDE DO SUL- MAC/RS AND TORREÃO SPACES OF LEGITIMATION IN PORTO ALEGRE (1985-1997)
A presente pesquisa tem por objetivo investigar três espaços de exposições, em que cada um guarda a sua especificidade: a Galeria Arte &Fato, espaço de cunho comercial; o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul MAC/RS, espaço institucional; o Torreão, iniciativa coletiva de artistas, em um recorte temporal que abrange os anos entre 1985 e 19
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/07/2011
-
15. Jacob Ruchti, a modernidade e a arquitetura paulista (1940-1970) / Jacob Ruchti, the modernity and architecture of São Paulo (1940-1970)
Jacob Ruchti, a modernidade e a arquitetura paulista (1940-1970) analisa individualmente, pela primeira vez, o envolvimento do personagem Jacob Ruchti no movimento estéticosócio- cultural paulista. Nascido na Suíça em 1917, Ruchti formou-se arquiteto pela Universidade Mackenzie em 1940. A abordagem destaca sua contribuição pioneira para a semeadura e c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2011
-
16. O tratamento documental de coleções fotográficas em museus de arte / The documental treatment of photographic collections in art museums
The research presents a survey of data about the documentary treatment of the photographic collections in art museums, after the incorporation of photograph in your holdings. It were selected, as case studies, the following São Paulo art museums: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Museu Lasar Segall and Mus
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2011
-
17. Arquivo, Museu, Contemporâneo. A fabricação do conceito de Arte Contemporânea no museu de Arte de Santa Catarina-Masc/SC / Archive, museum, contemporary. The manufacture of contemporary art concept at Santa Art Museum- MASC/SC
O presente estudo analisa no âmbito do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) o trajeto teórico entre a obra de arte contemporânea e a dinâmica do chamado sistema das artes empreendido no interior da instituição. Verifica-se a teoria da arte a partir das práticas teorizantes que, inseridas no contexto das instituições, definem o estatuto do que é o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/02/2011
-
18. A arte, a USP e o devir do MAC
O texto visa refletir sobre o Museu de Arte Contemporânea da USP, sua história e perspectivas, no quadro geral da Universidade de São Paulo em suas relações com as artes visuais.
Estudos Avançados. Publicado em: 2011
-
19. O museu na imprensa : a cobertura local da inauguração do Museu Iberê Camargo
Esta monografia analisa a cobertura da imprensa de Porto Alegre sobre a inauguração do Museu Iberê Camargo, da mesma cidade. O objetivo é compreender quais são os sentidos construídos pelo jornalismo impresso local sobre a gênese de um museu de arte contemporânea, a partir do estudo dos textos jornalísticos escritos sobre a instituição em questão
Publicado em: 2011
-
20. Presente nos museus: processos de formação de acervos de arte contemporânea brasileira / Present in the museum: collection building processes of Brazilian contemporary art
A presente pesquisa analisa os processos de atualização de acervos de arte contemporânea brasileira em dez museus do país e as condições dessa prática na atual confi guração do sistema da arte. Como recurso de aprofundamento, examina mais detidamente os processos curatoriais ligados à formação do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2010
-
21. Laboratório no museu: práticas colaborativas dentro de instituições de arte
Durante as décadas de 196070, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), sob a direção do prof. Walter Zanini, serviu de espaço para a experimentação de diversas linguagens artísticas. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo diretor Walter Zanini, está a sua participação na Conferência Internacional de Museus e C
Publicado em: 2010
-
22. Personalização como estratégia discursiva do jornalismo : o caso da Fundação Iberê Camargo
Este trabalho investiga o uso da personalização como estratégia discursiva do jornalismo cultural, tomando, como objeto, textos jornalísticos sobre a Fundação Iberê Camargo publicados na mídia impressa nacional e internacional. Partimos do pressuposto de que o jornalismo é um importante lugar de produção de sentidos sobre valores contemporâneos,
Publicado em: 2010
-
23. As aprendizagens do público com deficiência visual: uma experiência de diálogo com a arte contemporânea
O objeto deste estudo é a análise de uma experiência de pesquisa com público com deficiência visual e sua inclusão por meio da arte contemporânea, com foco nas aprendizagens realizadas pelos estudantes. Foram, para tanto, coletados e analisados dados a partir da Oficina de Arte: reflexões contemporâneas, que contou com a participação de oito pesso
Publicado em: 2010
-
24. CARLOS VERGARA: DISPLACEMENTS OF THE VISIBLE / CARLOS VERGARA: DESLOCAMENTOS DO VISÍVEL
Este trabalho consiste no estudo da poética visual do artista Carlos Vergara, no qual se propôs uma aproximação ao processo construtivo de três obras apresentadas na Exposição Sagrado Coração Missão de São Miguel, no período de 23 de dezembro de 2008 a 15 de março de 2009, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, em Porto Alegre, RS.
Publicado em: 2010